terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Governo Português incentiva brasileiros a morarem em Portugal. Para crescer 3% do PIB, Portugal precisa de mais de 900 mil imigrantes. O número de portugueses que deixou o país no governo do 1º ministro Passos Coelho - que sugeriu pela TV que os portugueses emigrassem, depois da criminosa austeridade que impôs à nação que resultou na destruição da economia nacional e no fechamento de milhares de empresas - deu um golpe mortal no mercado de trabalho. O atual governo do 1º ministro Antônio Costa está recuperando a economia e incentiva a emigração dos países lusófonos para Portugal



O 1º ministro de Portugal, Antônio Costa, passa revista ao Batalhão Presidencial à sua chegada a Brasília, em sua primeira visita oficial ao Brasil.

Para crescer 3% do PIB, a partir deste ano, Portugal precisa de mais de 900 mil imigrantes para engrandecer sua força de trabalho e o governo do 1º ministro Antônio Costa está facilitando a chegada de gente que possa contribuir com o crescimento do país de Camões.






















segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Como alavancar o Turismo através do Marketing, este será o tema alvo da palestra que o presidente da Riotur, Marcelo Reis, fará, no dia 20 de Março, no 9º Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux, que acontecerá na sede da OAB- RJ. O segundo palestrante, no dia 21, será Bayard Boiteux. Todas essas discussões acabarão se esvaindo se o prefeito evangélico Marcelo Crivella não destinar ao Turismo o orçamento de acordo com a importância da Pasta. O sonho de Marcelo é colocar o Rio entre as 10 mais visitadas do mundo


O IX Congresso Brasileiro do Convention & Visitors Bureaux, que acontecerá, em Março, na sede da OAB-RJ, na 
Av. Marechal Câmara, 150 – 4º andar - Centro do Rio de Janeiro, que terá como tema central o desenvolvimento do Turismo carioca.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, mostrará "Como alavancar o Turismo através do Marketing", no dia 20, e o professor Bayard Boiteux falará sobre um assunto de extrema importância para o setor: "Capacitação para Eventos" 

Os temas abordados são da maior importância, mas, por mais que sejam debatidos, se o prefeito Marcelo Crivella  - que quebrou a tradição de entregar a chave da cidade ao rei Momo, neste Carnaval - não atribuir à Secretaria Municipal de Turismo e à Riotur um orçamento condizente com a importância do setor. 

Com o trade passando por problemas devido à crise por que o País passa, a prefeitura não poderá contar com grandes meios de ajuda em parcerias que envolvam gastos. 



Marcelo Alves é empresário da área de eventos, dono da Marcelo Alves Entertainment Rio, que criou depois de trabalhar 15 anos na Adma Eventos.

Sua ligação com Crivella vem do evento Rio Verão Festival 2014, que realizou em parceria com a Rede Record, do bispo Macedo, tio do prefeito.

Marcelo tem larga experiência na área de eventos e anseios inovadores concentrados na mudança do quadro atual do turismo carioca, segundo a assessoria do Rio Convention.

Acrescenta que Marcelo tem um amplo currículo no setor de eventos e foi diversas vezes premiado e homem de marketing. "Ele chega à Riotur com know how do business plain para a vida pública querendo transformar a cidade", enfatiza. 

Ele promete uma gestão moderna e pretende colocar o Rio entre as 10 cidades mais visitadas do mundo, trazendo para a cidade grandes negócios "que causem no turista o desejo incontrolável de fazer do Rio prioridade em roteiro de viagens".

É bom lembrar que o Rio perdeu nos últimos anos para São Paulo e até outras capitais eventos importantes de diversas áreas. A cidade tem de vencer ainda a fama de uma das mais violentas, onde os assassinatos e vítmas de balas perdidas acontecem diariamente, além de roubos e assaltos que afastam os turistas.

Para inscrições e informações  sobre o evento, acesse:

https://www.sympla.com.br/ix--congresso-brasileiro-de-convention--visitors-bureaux__67906 ou www.brasilcvb.com.br 






Bayard do Coutto Boiteux é presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro e do Portal Consultoria em Turismo e gerente de Turismo do Preservale. (www.bayardboiteux.com.br). 

