terça-feira, 30 de setembro de 2014

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO CRESCE E OFERECE A CADA ANO MAIS CONHECIMENTOS AOS PROFISSIONAIS DO SETOR, HOJE ENFRENTANDO A TECNOLOGIA DISPONIBILIZADA PARA OS TURISTAS TRATEM DE SEUS DESTINOS PESSOALMENTE

O turista de hoje tem recursos ilimitados no momento de pesquisar um destino para viajar, escolher a melhor rota, o melhor hotel, e tudo mais que normalmente seria feito pelo agente de viagem.

A tecnologia e as facilidades encontradas são inúmeras e, por isso, o profissional precisa estar cada vez mais capacitado e ter um conhecimento diferenciado e específico para continuar bem no mercado de trabalho.

Visando sempre potencializar os negócios no setor e sabendo da importância dos agentes e operadores de viagens para a indústria turística, o Festuris Gramado aumentou consideravelmente seu número de salas de capacitações, onde diversos temas serão abordados durante os dois dias de feira.

Junto com a sala de workshop, o evento terá sete espaços para que os profissionais do turismo possam se atualizar sobre assuntos específicos.

O aperfeiçoamento profissional favorece uma expansão de aprendizado, de contatos e novos direcionamentos, e por este motivo os profissionais não devem abrir mãos de enriquecer suas competências com cursos e capacitações que atendam as suas necessidades e manter-se constantemente informado sobre a sua profissão.

Seguindo essa tendência, o profissional que quer obter sucesso em sua carreira terá que buscar uma boa qualificação profissional, uma ferramenta de fundamental importância.

Uma boa capacitação não só dá plena possibilidade para o exercício de determinadas profissões como também prepara para o mundo do trabalho, proporcionando, com isso, a oportunidade de melhor adaptar-se a um mercado onde a competição é muito grande.

Os profissionais que atuam no setor turístico devem ser treinados de acordo com métodos padronizados e modernos de trabalhos e conduta, como também estar atualizados com as mais recentes técnicas, tendências e exigências do mercado.

Salas de capacitações do Festuris abordarão as principais tendências do trade / Cleiton Thiele

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

TAP ELEITA MELHOR COMPANHIA DE AVIAÇÃO PELO PUBLITURIS


A TAP foi galardoada com o prémio de Melhor Companhia de Aviação, pelos Prémios Publituris Portugal Travel Awards 2014.

Estes prémios são uma iniciativa do Publituris, publicação especializada no sector do turismo, que nesta 11ª edição contou com a presença de várias personalidades da indústria de viagens e turismo.

A nomeação das empresas para os Prémios Publituris Portugal Travel Awards é da responsabilidade do jornal, tendo em conta diversos critérios de avaliação, nomeadamente, conhecimento da realidade da empresa, política de comunicação coerente, capacidade de inovação e visibilidade mediática.

Concluído o processo de nomeação dos finalistas através de votação online, o júri, constituído por um conjunto de especialistas e personalidades reputadas da área do turismo, elege os vencedores em cada categoria.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO APRESENTA ATRATIVOS GAÚCHOS A CONVIDADOS ESTRANGEIROS


Em seu quinto ano de execução, as caravanas internacionais aparecem cada vez mais com grande importância no Festuris Gramado.

Quem tem a agradecer com isso é o turismo gaúcho, que tem a oportunidade de apresentar atrativos pouco conhecidos internacionalmente a jornalistas especializados em turismo, agentes de viagem e operadores de turismo de diversos países da América do Sul, América do Norte, América Central e Europa.

Além de apresentar a Serra Gaúcha como os visitantes jamais imaginaram, este projeto visa potencializar o sul do Brasil, ainda pouco explorado, mas que pode se tornar rapidamente um destino em potencial para turistas internacionais.

Neste roteiro, os convidados conhecerão sete cidades gaúchas, de 2 a 10 de novembro, são elas: Garibaldi, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Gramado, Canela e Flores da Cunha.

Terão a oportunidade de conhecer a gama de opções turísticas que o Rio Grande do Sul oferece através de roteiros que incluem enoturismo, ecoturismo e o turismo cultural.

Flores da Cunha
A cidade considera a maior produtora de vinhos de mesa do país, será um dos destinos que receberão as caravanas.

A rota turística da cidade possui vinícolas espalhadas em áreas rurais dos dois municípios.

Destaque para os grandes investimentos realizados em pesquisa vitivinícola, através da qualificação dos vinhos e de seus derivados, e em espaços enogastronômicos para acolher os visitantes e de modo especial os apreciadores dos bons vinhos e espumantes, desenvolvendo o potencial turístico da região.

Para Everton Scarmin, secretário de Turismo de Flores da Cunha, o projeto vai de encontro as intenções do turismo do município: “Mostraremos Flores da Cunha como ela é: simples, aconchegante, com seus pontos turísticos, sua gastronomia, seus vinhos, sua cultura, o dialeto vêneto, mas também o forte potencial econômico. Os nossos convidados poderão vivenciar esta experiência, pois estaremos oferecendo o que temos de melhor”, ressaltou Scarmin.

FESTURIS
Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festuris Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor.

Com mais de 400 expositores, o evento recebeu em sua última edição aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

O 26º Festuris se realizará de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado. 

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

FESTURIS GRAMADO PARTICIPA DA FITA, NO MÉXICO



Os diretores do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, estiveram na cidade do México de 18 a 21 de setembro participando da 5ª edição da FITA (Feira Internacional de Turismo das Américas). 

Na ocasião, divulgaram com orgulho a cidade de Gramado, a Serra gaúcha e o Estado, mostrando o diferencial da região sul do Brasil ao mercado mexicano.

A FITA reuniu profissionais da indústria do turismo global, com o intuito de reforçar a promoção e comercialização de produtos e destinos turísticos do país. 

“O mercado mexicano foi muito bem representado, proporcionando bons contatos com os estados e empresariado do México”, disse Zorzanello. 

Ele ainda ressalta que através desses contatos fortalece a marca do Festuris Gramado e, consequentemente, a imagem da cidade.

Marcus Rossi ressaltou a importância da participação em eventos fora do país. “O que move o Festuris a participar de outras feiras é vender o Brasil, mais precisamente Gramado, não apenas como um destino turístico, mas como um grande palco de negócios internacionais”, salienta.

Turismo no México
O México é o 23º país que mais investe em turismo no mundo. A Cidade do México é o primeiro destino turístico do país, atraindo cerca de 12 milhões de visitantes, com uma ocupação média diária de 59,3%.

