MINAS TURISMO GERAIS
Jornalista Sérgio Moreira
Minas Gerais terá moderno autódromo
Complexo do autódromo a pouco mais de 140 km da capital mineira.
O empreendimento preserva aproximadamente um milhão de metros quadrados de áreas verdes, compostas por vegetação nativa.
A terraplenagem da pista principal já foi realizada e nos próximos meses serão preparados sub-base e base, antes da camada de asfalto, prevista para abril.
Pistas para as diversas modalidades off-road, um centro de treinamento para Esportes à Motor, áreas residências e comerciais também fazem parte do projeto.
Com uma localização privilegiada, o Circuito dos Cristais está no centro de Minas Gerais e do Brasil, a aproximadamente 150 km da capital Belo Horizonte.
O empreendimento é realizado pela TecRacing Parques, empresa especializada em projetos de complexos esportivos.
A construção segue à risca os quesitos de segurança da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A 1ª etapa do empreendimento está prevista para março de 2016.
Pista moderna em meio a área verde de 4 milhões de metros quadrados
O gerenciamento dos projetos e obras são feitos pela empresa TecPlaner com coordenação do engenheiro e gerente de Projetos, Alfredo Rodrigues Santos, depois de uma extensa pesquisa nos melhores autódromos do mundo.
“Somos um País com grande tradição no automobilismo e Minas Gerais se destaca no cenário nacional e internacional. Temos uma demanda reprimida e o público espera por isto em Minas Gerais há décadas”, disse o empresário, que é piloto amador e participa de Trackdays nas horas vagas.
O Autódromo Circuito dos Cristais possui pista com 4.420m, com uma reta principal de 815 m, 18 curvas, sendo 11 para esquerda e 7 para direita, sentido anti-horário.
Após testes em simulador, usando um software europeu e consultoria da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), os projetistas optaram por inserir mais uma curva no final da reta principal.
O desnível é de 31 metros, sendo o ponto mais baixo da pista localizado nas curvas 4 e 5 e a largura varia de 15 a 13 metros.
Além da pista principal, serão implantadas arenas para competições de Motocross, Enduro, Cross Country, Mountain Bike e muitos outros esportes.
Os fãs de Esportes a motor terão ainda local para encontro de clubes, exposições de carros e motos, shows e eventos culturais.
A TecRacing inova ao criar o primeiro Clube Condomínio integrado ao autódromo e demais pistas.
A TecRacing inova ao criar o primeiro Clube Condomínio integrado ao autódromo e demais pistas.
Batizado ‘Casa de Pista’, será um clube com infraestrutura completa para uso de associados, hospedagem do público e das equipes de competição durante os eventos.
Uma iniciativa inovadora e pioneira na América Latina que será lançado em março de 2015.
Em fase final de aprovação, está prevista também a implantação de um parque empresarial e um loteamento urbano na nova entrada de Curvelo.
A rodovia LMG 754 e a Avenida Brasil, a nova entrada de Curvelo são importantes obras em fase final, realizadas pelo Governo de Minas em parceria com a Prefeitura de Curvelo.
Estas obras viárias reforçam a posição estratégica do empreendimento”, afirma Marco Túlio, diretor da TecRacing.
O Circuito dos Cristais está inserido no Circuito Turístico Guimarães Rosa, na pequena e charmosa Curvelo (MG), uma das poucas cidades mineiras que possui cinco acessos rodoviários
O complexo está no caminho (MG754) que liga a cidade a Cordisburgo (MG) e a apenas 6 km do centro de Curvelo e muito próximo de hospitais aparelhados, faculdades, rede bancária, hotéis e do aeroporto da cidade.
Mercado norte-americano na vitrine de negócios do turismo da América Latina
A aproximação com o mercado da América do Norte está cada vez mais fortalecida através de destinos que estarão presentes na FESTURIS em 2015.
Estarão presentes em Gramado, de 5 a 8 de novembro, Kissimme, Visit Orlando e Visit Flórida. Além disso, a FESTURIS conta com Walter Comassetto, representante do evento na América do Norte.
Com larga experiência em companhias aéreas e no setor turístico em geral, Comassetto representa as novidades da FESTURIS para o Canadá, Estados Unidos e México.
Segundo Renata Saraiva, representante da BRAND USA no Brasil, o grande foco da entidade é divulgar os parques nacionais – que são mais de 400 áreas em todo o país – as estações de ski, as praias e as belezas naturais que os Estados Unidos possuem.
