Lisboa volta este ano a liderar um ranking nacional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos 308 municípios portugueses e que coloca ainda Porto e Cascais no pódio, divulgou a consultora Bloom Consulting.
Nesta quinta edição do estudo anual, que mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho da marca dos concelhos, Lisboa ocupa novamente o primeiro lugar nas três categorias: "Negócios", "Visitar" e "Viver".
Do lado das descidas, destaca-se o município de Oeiras, que deixou de integrar o top 10 pela primeira vez e desceu sete posições, ocupando agora o 15.º lugar.
No que respeita ao top 25 nacional, destaca-se a ausência de Viana do Castelo, que pela primeira vez não está presente nesta lista, tendo ficado em 26º lugar, e o aparecimento de Ponta Delgada, que "nas últimas quatro edições subiu 19 lugares", encontrando-se agora na posição 24, significando uma subida de quatro posições em relação ao ano anterior.
A consultora sublinha ainda que "esta é a primeira vez que todas as regiões portuguesas estão representadas no top 25".
Na análise por categorias, Lisboa, Porto e Braga, à semelhança do ano passado, mantêm-se nos primeiros três lugares em "Negócios", destacando-se também Vila Nova de Gaia, que obteve uma subida de 10 posições, conseguindo ocupar agora o sexto lugar desta rubrica.
Ainda no que diz respeito aos "Negócios", Maia obteve uma descida algo significativa, recuando oito posições e passando para o 15.º lugar.
Nesta rubrica, segundo o estudo, "destaca-se a subida de Braga ao quarto lugar, ultrapassando Sintra e ficando apenas atrás de Lisboa, Porto e Cascais", sendo que a maior descida foi a de Guimarães, que baixou cinco posições e passou para o 17.º lugar.
O Portugal City Brand Ranking analisa o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos, procura, pesquisas 'on-line' que tiveram como objeto o município em causa e desempenho 'on-line 'através dos 'sites' e redes sociais de cada município.