O palestrante é autor de 25 livros na área de turismo, escreveu mais de 7.000 artigos e coordenou 120 pesquisa no Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro, que também dirige.

Já coordenou 400 eventos no Brasil e no exterior e recebeu diversos prêmios inclusive o Golden Helm, outorgado pelo senado alemão, considerado o Óscar de turismo. 

Bayard é professor há 25 anos com passagens na FACHA-Faculdades Integradas Hélio Alonso, UniverCidade e UNISUAM. 

No setor público teve atuação marcante na Riotur, Turis-Rio e na inciativa privada na VARIG e Kontik Franstur.


Sétima edição do Garibaldi Vintage acontece no dia 17 de março




Marcado para o próximo dia 17 de março, o Garibaldi Vintage reunirá o charme das décadas de 20 a 60 – refletindo no público caracterizado nos carros antigos e na música – além de exaltar, em meio ao casario histórico preservado, o melhor da gastronomia garibaldense, na companhia de espumantes e cervejarias artesanais.

O centro histórico de Garibaldi voltará, assim, a ser palco do evento de rua que ganhou o coração da região. 

A gastronomia garibaldense presente no evento com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) local, já tem a definição dos cardápios para o grande dia. 

Tudo isso regado aos tradicionais espumantes do município. 

Participam desta edição 
os estabelecimentos 
Dolce Mattina; Famiglia Giovanaz; Gerson Bem; Novalle; Retro 81; Trattoria Primo Camilo; Rer Divino; Sushiame; Valle Rustico; Estrada Do Sabor; Hostaria Casacurta; Caça e Pesca; Le Panke e Devorata Trufas Artesanais.

Integram o evento, por meio da Rota dos Espumantes, a Cooperativa Vinícola Garibaldi e as vinícolas Courmayeur, Domno, Don Laurindo, La Cantina, Casa Pedrucci, Peterlongo e Vaccaro, além da presença da Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi (Coopeg). 

As cervejarias artesanais Leopoldina, Guarnieri, Trinker e Ricompensa também estarão presentes diversificando a oferta.


A organização convida o público a ir caracterizado para entrar ainda mais no clima das décadas homenageadas. 

Nesta edição, também acontecerá a apresentação dos trajes oficiais das soberanas da Fenachamp 2017, rainha Valéria Carniel e princesas Mônia Meneghetti e Gabriela Mattei.

O Garibaldi Vintage é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. 

O evento conta com o apoio das secretarias de Obras, de Segurança e Mobilidade Urbana e da Saúde e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) de Garibaldi. 

A realização do Encontro de Carros Antigos do Vintage é promovida pelo AntiGar - Carros Antigos de Garibaldi e o Veteran Car Club dos Vinhedos. 

Mais informações com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no 
telefone (54) 3462 8235.


Cardápios Garibaldi Vintage - 17/03/17

CAÇA E PESCA

Massa pene ao molho de tomate seco;

Espetinho de carne.

DOLCE MATTINA

Ravióli ao molho de tomate seco ou pesto;

Bolinho de bacalhau;

Brigadeiro de colher.

DEVORATA TRUFAS ARTESANAIS
Torta de profiteróles trufados;

Trufa Devorata com sorvete;

Trufas.

ESTRADA DO SABOR
Nhoque a três queijos com salaminho defumado.

FAMIGLIA GIOVANAZ

Camarão a milanesa;

Espetinho de camarão.

GERSON BEN
Asinha de frango envolta em massa folhada;

Espetinhos de carne ou frango ou suíno.

HOSTARIA CASACURTA
Le Burguer Casacurta (pão de brioche, hambúrguer, cebola caramelada, molho de Roquefort, mostarda Dijon).

LE PANKE
Batatas rústicas com orégano;

Burrito de carne de panela com fritas e queijo e salsa mexicana (massa de crepe).

NOVALLE
Risoto de cordeiro assado com lascas de amêndoas.

RETRO 81
Hambúrguer de pão de brioche, com carne bovina, cebola caramelada, rúcula, gorgonzola e maionese;

Hambúrguer vegetariano de feijão branco com pão de brioche e couve-flor, cebola caramelada, rúcula, gorgonzola e maionese;

Brownies de nozes.