O país é extremamente grande, conta com 50 estados, cinco territórios e o distrito de Columbia, e todos os tipos de paisagens e atividades podem ser encontrados.
Dessa forma, o foco é apresentar para os brasileiros que há muito mais o que ver e aproveitar nos Estados Unidos.
Já o VISIT FLORIDA facilita a participação da indústria do turismo no comércio de viagens e de consumo, trabalhando em estreita colaboração com os agentes de viagens, operadores turísticos, organizadores de eventos e reuniões.
Ele atende a mais de 12.000 empresas da indústria do turismo, incluindo grandes parcerias estratégicas como Destino Disney, The Hertz Corporation, LEGOLAND Florida Resort, SeaWorld Parks & Entertainment, Destino de Simon Compras e Universal Orlando Resort.
“O preço do dólar frente ao real vem aumentando desde outubro do ano passado e alguns reflexos já foram sentidos, como a diminuição em 15% em vendas em pacotes desde julho do ano passado, segundo a ABAV, em comparação com o mesmo período no ano anterior.
No entanto, os brasileiros têm descoberto outras formas de visitar os Estados Unidos, como passando menos dias no país, escolhendo melhor as atrações e até optando por hotéis mais baratos. Tudo isso para não deixar de visitar o país, pelo qual os brasileiros são realmente apaixonados”, destaca Renata.
Investimento na saúde de animais
Investimento na saúde de animais
O aumento do número de animais de estimação nos lares brasileiros, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já são mais de 52 milhões de cachorros e 22 milhões de gatos nos domicílios, aliado à maior expectativa de vida dos pets tem estimulado a demanda por serviços relacionados à medicina veterinária.
De olho neste nicho promissor, o Grupo Dairton Miranda acaba de inaugurar o DMVET Laboratório Veterinário, com investimentos de mais de R$ 200 mil.
O laboratório, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de BH, conta com capacidade instalada para processar 100 mil exames/mês na área de patologia clínica e 20 mil em anatomia patológica.
No total, são 200 tipos de exames disponíveis para os segmentos de pets e equinos, animais de produção e de agroindústria, entre eles anatomia patológica geral, biologia molecular, microbiologia e toxicologia.
“O DMVET surgiu como forma de suprir as necessidades do mercado, expandindo a experiência de 30 anos do Laboratório Dairton Miranda em anatomia patológica humana para a área veterinária. Para implementação do projeto, realizamos uma extensa pesquisa que incluiu demandas dos clientes, concorrência, potencial de crescimento e ticket médio gasto. O Brasil é hoje o quarto país em população animal no mundo e o segundo colocado na categoria pet. Ou seja, temos um vasto caminho a ser explorado”, conta a diretora administrativa do DMVET Laboratório, Cristiane Nilo Miranda.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor deve faturar R$ 17,9 bilhões este ano no Brasil, o que representa um aumento de 7,4% em relação a 2014.
O potencial de expansão do segmento pet tem tornado o nicho cada dia mais atrativo para os investidores.
Tanto é que a expectativa do DMVET é obter o retorno do investimento em 12 meses. A previsão é chegar a 15 mil clientes (animais) até o final do próximo ano.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), divulgada recentemente pelo IBGE, referente a 2013, mostrou que 44,3% dos domicílios do país possuem cachorros, alcançando o índice médio de 1,8 cachorro por lar.
“Nosso carro-chefe neste momento são os exames de patologia clínica e anatomia patológica direcionados aos pets. As pessoas estão cuidando mais dos seus animais de estimação. Se antigamente um cão já era idoso com 10 anos, hoje algumas raças chegam a viver até os 20 anos”, acrescenta Cristiane.
O planejamento do DMVET é atingir 200 municípios mineiros em 18 meses. A empresa já possui atuação em São João Del Rei, Alfenas, Caeté, Varginha e Ouro Branco, por meio de parcerias e de unidades instaladas do Laboratório Dairton Miranda.
Para alcançar as metas, o DMVET aposta em diferenciais competitivos como softwares modernos e tecnologia de ponta específicos para medicina veterinária, alta capacidade instalada, atendimento comercial personalizado, resultados online, processo eletrônico no qual as amostras são codificadas via código de barras e corpo clínico altamente qualificado e especializado.