Neste ano, o México está apostando fortemente na divulgação do destino, o que levou o país a praticamente duplicar sua área na 26ª edição do Festuris, trazendo destinos e empresas com apelos diferentes para um bom trabalho no Rio Grande do Sul.

BRASILEIROS QUE VIAJAREM PARA A EUROPA E QUEIRAM APROVEITAR A PROMOÇÃO DA TAP PARA 46 CIDADES EUROPEIAS COM PASSAGENS A PARTIR DE 42€, PARA MADRID E 141 EUROS PARA MOSCOU, POR EXEMPLO. AS RESERVAS PRECISAM SER FEITAS ATÉ 12 DE OUTUBRO.


A TAP lançou hoje uma grande promoção dos voos para todos os destinos na Europa, com preços que vão dos 42 euros para Madrid, aos 141 euros para Moscovo, com todas as taxas incluídas.

Esta promoção é válida para voos diretos à partida de Lisboa, Porto ou Funchal com destino a uma das 46 cidades europeias (além de Portugal) para onde a TAP voa.

Preços de ida com todas as taxas incluídas. Sujeitos a condições especiais e com lugares limitados. 


Válidos em voos diretos e específicos, operados pela TAP, para compras com cartão de débito (adicional para compras com cartão de crédito) e reservas em: www.flytap.com, até 12 de outubro de 2014. 

Viagens de 1 de novembro de 2014 a 31 de maio de 2015 (excluem-se da promoção os períodos de 12 de dezembro de 2014 a 05 de janeiro de 2015 e de 20 de março a 6 de abril de 2015). 

Todas as viagens incluem o transporte grátis de um volume de bagagem de porão até 23 Kg.

Mais informações através do Contact Center TAP: 707 205 700; em www.flytap.com ou nos Agentes de Viagens.


domingo, 21 de setembro de 2014

VOLVO OCEAN RACE VOLTA EM OUTUBRO. OS IATES DESSA QUE É A MAIOR REGATA DO MUNDO PASSARÃO PELA ÁFRICA DO SUL, EMIRADOS ÁRABES, CHINA, NOVA ZELÂNDIA, ESTADOS UNIDOS, PORTUGAL E FRANÇA E BRASIL PORTO DE ITAJAÍ. SÃO QUASE 39 MIL MILHAS NESTA 12ª EDIÇÃO QUE TERMINARÁ NO DIA 27 DE JUNHO DE 2015, NA SUÉCIA.


A próxima edição da Volvo Ocean Race começa dia 4 de outubro, em Alicante, na Espanha. 


É a 12ª regata, mundialmente conhecida como “O Everest dos mares”, tal o grau de dificuldade e a extensão do evento, que já tem 40 anos.

A regata é disputada ao longo de 38.739 milhas náuticas, e inclui paradas na Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Newport (Rhode Island, Estados Unidos), Lisboa (Portugal) e Lorient (França). 


O porto brasileiro é em Itajaí, Santa Catarina. Está programado também um pit-stop de 24 horas em Haia, entre a França e a Suécia.

As próximas duas edições contarão com um novo barco de alto desempenho, o Volvo Ocean 65, concebido pela Farr Yacht Design, nos Estados Unidos e construído por um consórcio de estaleiros do Reino Unido, França, Itália e Suíça.


Os novos veleiros de corrida são monocasco e tem 65 pés (19,8 metros). Os barcos incorporam o que há de mais moderno em termos de instalações de vídeo, satélite e conteúdo de produção para proporcionar um programa Onboard Reporter (Reporte a Bordo) muito melhor, se comparado ao anterior, de 2008-2009.

São sete equipes para esta 12ª edição. A equipe SCA é a primeira equipe só de mulheres a competir na corrida desde 2001-2002. 


A Abu Dhabi Racing mais uma vez será comandada pelo duas vezes (medalha de prata) medalhista olímpico britânico Ian Walker. 

A Dongfeng Race Team virá da China e é patrocinada pela Dongfeng Commercial Vehicle. A Brunel Team, da Holanda, será comandada pelo veterano Bouwe Bekking. 

A Team Alvimedica, com bandeira dupla (Turquia e Estados Unidos), será encabeçada por Charlie Enright, de Rhode Island. 

A equipe espanhola foi anunciada em junho. Seu principal patrocinador ainda está por ser revelado. 

A Team Vestas da Dinamarca foi o último barco a ser anunciado em agosto e Chris Nicholson será o skipper.

A corrida começa em 4 de outubro de 2014, dia em que ocorrerá a Regata No-Porto, em Alicante, e se encerrará com uma última Regata No-Porto em 27 de junho de 2015, em Gotemburgo, a cidade sede sueca da Volvo. 


A Volvo Ocean Race anterior começou em outubro de 2011, em Alicante, e a equipe Groupama, liderada pelo francês Franck Cammas, ganhou a corrida, em julho de 2012.


sábado, 20 de setembro de 2014

OS JORNALISTAS MIRIAM PETRONE, DE SÃO PAULO - PRESIDENTE -, E LUÍS PIRES, DE TOCANTINS - VICE-PRESIDENTE -, DA CHAPA RENOVAÇÃO QUE VENCEU AS ELEIÇÕES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS DE TURISMO (ABRAJET), TOMARÃO POSSE NO DIA 24 DE SETEMBRO. A SOLENIDADE SERÁ NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COM A PRESENÇA DE AUTORIDADES E EMPRESÁRIOS DO TRADE TURÍSTICO BRASILEIRO.


A diretoria executiva da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet -, Nacional, presidida pela jornalista paulistana Miriam Petrone, tendo como vice-presidente o jornalista Luís Pires, do Tocantins, tomará posse no próximo dia 24 de setembro, às 20h30, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Pela primeira vez, nos 57 anos de existência da Abrajet, uma mulher assume a presidência, em meio a uma renhida disputa com o jornalista Alberto Gonçalves, de Santa Catarina, realizada durante o XXXI Congresso Nacional, ocorrido em João Pessoa. Miriam substitui na direção nacional o jornalista Hélcio Estrella.

Miriam Petrone, que assume a direção da Abrajet, no biênio 2014/2016, há 25 anos no jornalismo turístico já havia sido a primeira mulher a presidir a seccional da Abrajet de São Paulo.

A presidente Miriam Petrone pretende adotar uma gestão participativa na Abrajet Nacional. Entre as parcerias já conquistadas está a participação de lideranças no trade para a 
realização da cerimônia de posse. 

O secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, abraçou a ideia e confirmou a participação do Pará com a gastronomia que será elaborada pelo chef e prof°. Fabiano Bueno, da Hotec. 

Outro estado presente será o Espírito Santo com a participação do jornalista e chef Itamar Gurgel que vem percorrendo o Brasil com a famosa Moqueca Capixaba com o apoio da Setur-ES, Rede Bristol e Hotel Fazenda China Park. 

Minas Gerais participará através da Belotur e Mercado Central, cujo presidente, Luiz Carlos Braga, levará à Assembleia Legislativa paulista o famoso doce de leite mineiro.

Confirmaram as presenças na solenidade o ministro do Turismo, Vinícius Lages, presidente da Embratur, Vicente Neto, secretário de Estado Turismo do Rio de Janeiro, Cláudio Magnavita, Valdir Walendowsky, presidente da Santur - Santa Catarina Turismo, Adenauer Goes, Secretário de Turismo do Pará, Cláudio J. S. Jr., diretor do Festival de Turismo de João Pessoa, e empresários do trade, entre eles Marta Rossi e seu filho Marcus Rossi e Eduardo Zorzanallo, diretores do Festival de Turismo de Gramado.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O SEGMENTO DE EVENTOS É O QUE MAIS CRESCE EM SANTA CATARINA. DE 22 A 26 DE SETEMBRO CURSO DE TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS SERÁ REALIZADO EM FLORIANÓPOLIS. VEJA COMO PARTICIPAR

O turismo em Santa Catarina representa em torno de 12,5% do PIB do Estado. Desse total, o Turismo de Negócios e Eventos concorre de forma significativa para a ocupação de hotéis e a movimentação da cadeia de serviços do segmento, especialmente fora da alta temporada. 

Segundo pesquisa realizada em 2011 pelo Florianópolis Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o turista de eventos gastou em média R$ 250,00/dia, injetando, só naquele ano, mais de R$ 670 milhões, na capital catarinense. 

E, graças à construção de novos centros de eventos e convenções em várias regiões turísticas, além de espaços ofertados por hotéis e empresas privadas, o setor cresce em todo o Estado. 

Visando levar informação qualificada às empresas, profissionais, jornalistas, estudantes de comunicação, eventos e turismo, a Jornalista Zeni Rates, vai ministrar de 22 a 26/09, em Florianópolis, o curso “Assessoria de Imprensa para Eventos”.

O objetivo do Curso é instrumentalizar profissionais de mídia, empresários e estudantes que trabalham ou pretendem atuar na área, levando informações e a experiência de quem atua no setor há mais de 15 anos com Assessoria de Imprensa e Comunicação. 


Nas aulas serão repassadas aos participantes técnicas de divulgação/promoção e formas de aproveitar melhor os espaços disponíveis, movimentando hotéis e centros de eventos. 

Muitos empreendimentos têm espaços ociosos devido à ausência de divulgação e/ou desconhecimento de como vender os espaços. 

O melhor aproveitamento dessas áreas, poderá inclusive reduzir os preços dos serviços, elevando o número de horas ocupadas ao longo do ano, com a adoção de uma maior dinâmica tanto na divulgação dos espaços e eventos como na comercialização e promoção desses locais e dos serviços agregados.

Serviço:
Data: 22 a 26 de setembro de 2014

Local: Florianópolis, SC

Valor: R$ 380,00 (Trezentos e oitenta reais)

Informações/Inscrições:

MIDIATUR

Fones: (48) 3269-8543 / 9960-0109

midiatur@midiatur.com.br

TAP VICTORIA CRIA OFERTAS ESPECIAIS PARA CELEBRAR ANIVERSÁRIO DOS CLIENTES


O Programa Victoria da TAP quer reforçar a proximidade com os seus clientes e celebrar com eles as ocasiões especiais através de ofertas exclusivas. 


A partir de agora, o aniversário dos membros Victoria passa a ser assinalado com benefícios diferenciados.


Os Clientes Gold, com residência em Portugal e com morada válida, além da oferta de 10 mil milhas extra na emissão de um bilhete prémio, recebem ainda uma garrafa de vinho Paulo Laureano reserve 2013, uma oferta especial por ser um produto nascido no Alentejo e criado exclusivamente com castas nacionais. 

 Os Clientes Gold com residência em Portugal Continental, mas sem morada válida, e os membros Gold residentes noutros mercados terão a oferta de 10 mil milhas extra na compra de um bilhete prémio.

Por seu turno, todos os clientes Silver receberão 5 mil milhas extra na emissão de um bilhete prémio, sendo ainda brindados com um e-mail personalizado, com uma capa de jornal alusiva à década do seu nascimento. 

Neste jornal digital, são dados os grandes títulos das últimas sete décadas, nas áreas de desporto, cultura e sociedade e aviação, entre outras.

Aos Clientes Miles, em todo o mundo, o Victoria oferecerá cinco por cento de desconto numa reserva feita, para voos TAP, em flytap.com, com possibilidade de levar até oito acompanhantes na mesma reserva. 

Os clientes Miles terão ainda ao seu dispor vários benefícios e descontos numa vasta rede de parceiros Victoria, nas áreas de hotelaria, spas e restauração.

Até agora, apenas os membros Silver e Gold usufruíam de benefícios exclusivos no mês do seu aniversário. 

Com o alargamento desta oferta, o Programa Victoria vai poder surpreender agora cerca de um milhão de clientes.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ANHEMBI ABRIU HOJE SUAS PORTAS À MAIOR FEIRA DE HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO E SERVIÇOS DA AMÉRICA LATINA, A EQUIPOTEL SÃO PAULO, QUE CHEGA À SUA 52ª EDIÇÃO, E DEVERÁ RECEBER MAIS DE 60 MIL VISITANTES.

Com a presença de mais de 850 expositores repletos de novidades, abriu hoje, 15, no Anhembi, 52ª edição da Equipotel São Paulo, que acontece até o próximo dia 18 e deverá receber mais de 60 mil visitantes.

Segundo um estudo realizado pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), a taxa de ocupação nos meios de hospedagem em agosto deste ano registrou um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado, cujo índice já foi alto. 

Em agosto de 2013 a taxa era de 68% e em 2014, cerca de 70%. Nesse cenário de expansão, a maior Feira de Hospedagem, Alimentação e Serviços da América Latina, a EQUIPOTEL SÃO PAULO, funcionará das 13h às 21h.

Esta 52ª edição da EQUIPOTEL SÃO PAULO virá com um novo conceito, atualizado e direcionado à geração de negócios. 