RER DIVINO
Capeletti ao molho de carne ao vinho e molho branco.

SUSHIAME
Temakis e yakitoris.

TRATTORIA PRIMO CAMILORisoto de bacalhau;

Nhoque recheado de mussarela de búfala à caçadora;

Docinhos sortidos.

VALLE RUSTICO
Choripan Valle Rustico (pão artesanal de cebolinha, linguiça de pernil suíno, chimi-churri de ervas frescas, creme de queijo provolone) com chips;

Sonho rústico com doce de leite da artesanal.


domingo, 26 de fevereiro de 2017

Veraneio da Vindima abre a programação do ano em Garibaldi, que vai até o dia 20 de março. A Cooperativa Vinícola Garibaldi desenvolve também o Projeto Desperte seus Sentidos, que oferece degustação às cegas dentro de uma pipa de vinho




O cheiro da uva toma conta dos parreirais e Garibaldi se prepara para o início do Veraneio da Vindima, programação que exalta um dos períodos mais importantes e simbólicos da Serra Gaúcha.

A programação, que integra o Veraneio da Vindima, contempla ofertas gastronômicas, exposições, festas locais, o evento Garibaldi Vintage e demais atrações até o dia 20 de março.

As atividades são uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.




Pacote especial de Carnaval
28 de fevereiro
Promoção: Hotel Casacurta
28 de fevereiro
Oficina de massas
19h – Valle Rústico Restaurante
Promoção: Valle Rústico Escola de Gastronomia


Março 
De 4 a 31 de março
Programação Mês da Mulher – 7ª Edição
Promoção: Apeme - Prefeitura de Garibaldi e diversas entidades
7 de março
Oficina só para mulheres
19h – Valle Rustico Restaurante
Promoção: Valle Rustico Escola de Gastronomia
09 de março
Palestra com a Sommeliére do Ibravin, Silvia Mascella Rosa
19h – Confraria da Tramontina
Promoção: Prefeitura/Secretaria de Turismo e Cultura
De 07 de março a 04 de junho
Exposição fotográfica “Mulheres Garibaldenses”
Fotos inéditas de jovens e noivas que retratam a força, o poder e a elegância da mulher Garibaldense
Terça a sábado das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Domingos e feriados das 10h às 16h
Museu Municipal
Promoção: Secretaria de Turismo e Cultura/Museu Municipal
12 de março
12º Costelão da APAE de Garibaldi
12h – Associação dos Motoristas de Garibaldi-AMG
Promoção: APAE de Garibaldi
12 de março
Festa São José
12h – Bairro São Francisco
Promoção: Paróquia São Pedro
14 de março
Oficina de risotos
19h – Valle Rustico Restaurante
Promoção: Valle Rustico Escola de Gastronomia
17 de março
Garibaldi Vintage
Das 19h às 24h – Buarque de Macedo
Promoção: Prefeitura/Secretaria de Turismo e Cultura
19 de março
Festa São José de Costa Real
10h30 – Comunidade de São José de Costa Real
Promoção: Paróquia São Pedro
Todos os sábados
* Passeio de Tim-Tim
11h ­– Saída da Av. Independência

EXPERIÊNCIAS ENOGASTRONÔMICAS


Cooperativa Vinícola Garibaldi
Projeto Desperte seus sentidos. Degustação às cegas dentro de uma pipa de vinho. Durante o ano todo, mediante agendamento prévio.

Vinícola Peterlongo

Visitação Temática. Diariamente das 9h às 16h. Degustações Harmonizadas. 

Diariamente, das 9h às 16h com agendamento prévio. Degustações Harmonizadas no Jardim. 

Diariamente das 9h às 16h com agendamento prévio.

Osteria Della Colombina
Durante o período da colheita das uvas na propriedade da Família Odete Bettú Lazzari o visitante poderá participar da colheita das uvas e demais frutas como pêssegos, figos, marmelos, além de participar da elaboração dos vinhos, sucos, geleias e compotas. Estas atividades serão em dias específicos, consulte nossa agenda. 

É indispensável fazer sua reserva com antecipação tanto para estas atividades como para os almoços.