“Somos o único laboratório veterinário em Minas Gerais que trabalha com rastreabilidade total em código de barras. Isso significa mais rapidez e segurança no resultado dos exames e risco zero de perda de informações. Além disso, já iniciamos a implantação da ISO 17025”, finaliza Cristiane Miranda.
1º Festival de Turismo Ouro Preto
A cidade de Ouro Preto receberá, entre os dias 15 e 17 de outubro, o 1º Festival de Turismo Ouro Preto, que será realizado no Centro de Convenções da UFOP.
O evento é realizado pela ABAV-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, SESC e Senac e parceiros estratégicos do trade.
O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais.
Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops.
A expectativa é de que Ouro Preto receba dois mil profissionais do segmento, por dia. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antônio da Matta, o certo é o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do País.
Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos.
“O Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil. O encontro será uma oportunidade dos profissionais que atuam no setor de turismo discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, como congressos e seminários também promoverão a qualificação desses profissionais, visando às necessidades que o turismo brasileiro requer”, conta.
O secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos.
Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo.
“Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. A cidade demanda que o turismo seja realizado de forma profissional. O Festival surgiu justamente dessa necessidade e, pelo empenho e troca de experiências entre cada instituição envolvida, foi possível estruturá-lo”, conta.
Vecchia pontua que o evento movimentará a economia da cidade, representando lucro para hotéis, restaurantes, comércio e mão-de-obra local.
“A expectativa é que o Festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, pontua.
Para o secretário de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante.
“É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz.
Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do evento, Alexandre Araújo, o evento promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo.
WWW.festivaldeturismoouropreto.com.br
Festival Internacional de Cerveja e Cultura
De 28 a 30 de Agosto, o Alphaville na Lagoa dos Ingleses, recebe o Festival Internacional de Cerveja e Cultura. A cada edição o evento homenageará um país.
Este ano, por ser em Nova Lima e na Lagoa dos Ingleses, o país homenageado será a Inglaterra.
Para isso, oito pubs com cenografia que remete aos típicos pubs ingleses serão montados.
A estrutura montada será grandiosa: 11 bandas vão se revezar no palco, quatro Djs, apresentações circenses, artesanato, congressos, camarotes especiais, oito pubs, e seis foodtrucks, espaço Kids, BierGarten, enfim, tudo para garantir segurança e o sucesso do evento.
A fim de evitar filas, mais de 30 caixas serão montados, além de banheiros químicos e muita segurança.
Aproximadamente 50 cervejarias deverão participar. O congresso proporcionará conhecimento, negócios, com participações nacionais e internacionais.
Programação especial envolvendo o tema prevê um concurso de melhor cerveja brasileira ao estilo inglês.
Cervejas Especiais, Nacionais e Importadas com 11 shows, 6 Djs, Apresentações Cirsenses, Artes Plásticas, dentre outros.
http://www.facebook.com/pages/Festival-Internacional-de-Cerveja-e-Cultura/1599394423667226
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O laboratório, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de BH, conta com capacidade instalada para processar 100 mil exames/mês na área de patologia clínica e 20 mil em anatomia patológica.
No total, são 200 tipos de exames disponíveis para os segmentos de pets e equinos, animais de produção e de agroindústria, entre eles anatomia patológica geral, biologia molecular, microbiologia e toxicologia.
“O DMVET surgiu como forma de suprir as necessidades do mercado, expandindo a experiência de 30 anos do Laboratório Dairton Miranda em anatomia patológica humana para a área veterinária. Para implementação do projeto, realizamos uma extensa pesquisa que incluiu demandas dos clientes, concorrência, potencial de crescimento e ticket médio gasto. O Brasil é hoje o quarto país em população animal no mundo e o segundo colocado na categoria pet. Ou seja, temos um vasto caminho a ser explorado”, conta a diretora administrativa do DMVET Laboratório, Cristiane Nilo Miranda.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor deve faturar R$ 17,9 bilhões este ano no Brasil, o que representa um aumento de 7,4% em relação a 2014.
O potencial de expansão do segmento pet tem tornado o nicho cada dia mais atrativo para os investidores.
Tanto é que a expectativa do DMVET é obter o retorno do investimento em 12 meses. A previsão é chegar a 15 mil clientes (animais) até o final do próximo ano.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), divulgada recentemente pelo IBGE, referente a 2013, mostrou que 44,3% dos domicílios do país possuem cachorros, alcançando o índice médio de 1,8 cachorro por lar.