A Feira está revigorando a sua estrutura, baseada em bons exemplos da EQUIP’OTEL PARIS, a maior do mundo do setor. 

Essa modernização será refletida nas seis segmentações que o evento terá: Arquitetura, Decoração e Design; Equipamentos e Utensílios; Gestão e Tecnologia; Higiene, Limpeza e Manutenção; e Spa e Lazer. 

Este ano, a Feira contará com a presença de 850 empresas expositoras, representando mais de 1.500 marcas, distribuídas numa área de 60 mil m², e 20 países expositores. 

“Esperamos a presença de mais de 60 mil profissionais em busca de oportunidades de negócios, networking e desenvolvimento. O diferencial deste ano está na segmentação, uma necessidade do mercado, já que o crescimento dos setores de hospitalidade e de alimentação foi significativo, por isso esperamos um aprimoramento na geração de negócios”, explica Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da Feira.

Entre as novidades para esta edição está a divulgação da pesquisa inédita, encomendada pela Reed Exhibitions, à Consultoria ECD, especializada em food service, sobre As Reais Necessidades do Universo da Alimentação Fora do Lar, realizada em quatro grandes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba. 

A EQUIPOTEL SÃO PAULO também abrirá um espaço para atender as necessidades de informação e capacitação profissional dos mercados de hotelaria, alimentação e hospitalidade. 

Para isso realiza o Equipotel Conference, com o apoio do Sebrae-SP, com palestras sobre temas relevantes para os diversos setores representados na Feira. 

Entre os temas debatidos estão Cenário e Tendências para Meios de Hospedagem; Empresa Organizada Tem Melhor Desempenho; Cenário e Tendências para Alimentação Fora do Lar; Recursos Humanos: Ingrediente Estratégico para Alimentação Fora do Lar; Gestão Ambiental para Alimentação Fora do Lar, entre outros.

Como parte da programação paralela haverá ainda Motel Design; Spa Conceito; Equipotel Food Service; Chefs na Rua; Rodada de Negócios; Ilhas Gourmet; Hot Spot; Talk Show; e Caravanas de Negócios.

Veja a programação completa do evento no site www.equipotel.com.br.

CASES DO PROGRAMA DE QUALIDADE ABEOC BRASIL QUE TEM PARCERIA DO SEBRAE, O FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO E O SALÃO MICE ABEOC BRASIL



Consolidada no mercado gaúcho e nacional, a Yes Agência acumula 11 anos de experiência em gestão de eventos empresariais, públicos, comemorativos e em produções culturais. 

Referência em planejamento estratégico e empreendedorismo, inclusive premiada nacionalmente por suas conquistas, a empresa prospecta voos mais altos a partir da participação no Programa de Qualidade ABEOC Brasil, em parceira com o Sebrae, vislumbrando sucesso também no mercado internacional.

As estratégias para este progresso foram definidas a partir da consultoria oferecida no Programa e já estão em desenvolvimento. 

Entre elas está a sondagem de novas oportunidades, a formação de prósperas parcerias, a capacitação específica para a equipe e a compra de uma sede própria, mais bem localizada e estruturada.

Uma das principais decisões tomadas a partir da participação no Programa de Qualidade foi a de incrementar o negócio por meio de projetos próprios e com sócios estratégicos. 

Em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil, surgiu o Salão MICE ABEOC Brasil no Festival de Turismo de Gramado – Festuris. 

Lançado em 2013, o projeto incorpora stands com expositores diretamente ligados ao mercado MICE (meetings, incentives, conferencing, exhibitions) e sala de capacitação com palestras e apresentações de renomados profissionais do setor. 

Neste ano, o Salão MICE ABEOC Brasil será realizado, entre os dias 6 e 9 de novembro, durante o Festuris.

O Salão MICE e outros projetos como a recente aquisição da franquia TagPoint — um dispositivo que envia conteúdo por Bluetooth baseado na localização e no interesse do usuário — vão ao encontro da meta de crescimento de 10% no faturamento, definida durante a consultoria no Programa de Qualidade, e ao ambicioso intuito de tornar a Yes Agência uma empresa com atividade e reputação internacional. 

O Salão MICE ABEOC Brasil é atualmente uma importante ferramenta de marketing, que amplia a visibilidade do negócio, e também responsável pela contratação de funcionários temporários durante os dias de festival.

“Nosso objetivo é atuar em eventos fora do país já no próximo ano. Como diretora da empresa, é fundamental que eu esteja amparada para ampliar a rede de contatos da Yes Agência, semeando novos negócios. Para isto, me tornei fluente em espanhol e estou encaminhando progressivamente todos os colaboradores para cursos de qualificação”, explica a proprietária Ana Cláudia Bitencourt.

E falando em qualificação, a Yes Agência tem grande mérito também neste segmento no Rio Grande do Sul. Por meio da parceira com a ABEOC Brasil, a empresa é hoje responsável pela coordenação de cursos de gestão de eventos em duas universidades do estado. 

A proprietária da agência é também uma das professoras dos cursos e principal mediadora na seleção de outros educadores e formulação dos planos pedagógicos.

“Sentíamos a ausência de profissionais capacitados para atuar neste mercado competitivo e exigente. Existia esta lacuna nas universidades e por isto tomei a iniciativa. Hoje os cursos são referência estadual e muito disputados, inclusive tivemos que criar turmas de verão a distância para atender a todos”, comemora a empresária. 

Os 12 colaboradores da Yes Agência são igualmente beneficiados pelos cursos e também estão passando por processos regulares de reciclagem e treinamento.

Entre as demais ações de reconhecimento e integração da equipe, a direção da Yes Agência reorganizou o organograma interno e otimizou as funções e responsabilidades dos funcionários. 

Reuniões semanais avaliam os feedbacks dos clientes e promovem a troca constante de ideias e estratégias, o que aproxima a equipe e estimula a participação de todos no planejamento do futuro da empresa. 

Também são realizadas pesquisas de clima organizacional semestrais, com formulários e reuniões de avaliação, e encontros mensais com registro por meio de ata sobre os novos planos e metas da agência. 

Os clientes também passaram a interagir melhor por meio de uma central de atendimento online supervisionada por um colaborador especializado em relacionamento com o cliente.

Situada próxima ao centro da cidade e ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a sede da Yes Agência passou a ser insuficiente para o crescimento da empresa, mediante o aumento constante no número de clientes e demandas profissionais. 