Tabacaria Benvenutto
Chope artesanal, tábua de carnes e aos domingos Irish Burger + batatas rústicas;

Trattoria Primo Camilo
Oferece um ambiente externo, aonde será possível jantar embaixo de um belíssimo parreiral orgânico. 

Além de duas sugestões de pratos-Posta de Bacalhau com legumes ou Involtini de frango recheado com aspargos verdes envolto por bacon, com calda agridoce de frutas vermelhas.

Valle Rústico Restaurante
Menu experiência (6 pratos) com harmonização de 4 tipos de vinhos. 

Menu Natureza (10 a 12 pratos) com harmonização de 6 tipos de vinho. Somente com reserva.

Vilmar Bettú – Turismo Enológico
Visitas e degustações, com agendamento prévio.

Contatos
APAE: (54) 3462 2168/ 3462 6324/ apaegdi@redesul.com.br

Apeme: (54) 3462 2755/apeme@apeme.com.br

Cooperativa Vinícola Garibaldi: (54) 3464 8104/ varejo@vinicolagaribaldi.coop.br

Festa de Nossa Senhora de Lourdes / (54) 99624 9652/99670 0545

Hotel Casacurta/Hostaria Casacurta: (54) 3462 2166/ reservas@hotelcasacurta.com.br

Maratona do Vinho: www.maratonadovinho.com.br

Museu Municipal: (54) 3462 8118/ museu@garibaldi.rs.gov.br

Osteria Della Colombina: (54) 3464 7755 / 99121 1040/ osteriacolombina@hotmail.com

Paróquia São Pedro: (54) 3462 1153/paroquiasaopedro@paroquiasaopedrogaribaldi.com.br

Sítio Crescer: 54 98145 0037 / facebook.com/sitiocrescer ou pelo fone

Tabacaria Benvenuto: (54) 3464 0635/tabacariabenvenuto@gmail.com

Trattoria Primo Camilo: (54) 3462 3333/t.primocamilo@gmail.com

Valle Rustico Escola de Gastronomia: (54) 3067 1163/oficinas@vallerustico.com

Valle Rustico Restaurante: (54) 3067 1163/restaurante@vallerustico.com

Vilmar Bettú – Turismo Enológico: (54) 3462 6807/vilmarbettu@gmail.com

Vinícola Peterlongo: (54) 3462 1355/varejo@peterlongo.com.br

Vesperata Diamantina emociona as pessoas entre as músicas e a história mineiras




Sérgio Moreira

Um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais, a Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX, quando no período das vésperas (que são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas) músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.

Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.

A programação da Vesperata de Diamantina já foi divulgada e acontece entre abril e outubro de 2017.


Confira a programação completa:
08 e 29 de abril
06 e 27 de maio
10 e 24 de junho
01, 15 e 29 de julho
05, 19 e 26 de agosto
02 e 23 de setembro
14 e 21 de outubro.

Consulte agência de viagens para participar da Vesperata e passeios por Diamantina

O Brasil voltou a realizar o Carnaval de Rua. Por todo o País a cada ano cresce o número de blocos em cidades que contavam com pequenos grupos que brincavam ao Carnaval timidamente. Belo Horizonte registra já este ano números expressivos de blocos, seguidos por muitos milhares de foliões e Diamantina que tinha apenas quatro blocos em 2016, este ano conta com 28. O carnaval popular, de rua, cresce pelo Brasil. Divinópolis instala uma cruz de 74 m para cativar turismo religioso. Cruzes semelhantes existem no México e e no Líbano


Coluna 

Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira


Carnavais tradicionais 

do interior de Minas 


Os carnavais tradicionais das cidades históricas mineiras estão apreendendo a fazer a folia, acreditem, com Belo Horizonte, que acaba de entrar no circuito nacional da festa popular mais pujante do País. 

Se BH há cinco anos não tinha nenhuma programação relevante, hoje, a cidade já figura entre as que mais vão receber turistas nessa época do ano.

Alguns carnavais do interior de Minas que eram abastecidos por belo-horizontinos perderam muito público. 

Alguns se inviabilizaram e nem terão edições em 2017. Carnavais, que eram musculosos há dois anos, minguaram.

Diamantina já está virando o jogo. Um dos carnavais mais tradicionais do Brasil está seguindo os passos de BH e reinventando sua programação. 




