Jornalista Sérgio Moreira
Produção de cachaça atrai
turistas aos alambiques
Alambique na produção da cachaça

São muitos os possíveis roteiros da cachaça. Em Minas, então, é difícil ter um passeio definitivo. Qualquer região, cidade, distrito ou vilarejo do estado têm um pequeno produtor rural que fabrica o destilado.
E cada alambique tem identidade própria, sabor característico e história. Mas não se trata de ir conhecer qualquer produção.
O interessante é procurar as pingas de qualidade, brancas ou amarelas, fabricadas de forma artesanal e em alambiques de cobre.
Em cada região de Minas, a bebida apresenta suas individualidades. Seguindo o caminho da exploração do ouro, de Tiradentes a Ouro Preto, se encontram as cachaças mais amareladas, envelhecidas em barris de carvalho.
Já no Norte, no eixo Januária-Salinas, são as madeiras brasileiras que agregam valor único ao produto.
Um dos passeios mais conhecidos no universo da pinga é o Parque Ecológico e Alambique Vale Verde, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Prestes a completar 13 anos de história, já se tornou um dos empreendimentos turísticos mais importantes da Grande BH.
Projetado para ser um ambiente de lazer familiar, o parque conta com viveiros de animais, trilha ecológica, pedalinho, tirolesa, arvorismo, escalada e muitas outras atrações, em mais de 300 mil metros quadrados.
Mesmo com todas essas outras atividades, a visita ao processo de produção sustentável das cachaças Vale Verde e Minha Deusa e ao museu que conta a história da bebida são o carro-chefe do empreendimento.
Em outras localidades, mas de maneira incipiente, ainda, alguns produtores já começam a investir em pousadas e outras atrações para os visitantes. Informações http://www.ampaq.com.br/
Festival de Turismo, em Ouro Preto
O 1º Festival de Turismo Ouro Preto. acontece entre os dias 15 e 17 de outubro, com o intuito de fortalecer e discutir o setor de turismo.
Festival de Turismo, em Ouro Preto
O certame é organizado pela ABAV-MG e pela Fire Assessoria de Eventos, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, além do Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, SESC, SENAC e parceiros estratégicos do trade.
O Festival de Turismo de Ouro Preto será o maior evento do segmento em Minas Gerais e deve atrair profissionais do circuito turístico nacional e internacional, incluindo uma feira com cerca de 80 expositores.
Segundo o presidente da ABAV-MG, Antônio da Matta, o objetivo principal da realização é fomentar oportunidades de negócios no trade de turismo de Ouro Preto.
“O encontro é uma oportunidade para troca de experiências entre os profissionais do setor. Atividades paralelas, como seminários e simpósios, também promovem a qualificação dos profissionais, tornando o evento uma referência nacional”, pontua.
O fato de Ouro Preto ser um dos principais destinos turísticos do Brasil é um atrativo à parte.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Vecchia, destaca como o turismo em Ouro Preto pode contribuir no desenvolvimento econômico da cidade, uma vez potencializado.
“A cidade demanda que o setor seja abordado de forma profissional. O Festival surge dessa demanda e a expectativa é que aconteça anualmente, tornando-se uma data fixa do calendário cultural e turístico de Ouro Preto, que hoje conta com 430 eventos por ano”, afirma.
Isenção de vistos é aprovada
Isenção de vistos é aprovada
Estrangeiros poderão entrar no Brasil sem o visto
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3161/15, que dispensa de visto os estrangeiros que ingressarem ao Brasil até setembro de 2016.
A medida tem como objetivo atrair mais visitantes ao país, principalmente em função dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que serão realizados no próximo ano.
Agora, o texto segue para votação no Senado. De acordo com o projeto, a isenção poderá ser feita por meio de uma portaria conjunta dos Ministérios do Turismo, Relações Exteriores e da Justiça e beneficiará os estrangeiros que entrem em território nacional até 18 de setembro de 2016, com prazo de estada de até 90 dias.
Empresários do Turismo comemoraram a aprovação da pauta na Câmara. A isenção de vistos é uma demanda antiga do setor para atrair turistas e divisas para o Brasil.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Nerleo Caus, reconheceu a importância da medida para o setor e disse que espera mais.
“Seria muito bom se esse projeto se estendesse para além do período das Olimpíadas”, frisou.