Determinada a sofisticar a imagem e credibilidade do negócio diante do mercado, a diretoria da empresa investiu alto e adquiriu duas salas comerciais próprias que devem ser entregues em 2016. 

A nova sede está localizada na área central da capital gaúcha e contará com infraestrutura moderna, ampla e mais bem equipada, dispondo inclusive de estacionamento próprio, um dos gargalos da sede atual.

Para expandir as técnicas de marketing e promoção, a Yes Agência contratou um consultor do Sebrae que acompanha regularmente os avanços da empresa e sugere estratégias pontuais. 

Entre elas está a reformulação do material de divulgação da agência, a modernização do site e a intensificação da interação externa por meio das redes sociais.

Todos estas iniciativas e ações pontuais levaram a Yes Agência a conquistar condecorações estaduais e nacionais. 

A Sociedade Brasileira de Educação e Integração gratificou a empresa com o prêmio Quality, recebido este ano em São Paulo, por destaque entre as empresas que fomentam o setor de eventos no país. 

Para o próximo ano a agência já se prepara para receber o troféu nacional Top Of Business, da Montreal Eventos, na categoria Top Empreendedor. 

Em 2009 a empresa já havia sido agraciada com o prêmio em âmbito estadual no Rio Grande do Sul.

A Yes Agência de Promoções é especializada na gestão de eventos, feiras, convenções, formaturas, congressos, shows e festivais. 

Com uma equipe qualificada e experiente em diferentes áreas, a empresa é referência em projetos 3D para stands, infraestrutura informatizada, produção de materiais gráficos, assessoria e comercialização, além de todo o planejamento e controle de processos do evento.

Com tanto know-how, a Yes Agência já conquistou clientes líderes de mercado, entre eles Banrisul, CaixaRS, Goldsztein, Hershe´s, Johnson & Johnson, J. Macedo, Nestlé, Nissin, McCain, Petrobrás, Rossi, Salvar, Sandvik, Sebrae, Senac, Sesc, Senai, Vivo, entre muitas outras marcas.

Programa de Qualidade 
ABEOC BRASIL e SEBRAE
A Yes Agência é uma das mais de duzentas empresas que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil – Qualificação em Gestão e Certificação de Empresas de Eventos, uma parceria com o SEBRAE nacional e apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA). 

O Programa oferece uma série estruturada de oficinas e palestras de capacitação, além de consultoria direta para aprimoramento da gestão. 

O lançamento nacional foi realizado em março de 2013. Após o módulo de capacitação, o Programa também prevê a certificação através do Selo de Qualidade ABEOC Brasil, a partir de agosto de 2014, com auditorias da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Este case faz parte da série “Cases de Qualidade” que está apresentando exemplos de melhorias e avanços obtidos por algumas das 243 empresas de 12 Estados que participam do Programa de Qualidade ABEOC Brasil em parceria com o SEBRAE.

http://www.abeoc.org.br/2014/09/cases-do-programa-de-qualidade-abeoc-brasil-yes-agencia/#sthash.K4AXBy4p.dpuf


ATLETAS BRASILEIROS JOSÉ FERNANDES E OCTAVIANO SILVA VENCERAM A COMPETIÇÃO AUDI QUATTRO CUP E REPRESENTARÃO O BRASIL NA FINAL MUNDIAL, EM DUBAI, NO FIM DO ANO.


São Paulo, 15 de setembro de 2014 – O Brasil definiu seus primeiros representantes na história para a Final Mundial da Audi quattro Cup, o maior torneio amador de golfe do mundo, em uma competição realizada na última sexta-feira no Clube de Campo de São Paulo, na capital paulista. 

A dupla de José Fernandes e Octaviano Silva representará o país na final, que acontece de 7 a 11 de dezembro em Dubai.

A dupla campeã somou 47 pontos na modalidade Select Drive Alternate Shot, na qual os membros de cada dupla se alternam nas tacadas. 

A dupla vice-campeã foi formada pelos golfistas Claudio Del Guerra e Osmar da Costa Sobrinho, que também somou 47 pontos, mas perdeu o título por critérios de desempate. José Canepa e Roberto Guilger receberam o prêmio de terceiro lugar, com 45 pontos.

A Audi quattro Cup é disputada no mundo todo por mais de 100 mil golfistas de 52 países a cada ano. Este é o primeiro ano em que o Brasil participa do circuito. 

“Vamos torcer muito por um bom resultado do Brasil na Audi quattro Cup em Dubai. O evento representa a sofisticação, um dos pilares da marca Audi e que valoriza um esporte que tem cada vez mais adeptos no país” conta Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil, que entregou o prêmio aos vencedores.

Paralelamente ao torneio, a Audi realizou uma clínica de golfe, com aulas teóricas e práticas na área de treino do Clube de Campo de São Paulo. 

Hofmann anunciou em que 2015 a Audi adotará o formato internacional, no qual são realizadas diversas etapas regionais, classificando as duplas para uma Final Nacional. 

A ideia é contar com clientes Audi de todo o país, realizando uma grande parceria com as concessionárias locais.

A Audi quattro Cup foi criada em 1991 na Alemanha, quando mais de 6 mil golfistas participaram de 51 torneios. 

Já no ano seguinte, o número de disputas regionais saltou para 130, com a entrada de mais outros sete países europeus. 

Desde a sua criação, mais de 1,4 milhão de golfistas amadores já participaram das etapas da Audi quattro Cup.

Em 2013, a Final Mundial foi disputada na cidade de Los Angeles (EUA), com a equipe da África do Sul tendo sido a vencedora do grupo A e a da Guatemala no grupo B. 

Ainda no ano passado, a Audi quattro Cup passou a contar com a participação de Rússia, Cazaquistão, Paquistão, Qatar e Macau (China). Este ano, é a vez do Brasil.

Tecnologia quattro
O nome do torneio homenageia uma das principais tecnologias desenvolvidas nos laboratórios, centros de pesquisa e de testes da Audi: a tração integral quattro. 

Ela foi a responsável pela mudança de conceito em relação às trações 4x4 (ou integrais), que até então eram pesadas e pouco eficientes, sendo, dessa forma, quase que inutilizáveis nos carros de asfalto.

Lançada em 1980, equipando o legendário Audi quattro original, essa tecnologia já equipou mais de 6 milhões de veículos, uma marca histórica atingida em julho último. 

Com cerca de 170 versões quattro - com diferentes carrocerias, motores e transmissões - a Audi oferece a maior variedade de carros com tração integral entre todas as fabricantes de veículos premium. 