O velho formato acabou. O espanto foi geral: como é possível um carnaval em Diamantina sem Bartucada e Bat-Caverna? 

É sim. A velha forma estava já desgastada, já demandava mudanças. E chegou o momento. 

O carnaval da terra de JK que tinha oito blocos em 2016, neste ano terá 20 blocos a mais, totalizando 28.

A proposta é resgatar velhas atrações que saíram de cena nos últimos anos, como o Becudos do Mota e, se é pra renovar, uma nova geração de bandas e blocos vão animar a folia momesca na cidade, tradicionalmente reduto de estudantes. 




A locação de casas e a chegada de turistas ainda é uma realidade. E o carnaval de Diamantina estará entre os primeiros do Estado.

Sobre a dupla Bartucada e Bat-Caverna, a organização já planeja todo um esforço para contornar a crise financeira do País, atrair patrocinadores e viabilizar a volta de ambas em 2018.

E os blocos também têm uma vantagem. Qualquer reles mortal pode participar de maneira mais íntima, sendo membro da bateria por exemplo. 


Não há ingressos. Preço justo da cerveja. Vários perfis e estilos dos blocos, com axé, rock, sertanejo ou samba também faz parte do rol de vantagens.

https://www.facebook.com/carnavalemdiamantina/

http://diamantina.mg.gov.br/noticias/carnaval-de-tradicoes-e-com-responsabilidade/


Carnaval de tradições
Com clima familiar e de resgate das tradições carnavalescas, Diamantina vai reunir sua comunidade e atrair turistas entre os dias 24 e 28 de fevereiro com uma programação para todas as idades e gostos. 


Vários espaços foram pensados para que o diamantinense e o turista se sintam em casa e se divirtam durante o carnaval.

O já tradicional “Espaço do Samba”, na Rua da Quitanda, promete ser o mais agitado desse carnaval não só pelas atrações ligadas ao samba de raiz, como os Grupos Sambeco e Grupo Samba de Uma Moça Só, mas também pela tradicional ocupação que os diamantinenses e visitantes já fazem desse espaço, cuja encantadora paisagem arquitetônica é cenário concorridíssimo também pelas Vesperatas que ocorrem de abril a outubro na cidade.

Outro destaque é o “Espaço da Folia” que terá como palco a Praça Niemeyer. Essa é uma proposta inovadora da administração municipal que visa promover a revitalização e o uso público de uma área bem no coração de Diamantina e que era, historicamente, degradada e abandonada. 


A ideia é de que toda a família encontre espaço para se divertir nesse local e para isso foi elaborada uma programação musical variada e de qualidade.

A casa do Becudus do Motta se transformará no “Espaço do Motta”, dando sentido à expressão popular de que “o bom filho à casa torna”. 

O Becudus, tradicional banda de música que ditava o ritmo da folia dos antigos carnavais, dividirá o palco com outros artistas locais que se apresentarão para um público cativo e nostálgico dos movimentos boêmios e carnavalescos iniciados no Beco do Motta e no Beco do Alecrim, na década de 70.

Na Praça de Esportes será promovido o “Espaço da Criança”, apresentando um carnaval diferenciado, lúdico, com brinquedos e brincadeiras para a criançada colocar a fantasia e cair na folia, com diversão e segurança garantidas!

O “Espaço do Mercado Velho” reinará repensado e absoluto na Praça Barão de Guaicuí. 


Diamantinenses e turistas encontrarão lá variada oferta de alimentação e atrações que reafirmam a musicalidade de Diamantina no Carnaval. 

Artistas locais, bandas de música da cidade e dos distritos, apresentação de músicos reformados da centenária Banda da Polícia Militar e o corredor do Circuito Cultural dos Blocos completam a folia no local. 

Ainda neste espaço haverá uma programação feita exclusivamente para a melhor idade (terceira Idade)!

A atual administração tinha, a princípio, a intenção de manter o palco na Praça do Mercado que abrigaria as tradicionais Batucadas, além de outras bandas da programação, ceder parte do espaço para uma empresa que ficaria responsável por organizar a folia, vender abadás e, no final, repassar o lucro para as bandas, mas isso não foi aceito pelos representantes da Bartucada e Batcaverna. 