Reveillon no PIC

Reveillon no PIC
O tradicional réveillon do PIC já está movimentando o tradicional clube da região da Pampulha, na capital mineira.
Este ano, terá o sistema all inclusive, que garante o conforto dos participantes com um serviço impecável.
Serão quatro atrações musicais ao longo da noite: a Banda Dib Six, os Bananas Assassinas (cover dos Mamonas Assassinas), Baianas Ozadas, o maior Bloco de Carnaval de Belo Horizonte, e o DJ Eduardo AUM.
Tudo para que a passagem de ano seja realizada em clima de alegria e muita descontração.
No traje, não haverá restrição de cores. Informações http://www.pic-clube.com.br/reveillon2015/
Tel: (31) 3516-8282

Marta Rossi recebe homenagem

Marta Rossi recebe homenagem
Marta Rossi recebendo a Placa em sua homenagem na cidade de Garibaldi.
A Prefeitura de Garibaldi homenageou no mês passado a empresária e diretora da Rossi & Zorzanello, empresa que realiza a FESTURIS-Feira de Turismo de Gramado Marta Rossi.
A diretora da Rossi & Zorzanello foi recebida pelo vice-prefeito Antônio Fachinelli, pela secretária de Turismo Ivane Fávero e pela presidente do Conselho Municipal de Turismo (Contur), Marlene Nickel.
Apesar de não ser garibaldense Marta recebeu a indicação como um reconhecimento da administração daquele município por suas ações em favor do Turismo da cidade serrana.
“Tínhamos a convicção de que eras o nome perfeito até por sua atuação como Conselheira no Governo do Estado. Temos um compromisso de carinho contigo por sempre estar olhando por Garibaldi”, disse Marlene Nickel, presidente do Contur.
O vice-prefeito destacou a premiação como um ato de gratidão. “Esta homenagem é um gesto de gratidão, feita em nome do nosso prefeito e dos 33 mil habitantes de Garibaldi”, disse Fachinelli.
Marta Rossi disse estar orgulhosa por receber o reconhecimento da cidade. “Assumo este compromisso que passo a ter como Embaixadora do Turismo de Garibaldi. É uma homenagem fora de Gramado, mas dentro da nossa casa que é o Rio Grande do Sul, estado que eu e meus sócios levamos Brasil e mundo afora”, destacou.
“Se pensarmos que a indústria turística representa 10% da economia mundial, esta indústria tem um poder de reerguer e trazer benefícios diretos para a população. O Turismo pode salvar uma safra!”, finalizou a diretora da FESTURIS.
Criado em 2014, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi é entregue para personalidade que se destaca promovendo a cidade no setor turístico.
A Festuris- Feira de Turismo de Gramado será realizada, de 5 a 8 de novembro, em Gramado, reunindo o turismo brasileiro e internacional, com cerca de 15 mil pessoas.

Encontro da Hotelaria e Gastronomia
Montes Claros tem cerca de 500 mil habitantes é cidade polo do norte mineiro
A 12ª edição do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira será em Montes Claros, nos dias 26 e 27 de novembro.
O evento tem se destacado no cenário turístico e de gastronomia, acontecendo em várias cidades mineiras.
Belo Horizonte, Caxambu, Poços de Caldas, Ouro Preto e Juiz de Fora já foram cenários de sucesso deste evento itinerante, que é um dos mais importantes do setor.
Montes Claros, localizada no Norte de Minas, foi escolhida pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA para receber a 12ª edição do evento, devido à importância econômica, vocação para o Turismo de Negócios e Eventos e excelente concentração de hotéis, pousadas, bares e restaurantes na região.
Com mostras de produtos, palestras, rodada de negócios, oficinas e festival gastronômico, o evento é uma excelente oportunidade para fornecedores de produtos, equipamentos, insumos e serviços para hotelaria.
Além disso, empresários e profissionais do setor poderão capacitar e atualizar seus conhecimentos, fazer networking.
O Encontro da Hotelaria é promovido pela FBHA e Prefeitura de Montes Claros / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio do Fecomércio, SEBRAE, SESC, SENAC, Senar, Funorte/ Faculdade de Gastronomia e de diversas entidades locais, tais como Montes Claros Convention & Visitors Bureau e Circuito Turístico Sertão Gerais, dentre outras.
Será nos dias 26 e 27 de novembro, no Portal de Eventos, promoção conjunta com o II Fórum de Turismo do Norte de Minas. Informações: WWW.encontrohotel.com.br

Feijoada do Maranhão

Feijoada do Maranhão
Valdez Maranhão promove o intercambio Minas Gerais e Maranhão
Acontece dia 10, nos Salões do Hotel Luzeiros, em São Luís, capital do Maranhão, a 4 Feijoada do Maranhão, organizada pelo empresário e fotógrafo Valdez Maranhão.
A Feijoada é um intercâmbio entre os mineiros e os maranhenses, já que em agosto aconteceu na capital mineira a Feijoada do Maranhão, no Chalezinho reunindo mais de 600 pessoas.
A Feijoada do Maranhão, em São Luís, este ano deverá levar cerca de 100 mineiros para a confraternização com os maranhenses. Informações tel. (321) 3046-3866
_________________________________________________________________________

Hotel Luzeiros, em São Luis, onde acontece a Feijoada do Maranhão
sergio51moreira@bol.com.br