 A tecnologia quattro está disponível em toda a linha de modelos da marca. Os modelos Audi Q7, Audi R8, Audi A4 allroad, Audi A6 allroad e todos os modelos S e RS são fabricados apenas com tração quattro.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DA RAINHA DA 76ª FESTA DAS FLORES, DE SANTA CATARINA



Por Nelci Seibel

As jovens interessadas em participar do Concurso da Rainha da 76ª Festa das Flores poderão inscrever-se até o próximo dia 17 de outubro, através do site www.festadasflores.com.br, onde também está disponível o regulamento completo do concurso, que será disputado por 15 candidatas. 

As candidatas devem ter 18 anos, ser solteiras, sem filhos e que residam em Joinville há pelo menos um ano, além de terem concluído o ensino médio.

ABIH inicia Roadshow
A partir deste ano, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-SC realizará um evento em cada uma das 10 regiões turísticas de Santa Catarina, com o objetivo de descentralizar a entidade e aproximar o setor hoteleiro. 

O projeto busca capacitar o trade turístico, levantar as dificuldades do turismo local e posicionar melhor as potencialidades de cada região. 

A primeira cidade a receber o ABIH-SC Road Show será Fraiburgo, no destino turístico Vale do Contestado. 

Uma região rica em atrações naturais e culturais, cujo principal destaque é a multiplicidade de paisagens. 

O evento foi realizado no Hotel Renar, no dia 11 de setembro, que em seus 33 anos se consolidou como um dos grandes nomes da hotelaria no Vale do Contestado. 

Serão palestras motivacionais sobre liderança e apresentações de produtos e serviços voltados para o meio hoteleiro e turístico da região, além da presença de bombeiros que explicaram as novas exigências para o setor.

Serra Catarinense
E dia 18 de setembro será a vez da Serra Catarinense, em São Joaquim. As demais regiões serão contempladas a partir do ano que vem.

Os eventos, que são gratuitos, terão todos o mesmo formato, com um dia repleto de atividades, com apresentação de produtos e serviços voltados para cada localidade, além de aproximar os hoteleiros do Corpo de Bombeiros Militar de SC e do CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, através de palestras técnicas, orientando sobre as novas exigências de prevenção e combate a incêndio e tirando dúvidas sobre regularização. 

As atividades serão realizadas durante um dia, mas a entidade entrou em ação muito antes.

domingo, 14 de setembro de 2014

CARIMBÓ PARAENSE É DECLARADO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO



Por Jeff Severino - Florianópolis / SC


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou o registro do Carimbó como patrimônio cultural do Brasil. 

A decisão foi tomada por unanimidade durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília. 

O pedido de registro foi apresentado pela Irmandade de Carimbó de São Benedito, Associação Cultural Japiim, Associação Cultural Raízes da Terra e Associação Cultural Uirapurú, com a anuência da comunidade.
Entre os anos de 2008 e 2013, o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI/IPHAN) e a Superintendência do IPHAN no Pará conduziram o processo de registro e acompanharam as pesquisas para a identificação do Carimbó em diversas regiões do estado. 
Muito mais que uma manifestação cultural, as formas de expressão contidas no Carimbó estão expressas em seus aspectos artísticos, cultural, ambiental, social e histórico da região amazônica.
A reunião do Conselho Consultivo foi acompanhada por um grupo de artistas do Pará, entre eles cinco mestres do carimbó de Marapanim, considerado o berço desse ritmo. 
"Esperei nove anos por esse momento. Só quem sabe o amor que eu tenho por essa cultura, consegue entender a emoção que eu sinto agora. A luta pelo reconhecimento nacional do carimbó é uma luta de todos os paraenses, que assim como eu acreditam na força e na beleza da nossa cultura popular”, afirma o mestre Manoel, líder do grupo Uirapuru, uma das associações de carimbó mais antigas da cidade.
Em um barracão de madeira, usado como espaço de oficinas de percussão e confecção de instrumentos típicos de carimbó, mestre Manoel ensina o amor ao ritmo paraense a dezenas de crianças da comunidade. 
Mesmo sem nenhum tipo de patrocínio, o local funciona como um grande polo de incentivo à cultura popular em Marapanim, considerada a terra do carimbó. 
“Só eu sei o quanto é difícil manter esse projeto de incentivo ao carimbó, mas a cada novo instrumento fabricado aqui no barracão, a cada nova criança que aprende a tocar percussão, a minha certeza de estar no caminho certo só aumenta”, conta o mestre, que compôs uma música especialmente para ser apresentada durante o evento, em Brasília.
Outro mestre de carimbó também celebra a decisão do IPHAN. Ex-integrante do grupo Uirapuru, mestre Luiz dos Santos, 72, é um dos maiores defensores do carimbó raiz de Marapanim. 
“Na teoria talvez não signifique muita coisa, mas na prática, o título de patrimônio cultural imaterial do país resgata a autoestima do mestre de carimbó e valoriza ainda mais o ritmo, que passará a ser respeitado e reconhecido em todo o país. Eu, que já estou há mais de 50 anos nesse meio, e já senti várias vezes a falta de reconhecimento pelo meu trabalho, sei que essa decisão vai reacender o amor do público pelo ritmo mais popular do Pará”, conta o idealizador do grupo "Os originais".
O registro como patrimônio cultural imaterial brasileiro é um instrumento de reconhecimento concedido pelo governo federal a um determinado bem que seja reconhecido como referência cultural em todo o país. 
A reunião desta quinta-feira, em Brasília, finalizou o processo de registro de bem cultural iniciado oficialmente em 2008, resultado das discussões e mobilizações que grupos e mestres de carimbó realizaram no município de Santarém Novo, Nordeste do estado, há nove anos, quando surgiu a campanha. 
“Historicamente, Marapanim sempre teve forte ligação com o carimbó. E isso é muito nítido com a presença de diversos mestres e grupos de carimbó espalhados pelos quatro cantos da cidade. Por isso, estamos muito felizes com essa notícia e acreditamos piamente que o carimbó consegue preencher todos os requisitos exigidos para esse tipo de reconhecimento”, ressalta Ranilson Trindade, presidente da Associação Marapananiense de Agentes Multiplicadores de Turismo (Amatur) e coordenador do Festival de carimbó no município, realizado todo mês de agosto.
Filho de mestre Lucindo, apontado como um dos maiores divulgadores do carimbó de Marapanim, o músico Ranilson da Silva, 49, decidiu seguir as tradições herdadas em casa. 
Desde o ano passado, ele e diversos familiares de um dos maiores nomes do carimbó do estado decidiram criar o grupo “Raízes do Mestre Lucindo”. 
“A nossa ideia é homenagear um dos maiores defensores da cultura de resistência do Pará e não deixar que a obra do Lucindo seja apagada da nossa história”, explicou o músico.
“A semente do carimbó plantada por mestre Lucindo cresceu e deu frutos. E agora é a nossa vez de mostrar para o Brasil inteiro a importância desse ritmo contagiante. Para nós é uma felicidade e uma honra enormes poder trazer o nome dele não apenas no nosso grupo, mas no sangue da maioria dos integrantes”, declara o músico Edilson Aleixo, 51, o “Chopp”, sobrinho de Lucindo.
Criado há menos de um ano, o “Raízes do Mestre Lucindo” já teve música premiada em festival e aos poucos vem ocupando espaço junto aos maiores grupos de carimbó da região. 
“A nossa principal função é não deixar morrer o carimbó raiz, cantado e ensinado por mestre Lucindo”, conta o vocalista Anselmo Amaral, 31.
Há mais de dois séculos, o Carimbó mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará, e tem se reinventado constantemente. 
Seus instrumentos, sua dança e música são resultados da fusão das influências culturais indígena, negra e ibérica; e a memória coletiva dos mestres e seus descendentes tem mantido vivo estes aspectos. 
Entretanto, a principal característica está nas formas de organização e reprodução sociais em torno desse ritmo, no cotidiano de sociabilidade dos carimbozeiros, seja ele relativo ao dia-a-dia do trabalho ou às celebrações religiosas e seculares.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