Segundo o prefeito, “era a proposta que a gente tinha, mas eles não aceitaram. Estamos em crise e não temos verba para bancar o que as bandas pediram”. 

Finaliza afirmando que “reconhece a importância das duas bandas e que a remuneração faz parte do trabalho, mas a administração partiu para um planejamento viável”.

Além dos já citados espaços organizados, haverá o “Circuito Cultural dos Blocos”, certamente a aposta da atual Administração como maior inovação e atração do Carnaval de Diamantina!

Identificando a demanda espontânea da comunidade pela criação de novos blocos (movimento que ocorre também em outras cidades mineiras), a SECTUR – Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico de Diamantina – promoveu o cadastro de novos blocos de forma presencial e online. 


Os novos blocos potencializarão a oferta que os blocos tradicionais já trazem e permitirão a participação de outros setores e perfis da comunidade, como crianças, universitários, grupos folclóricos e representações dos distritos.

O Circuito dos Blocos de Carnaval quer retomar a participação de blocos tradicionais como “As Domésticas Aposentadas”, “Bloco Rato Seco”, “Palhassada”, “Peninhas” e outros que deixaram de participar da festividade, além de potencializar os que aí já estão como “Sapo Seco”, “Me Ampara Senão eu Caio”, “Xai Xai”, “Xica da Silva”, dentre outros.

Outra novidade é que os aquecimentos dos blocos também passarão a figurar na agenda do Carnaval, não só como momento de ensaio e divulgação das programações, mas também como estratégia de captação de recursos para financiar os próprios blocos e, claro, para atrair os diamantinenses e turistas para a festa momesca.

Para fomentar a participação do público, a SECTUR busca trabalhar também na formatação e na comunicação dos produtos dos blocos caricatos: local de concentração, venda de ingressos, camisas, fantasias, as formas de participação nas concentrações e nos circuitos dos blocos.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Márcia Betânia de Oliveira Horta, “o objetivo é destacar o que elevou o nosso carnaval ao status de “Melhor Carnaval de Rua do Brasil: a tradição".


Buscamos promover um carnaval cultural, mais familiar, resgatando a tradição que se renova ao longo dos anos. Queremos respeitar a diversidade para que todos tenham espaço na folia”.

Para o prefeito Juscelino Brasiliano Roque, o modelo da festa é um processo em evolução que tende a se fortalecer com o tempo, valorizando, sobretudo, nossa gente e seus costumes. 


Afirma que, com maior tempo de planejamento, a tendência é fortalecer e melhor organizar o evento, uma vez que a atual gestão teve que pensar o carnaval com apenas um mês, não tendo recebido nada organizado. 

Ressalta, ainda, que, em função de dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, o que em Diamantina não é diferente, o carnaval será tratado com responsabilidade para que os próximos anos de mandato não paguem um preço alto por se fazer agora algo além das possibilidades orçamentárias, contudo, a expectativa em relação ao turismo é positiva, especialmente por tratar Diamantina de uma cidade tão rica em tradições. 

Destaca ainda que, tempo de crise, como a própria palavra traz, é tempo também de “CRIE”, é oportunidade de usar a criatividade e, segundo ele, isto é o que não falta aos diamantinenses, e que, no caso do carnaval, é oportunidade de as relações culturais e sociais se oxigenarem. 

E finaliza: “Diamantina é uma das poucas cidades que consegue realizar uma grande festa somente com seus produtos, frutos de sua arte centenária”.

“Cruz de Todos os Povos” de 74 metros



Simbolizando a santíssima trindade, o “Espírito Santo” estará representado em terras mineiras por uma cruz de 74 metros de altura que deverá ser instalada no Morro do Gurita, no bairro Santo Antônio dos Campos (Ermida), em um terreno de 10 mil m². 

Segundo informações da Diocese, o Líbano e o México já possuem duas torres das mesmas dimensões representando o “Pai” e o “Filho”, respectivamente. 

O projeto é considerado fundamental para alavancar o setor e impulsionará grandemente o turismo religioso e de negócios no município. 

Divinópolis e Minas Gerais serão projetadas para o mundo todo, motivados pela fé, em conquistar os peregrinos e atrair os fiéis para o Estado.
_____________________________________________________________________________________________