sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Minas em ritmo de eventos: 12º Salão de Turismo da ABAV Minas Gerais, em Belo Horizonte; 7º Festival Japão em Minas, de 23 a 25, no Expominas e 17ª edição, o Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, 25 de maio



Coluna 
Minas Turismo Gerais   

Jornalista Sérgio Moreira 



12º Salão do Turismo da ABAV-MG

O público alvo é composto por donos de hotéis, restaurantes e bares, profissionais, fornecedores, agentes de viagens e operadores turísticos.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (ABAV-MG) promove a 12ª edição do Salão do Turismo, considerado um dos mais importantes acontecimentos turísticos de Minas Gerais. 

O objetivo do evento é disponibilizar para os órgãos de turismo, operadoras, rede hoteleira, companhias aéreas, locadoras e demais segmentos do turismo, a possibilidade de oferecer seus produtos para um público especializado, contando com a presença 50 expositores.

A programação terá início às 9h, com apresentação de palestras direcionadas para os agentes de viagens e receptivos de Belo Horizonte. 

Caravanas de Divinópolis, Montes Claros, Governador Valadares, Juiz de Fora e outras cidades, estarão presentes na feira. Dia: 16 de março de 2018
Local: Dayrell Hotel & Centro de Convenções  Horário: das 9h às 19h

Salão de eventos do Dayrell Hotel
Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira
Em sua 17ª edição, o Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira vai inovar, sendo realizado nas dependências do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, no município de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte. 


O evento, realizado em parceria pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau e BH Airport, será no dia 25 de maio de 2018.

Promovido com o objetivo de aprimorar o relacionamento do setor hoteleiro com as empresas fornecedoras, além de facilitar a realização de novos negócios, o evento visa também contribuir para a atualização e capacitação profissional e a análise do cenário atual e das tendências do mercado.

O encontro já aconteceu nos municípios de Montes Claros, Governador Valadares, Uberlândia, Belo Horizonte, Ouro Preto, Caxambu, Juiz de Fora, Capitólio, Poços de Caldas e Monte Verde. 





Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, recebe por ano mais de 10 milhões de passageiros

7º Festival do Japão, em Minas, será de 23 a 25 de fevereiro, no Expominas
No final de fevereiro, Belo Horizonte se transformará em um pedacinho da terra do sol nascente durante a realização do 7º Festival Japão em Minas, de 23 a 25, no Expominas. 

Realizado desde 2012, é o maior evento do Estado sobre a cultura japonesa. Nessa edição, a temática do evento abordará a mitologia, as divindades, as crendices, as lendas, os talismãs e amuletos da sorte. 

Em 2018, comemoram-se os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. A data marca a história dos imigrantes que chegaram ao país em 1908, relembrando todo o processo de aprendizado e de adaptação de culturas tão contrastantes e tão complementares. 

Para celebrar, o evento contará com a exposição “A História dos Imigrantes Japoneses em Minas Gerais”, além de uma cerimônia budista em memória aos imigrantes pioneiros, com a presença de familiares vindos nas diversas caravanas de associações do interior do Estado.

Esse ano, especialmente vindo do Japão para o evento, teremos a dupla Waonwagi, composta pelo performer de Kendama, Yusuke Ito, e pelo artista de Shamisen, Pierre Ono. 

Entre as apresentações artísticas nacionais, estão confirmados grupos para mostrar a beleza e força da música e tradição japonesas: Hikari Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Brasília e Ishin Yosakoi Soran e Kagura do Brasil, de São Paulo. 

A dança dos dragões – Kagura – é geralmente apresentada nos santuários Xintoístas. Além disso, o evento valoriza os grupos locais, com diversas apresentações em sua programação.

Além disso, o Festival com diversas áreas, como as oficinas de cultura japonas gratuitas, os concursos Miss Nikkei Minas Gerais, de Moda Harajuku e de Cosplay, a exposição inédita Japan Dolls da Cultura Pop, a área de estandes institucionais e empresariais, saúde, games, gastronomia, bazares, entre outras. Uma novidade nesse ano, para conveniência do público, é a sua venda antecipada pela internet.

Oficinas
Este ano, serão oferecidas oito modalidades de oficinas de experimentação gratuitas: Pipamodelismo, Ikebana, Mangá, Sumiê, Origami, Kirigami, Shodô, Furoshiki e Taiko. As vagas são limitadas e as inscrições serão feitas por ordem de chegada. Para participar, basta procurar a área de oficinas no Expominas e se inscrever 10 minutos antes de cada atividade.

Concursos
O Miss Nikkey Minas Gerais 2018 será realizado no sábado (24/02), às 19h30, durante o Festival do Japão em Minas. Seu foco é promover a integração das descendentes japonesas e também divulgar a beleza nipo-mineira. 

As candidatas desfilarão com três trajes: vestido longo, happi (emprestado pela produção) e short jeans e regata branca. A primeira colocada, além de receber o título de Miss Nikkei Minas Gerais 2018, ganhará uma viagem para São Paulo para participar do Miss Nikkey Brasil. As vencedoras receberão também prêmios oferecidos pelos patrocinadores.

O concurso Moda Harajuku é uma novidade dessa edição. Consistirá em um desfile que mostrará o estilo da moda urbana japonesa para o público mineiro, promovendo uma competição entre visuais que caracterizam os estilos alternativos vistos em Shinjuku, Shibuya e Harajuku.

O concurso de Cosplay também será realizado durante o 7º Festival do Japão em Minas, mas no domingo (25/02), às 16h30. 

Seu objetivo é estimular a prática e mostrar aos presentes um pouco dessa tendência símbolo da cultura pop japonesa. Os troféus serão entregues para 1º, 2º e 3º lugares.

Experimentação de Artes Marciais
Quem visitar o festival poderá ver e vivenciar um pouco sobre os diversos tipos de artes marciais com professores e praticantes de alto nível, com experimentações de Karate, Aikido, Kendo e Ninjutsu.

Patrocinadores
O Festival conta com Patrocínio Master da CBMM e Patrocínio da Cemig/Governo de Minas, Usiminas, Cenibra, Vale, Belotur/Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, além de aportes diretos.


7º Festival do Japão em Minas
Data:23 a 25 de fevereiro de 2018
Horários:Dia 23/02 - sexta-feira, das 14h às 22h
Dia 24/02 - sábado, das 10h às 22h
Dia 25/02 - domingo, das 10h às 19h

Ingressos: R$ 16,00 inteira, R$ 8,00 meia-entrada – por dia de evento, vendidos on-line e na portaria do evento.

sergio51moreira@bol.com.br