VIAGENS NO ESPAÇO EM UM AVIÃO QUE SOBE NA VERTICAL E CHEGA A 103 QUILÔMETROS DE ALTURA SERÁ APRESENTADA NO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO DESTE ANO. A VIAGEM CUSTA US$ 107 MIL.TODA ESSA ADRENALINA É VENDIDA PELA SANCHAT TOUR OPERADORA

Nave Lynx levará passageiros para viagem espacial / Divulgação
Para aqueles que gostam de aventuras inusitadas, a Sanchat Tour Operadora lançou no Festuris 2012 viagens para o espaço. Isso mesmo! 

Para quem curte adrenalina e é apaixonado pelo espaço sideral, poderá adquirir seu pacote com a operadora, que é a primeira empresa brasileira a oferecer esse serviço.

Segundo o presidente da Sanchat, Roberto Silva, os voos, que comportam no máximo duas pessoas (o passageiro mais o piloto), saem de uma pista de pouso, como um avião comum e sobem na posição vertical a uma altura de 338 mil pés (103 quilômetros de altura). 

Após ficar a esta distância entre quatro a seis minutos, a espaçonave retorna ao aeroporto. A operação toda dura em torno de uma hora e tem o custo de 107 mil dólares por pessoa.
A viagem tem saídas de Curaçao, no Caribe, devido à sua localização ideal e suas condições climáticas e infraestrutura bem equipada para as missões. 

Somente a decolagem na aeronave Lynx já é uma experiência extremamente rara e magnífica.

Para poder estar completamente preparado para a viagem ao espaço, é importante que o passageiro participe de Missões de Treino opcionais da SXC - Space Expedition Curaçao – empresa holandesa que vende os pacotes nos Estados Unidos, na Alemanha, Canadá e Reino Unido. 

O treinamento tem como objetivo mostrar e habituar o viajante aos níveis de gravidade e a voar em aeronave em alta velocidade.
Para aqueles que ficaram curiosos com esta iniciativa, as vendas já começaram. “Iremos oferecer pacotes completos, que incluam a parte aérea até Curaçao e a hospedagem antes da viagem ao espaço, já que é necessário fazer um treinamento”, comenta o empresário.

No Festuris 2014 será feita a divulgação oficial sobre a Viagem Espacial, no stand 45, que terá saídas a partir de 2015.

DESTINOS E EMPRESAS DE RECEPTIVO ESTADUNIDENSES APRIMORAM SERVIÇOS DE OLHO NOS TURISTAS BRASILEIROS.


Todos os dias aparecem reclamações quanto à economia do Brasil, os impostos, a inflação e tudo mais, mas o brasileiro está cada vez mais viajando para fora do País, e além disso, aparecendo sempre entre os que mais gastam nos destinos. 


Hoje, um dos países preferidos são os Estados Unidos, muito por suas opções de entretenimento e de compras, que recebem cerca de dois milhões de brasileiros por ano, um número alto, que deve dobrar até 2016.
Os brasileiros ocupam hoje a terceira posição em uma lista de turistas que mais gastam nos Estados Unidos, atrás apenas de britânicos e japoneses, de acordo com o Departamento de Comércio americano. 

Desde 2003, os brasileiros aumentaram suas despesas nos EUA em 250%, o que os levou a escalar quatro colocações no ranking, deixando para trás franceses, australianos, sul-coreanos e alemães. 

Comodidade
Por sua cultura, o brasileiro sempre busca comodidade e facilidade em suas viagens. 
Por isso, empresas de receptivos fora do Brasil têm constantemente um aumento de clientes, como é o caso da Magic Stars, com sede na Flórida. 

A empresa, criada por um brasileiro, Paulo Santiago, oferece um serviço diferenciado, de excelência em serviços e o mais importante com funcionários que falam Português.
Essa é hoje uma das dificuldades de uma grande parte dos brasileiros que viaja para o exterior e não tem a mínima noção de Inglês, Espanhol, ou qualquer outra língua predominante no destino. 

Por essas e outras razões, o turista acaba por contratar esses serviços especializados, por comodidade e segurança. 

Aproveitando o aumento do interesse nos Estados Unidos, os destinos mais procurados e as empresas com serviços específicos desejados pelos brasileiros se apresentam ao trade e ao mercado no Festuris Gramado como sua ferramenta de divulgação e negócios.
Segundo o diretor do evento Eduardo Zorzanello, o empresariado norte-americano entendeu o potencial do Brasil para seu turismo e está investindo pesado nele.

“Hoje, milhões de brasileiros viajam para o exterior e estão cada vez mais exigentes quanto aos serviços que encontrarão. Por isso, diversas empresas e destinos se fazem presentes no Festuris para mostrar a qualidade e a facilidade que o turista irá encontrar utilizando esses serviços em sua próxima viagem”, ressaltou Zorzanello.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

LUIZ DA GAMA MÓR, VICE-PRESIDENTE DA TAP, RECEBERÁ O TROFÉU SILVIA ZORZANELLO, UMA HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE GRAMADO PELOS SERVIÇOS PRESTADOS AO TURISMO.