“Nosso carro-chefe neste momento são os exames de patologia clínica e anatomia patológica direcionados aos pets. As pessoas estão cuidando mais dos seus animais de estimação. Se antigamente um cão já era idoso com 10 anos, hoje algumas raças chegam a viver até os 20 anos”, acrescenta Cristiane.
O planejamento do DMVET é atingir 200 municípios mineiros em 18 meses. A empresa já possui atuação em São João Del Rei, Alfenas, Caeté, Varginha e Ouro Branco, por meio de parcerias e de unidades instaladas do Laboratório Dairton Miranda.
Para alcançar as metas, o DMVET aposta em diferenciais competitivos como softwares modernos e tecnologia de ponta específicos para medicina veterinária, alta capacidade instalada, atendimento comercial personalizado, resultados online, processo eletrônico no qual as amostras são codificadas via código de barras e corpo clínico altamente qualificado e especializado.
“Somos o único laboratório veterinário em Minas Gerais que trabalha com rastreabilidade total em código de barras. Isso significa mais rapidez e segurança no resultado dos exames e risco zero de perda de informações. Além disso, já iniciamos a implantação da ISO 17025”, finaliza Cristiane Miranda.
1º Festival de Turismo Ouro Preto
Centro de Convenções da UFOP
A cidade de Ouro Preto receberá, entre os dias 15 e 17 de outubro, o 1º Festival de Turismo Ouro Preto, que será realizado no Centro de Convenções da UFOP.
O evento é realizado pela ABAV-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, tem apoio governamental da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, SESC e Senac e parceiros estratégicos do trade.
O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais.
Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops.
A expectativa é de que Ouro Preto receba dois mil profissionais do segmento, por dia. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) de Minas Gerais, Antônio da Matta, o certo é o evento tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do País.
Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos.
“O Festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil. O encontro será uma oportunidade dos profissionais que atuam no setor de turismo discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, como congressos e seminários também promoverão a qualificação desses profissionais, visando às necessidades que o turismo brasileiro requer”, conta.
O secretário de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, explica que a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e, hoje, conta com cinco mil leitos.
Por isso, o Festival representa um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo.
“Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, inclusive, foi eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. A cidade demanda que o turismo seja realizado de forma profissional. O Festival surgiu justamente dessa necessidade e, pelo empenho e troca de experiências entre cada instituição envolvida, foi possível estruturá-lo”, conta.
Vecchia pontua que o evento movimentará a economia da cidade, representando lucro para hotéis, restaurantes, comércio e mão-de-obra local.
“A expectativa é que o Festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, pontua.
Para o secretário de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante.
“É a primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, diz.
Segundo o diretor da Fire Eventos e realizador do evento, Alexandre Araújo, o evento promoverá possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em evento de turismo.
WWW.festivaldeturismoouropreto.com.br
Festival Internacional de Cerveja e Cultura
A arte barroca encanta os turistas em Ouro Preto.
De 28 a 30 de Agosto, o Alphaville na Lagoa dos Ingleses, recebe o Festival Internacional de Cerveja e Cultura. A cada edição o evento homenageará um país.
Este ano, por ser em Nova Lima e na Lagoa dos Ingleses, o país homenageado será a Inglaterra.
Para isso, oito pubs com cenografia que remete aos típicos pubs ingleses serão montados.
A estrutura montada será grandiosa: 11 bandas vão se revezar no palco, quatro Djs, apresentações circenses, artesanato, congressos, camarotes especiais, oito pubs, e seis foodtrucks, espaço Kids, BierGarten, enfim, tudo para garantir segurança e o sucesso do evento.
A fim de evitar filas, mais de 30 caixas serão montados, além de banheiros químicos e muita segurança.
Aproximadamente 50 cervejarias deverão participar. O congresso proporcionará conhecimento, negócios, com participações nacionais e internacionais.
Programação especial envolvendo o tema prevê um concurso de melhor cerveja brasileira ao estilo inglês.
Cervejas Especiais, Nacionais e Importadas com 11 shows, 6 Djs, Apresentações Cirsenses, Artes Plásticas, dentre outros.
http://www.facebook.com/pages/Festival-Internacional-de-Cerveja-e-Cultura/1599394423667226
Lagoa dos Ingleses, onde vai acontecer o FICC
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