O administrador-executivo da TAP, Luiz da Gama Mór, será homenageado com o T
roféu Sílvia Zorzanello, pela Câmara de Vereadores, durante a realização da 26ª edição do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), em novembro.


O troféu criado há quatro anos pela Câmara Municipal de Gramado, que homenageia, anualmente, personalidades, físicas e jurídicas, que se destacam no meio turístico no Brasil, leva o nome de Sílvia Zorzanello, fundadora do Festuris, com Marta Rossi,

O homenageado Luiz Mór é gaúcho de Cachoeira do Sul e atua há mais de 30 anos nas áreas operacionais, de vendas, marketing e administração superior de empresas de médio e grande porte de aviação. 



“Receber uma homenagem, como o Troféu Silvia Zorzanello, me deixa muito sensibilizado e me remete aos tempos em que a Sílvia junto com a Marta formavam uma dupla imbatível, por suas lutas e obsessão pela causa do turismo”, disse Mór.


Troféu Sílvia Zorzanello
Silvia, que faleceu em 2010, tem sempre o seu nome lembrado em todos os eventos que envolvem turismo e competência. 


A carreira de Sílvia começou no magistério. Formada em Letras, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), lecionou por 18 anos, entrou na área de Turismo como gerente-geral do Hotel Serrano de Gramado. 

Pioneira no turismo de Gramado, Sílvia e Marta levaram o nome da cidade além de suas fronteiras, com a realização de grandes eventos como o Festival do Turismo de Gramado, Chocofest e Acorde Musical. 

Festuris 
Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, o Festuris Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do setor. 


Com mais de 400 expositores, o evento recebeu em 2013 aproximadamente 14 mil profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul. O 26º Festuris acontecerá de 6 a 9 de novembro, no Centro de Convenções Serra Park, em Gramado.

AUDI QUATTRO CUP, O MAIS IMPORTANTE TORNEIO AMADOR DE GOLFE DO MUNDO, CRIADO EM 1991 E EM QUE JÁ COMPETIRAM QUASE 1,5 MILHÃO DE GOLFISTAS, SERÁ PELA PRIMEIRA VEZ DISPUTADO NO BRASIL, TRAZIDO PELA AUDI E ACONTECERÁ NO CLUBE DE CAMPO SÃO PAULO NO PRÓXIMO DIA 12 DE SETEMBRO.


São Paulo, 10 de setembro de 2014 – A Audi está trazendo ao Brasil pela primeira vez a Audi quattro Cup, o maior torneio amador de golfe do mundo. A etapa brasileira será realizada dia 12 de setembro, no Clube de Campo São Paulo. 

A Audi quattro Cup é disputada por duplas masculinas, femininas e mistas e os vencedores da edição brasileira vão disputar a Final Mundial, de 7 a 11 de dezembro, em Dubai.

“Estamos muito honrados em trazer a Audi quattro Cup para o Brasil. No ano passado, ela foi disputada por 52 países nos quais participaram mais de 100 mil golfistas amadores. 

Será um evento que representará a sofisticação, um dos pilares da marca Audi e que valoriza um esporte que tem cada vez mais adeptos no país” conta Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.


”O golfe é um esporte que transmite diversos atributos que estão associados à nossa marca premium”, detalha o executivo.

Paralelamente ao torneio, a Audi realizará uma clinica de golfe para clientes que desejem aperfeiçoar seus conhecimentos no esporte. 

“Trata-se de uma ação de relacionamento muito importante para a Audi. Ele faz com que clientes e prospects vivam a experiência Audi em suas diversas formas” explica Hofmann.

Neste ano, haverá no Brasil a edição nacional, mas a Audi já está se preparando para, em 2015, adotar o formato internacional, no qual são realizadas diversas etapas regionais, classificando as duplas para uma Final Nacional. 


A ideia é contar com clientes Audi de todo o país, realizando uma grande parceria com as concessionárias locais.

Pela regra, todos os torneios da Audi quattro cup são disputados no formato Select Drive Alternate Shot. 

Desse modo, no início os dois parceiros fazem um tee shot, que é atacada inicial de cada buraco, sendo o melhor deles selecionado. 

Então, o jogador cuja bola não foi selecionada fará a próxima tacada com a bola que está em jogo e não a sua. A partir daí, a equipe passa a alternar as tacadas até que a bola seja embocada.

Este ano, a Audi quattro Cup será disputada, com a inclusão do Brasil, em 53 países. A estimativa é que sejam realizados mais de mil torneios regionais antes da Grande Final, um número jamais visto desde o início da competição.

A Audi quattro Cup foi criada em 1991 na Alemanha, quando mais de 6 mil golfistas participaram de 51 torneios. 

Já no ano seguinte, o número de disputas regionais saltou para 130, com a entrada de mais outros sete países europeus. 

Desde a sua criação, mais de 1,4 milhão de golfistas amadores já participaram das etapas da Audi quattro Cup.

Em 2013, a Final Mundial foi disputada na cidade de Los Angeles (EUA), com a equipe da África do Sul tendo sido a vencedora do grupo A e a da Guatemala no grupo B. 

Ainda no ano passado, a Audi quattro Cup passou a contar com a participação de Rússia, Cazaquistão, Paquistão, Qatar e Macau (China). Este ano, é a vez do Brasil.

Audi A8
A tecnologia quattro
O nome do torneio homenageia uma das principais tecnologias desenvolvidas nos laboratórios, centros de pesquisa e de testes da Audi: a tração integral quattro. 

Ela foi a responsável pela mudança de conceito em relação às trações 4x4 (ou integrais), que até então eram pesadas e pouco eficientes, sendo, dessa forma, quase que inutilizáveis nos carros de asfalto.

Lançada em 1980, equipando o legendário Audi quattro original, essa tecnologia já equipou mais de seis milhões de veículos, uma marca histórica atingida em julho último. 

Com cerca de 170 versões quattro - com diferentes carrocerias, motores e transmissões - a Audi oferece a maior variedade de carros com tração integral entre todas as fabricantes de veículos premium. 


 A tecnologia quattro está disponível em toda a linha de modelos da marca. Os modelos Audi Q7, Audi R8, Audi A4 Allroad (foto acima), Audi A6 Allroad  e todos os modelos S e RS são fabricados apenas com tração quattro.