A Praça da Estação no centro de BH recebe as quadrilhas.
Por Sérgio Moreira
Belo Horizonte/ Minas Gerais - Entre os dias 3 e 12 de julho, terá continuidade a maior festa junina de Belo Horizonte com mais de 40 quadrilhas que se apresentar ão em toda a cidade celebrando a tradição junina: O Arraial de Belô.
Considerada uma das maiores festas juninas do Brasil, há 37 anos, o Arraial de Belô faz parte do calendário oficial de Belo Horizonte.
O evento contempla manifestações culturais que resgatam o costume das festas juninas mineiras, reafirmando a importância das tradições populares brasileiras.
Mais de 30 grupos de quadrilha participam do Concurso Municipal.
Os eventos acontecem em todas as regionais e a grande festa na Praça da Estação, onde juntamente com as apresentações das quadrilhas, o público pode apreciar a gastronomia típica da festa, servida em barracas e curtir a programação musical.
Extensa programação
O Arraial de Belô é uma iniciativa da Belotur. Muita música sertaneja, forró, comidas típicas, danças e brincadeiras de São João compõem a programação.
Extensa programação
O Arraial de Belô é uma iniciativa da Belotur. Muita música sertaneja, forró, comidas típicas, danças e brincadeiras de São João compõem a programação.
A Praça da Estação será caracterizada como uma cidadezinha do interior com barraquinhas de comidas típicas, bandeirolas e quadrilhas, valorizando a tradicional cultura mineira.
Para o presidente da Belotur, Mauro Werkema, o festejo junino é um dos grandes eventos da capital mineira e promete agradar o público.
“O Arraial de Belô – já consolidado no calendário de Belo Horizonte – acontecerá de forma descentralizada, em todas as regionais da cidade. Esta é a forma de levarmos a festa ao público, facilitando o acesso e democratizando a participação", ressaltou Mauro Werkema.
Já o grande evento, que acontece na Praça da Estação, de acordo com o presidente, será organizado em uma estrutura que valoriza a cultura mineira e as tradições típicas do interior, com apresentação de tradicionais quadrilhas da capital.
Festa das Quadrilhas na Praça da Estação
Entre os dias 10 e 12 de julho acontece a grande festa com as quadrilhas do Grupo Especial. Serão 14 agremiações disputando os prêmios.
Na sexta-feira (10) a banda Chama Chuva comanda o arrasta pé na Praça da Estação, seguida da dupla Vitor e Guilherme, no primeiro dia de apresentações das quadrilhas.
Na noite seguinte, sábado (11), Fred e Geraldinho fazem a festa do público. Domingo (12), para encerrar a festança, a dupla mineira Victor e Léo anima o público. Canções como “10 minutos longe de você”, "Na linha do tempo" “Tem que Ser Você”, “O tempo não apaga”, “Fada” e “Vida Boa” são sucessos já conhecidos.

Ouro Preto, antiga Vila Rica, considerada uma das maiores riquezas de Minas Gerias, é a cidade das nuances, da arte de Aleijadinho, da Inconfidência Mineira, de Tiradentes, a Escola de Minas e da UFOP, Carlos Bracher e muitos artistas e artesãos espalhados pelos seus becos e vielas.
Ouro Preto promove Festival de Turismo
Praça Tiradentes encanta os turistas
Ouro Preto - Patrimônio Mundial da Humanidade, a cidade de Ouro Preto, a 90 Km da capital mineira, promove o Festival de Turismo, em outubro.
As ruas com suas ladeiras históricas em paralelepípedo e a arquitetura barroca, entre museus e casarios, chafarizes e oratórios, museus e igrejas, a cidade tem em cada canto a diversidade histórica da colonização, encantam os turistas do Brasil e exterior.
Eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter viva em sua memória fatos históricos do Brasil, Ouro Preto não se conta, se visita, se descobre, se vivencia.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e vários parceiros do trade turístico , o evento é uma promoção da ABAV-MG (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais) e como realizadora a FIRE Assessoria de Eventos, será realizado de 15 a 17 de outubro de 2015 o Festival de Turismo Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Segundo o empresário e realizador do evento, Alexandre Araújo, este evento promete ser o maior e mais arrojado do setor nas terras mineiras e tem o objetivo de promover possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em eventos de turismo.
Além das mostras de turismo com o intuito de divulgar roteiros e circuitos nacionais e internacionais com stands de operadoras, parques temáticos, circuitos gastronômicos, hotéis, resorts, navios, companhias aéreas, e tudo mais que envolve uma boa viagem, serão oferecidas aos agentes, palestras e workshops e as visitas de familiarização por maravilhosos destinos.
Com a característica inerente de um bom mineiro de receber bem, os agentes do trade terão belas lembranças destes momentos e com certeza irão ofertar aos seus passageiros vários destinos e novas experiências. www.festivaldeturismoouropreto.com.br
Valéria Chaves (professora do curso de Turismo da Ufop), Alexandre Araújo (diretor Administrativo da Fire Assessoria de Eventos, Willian Adeodato (diretor Executivo do Convention & Visitors Bureau de Ouro Preto e presidente do COMTUR), Felipe Vecchia Guerra (secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio), Erika Curtiss dos Santos (secretária Municipal de Meio Ambiente), Antônio da Matta (presidente da ABAV-MG) e Milton Pimentel (gerente Comercial do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto).
Fé e viagens:
Turismo Religioso em alta no País

A devoção a Nossa Senhora Aparecida
Salvador. Aparecida, em São Paulo, também é um município predominantemente conhecido pelo seu apelo religioso, fator que pode ser comprovado pelo alto índice de turistas: segundo a administração do Santuário Nacional de Aparecida, em 2014, houve o número recorde de visitantes no local, totalizando mais de 12 milhões de fiéis.
Basílica Nossa Senhora Aparecida.
Brasília/Distrito Federal - De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTUR), por exemplo, mais de 17 milhões de brasileiros viajaram pelo país devido a motivos religiosos.
Cidades com temáticas, igrejas e manifestações religiosas são as que mais beneficiam com este panorama, como as tradicionais cidades mineiras e baianas: Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo,
A devoção a Nossa Senhora Aparecida
Salvador. Aparecida, em São Paulo, também é um município predominantemente conhecido pelo seu apelo religioso, fator que pode ser comprovado pelo alto índice de turistas: segundo a administração do Santuário Nacional de Aparecida, em 2014, houve o número recorde de visitantes no local, totalizando mais de 12 milhões de fiéis.
E para atender esta parcela expressiva de clientes, os empreendimentos hoteleiros se adaptam, oferecendo ao público serviços e produtos de alta qualidade a exemplo do San Diego Express Aparecida, administrado pela Rede de Hotéis Arco.
Para suprir com excelência todos os turistas, o hotel conta com 171 apartamentos, restaurante próprio, estacionamento e internet gratuitos e café da manhã incluso na diária.
Os quartos são compostos com ar-condicionado, bancada de trabalho e TV’s de tela plana.
Para os mais religiosos, o empreendimento apresenta uma minicapela como diferencial.
O San Diego Express Aparecida é o primeiro hotel da Rede de Hotéis Arco no estado paulista, rede em expansão que se prepara para conquistar o País.
Em Aparecida, encontra-se o Santuário Nacional da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, um dos maiores templos católicos do mundo.
Uma imagem da santa de 29 cm é a principal atração do local, considerado a capital das romarias.
A imagem teria sido encontrada por pescadores, no Rio Paraíba, na segunda quinzena de outubro de 1717.
FESTURIS espera mais de 15 mil pessoas
Gramado/Rio Grande do Sul - De 5 a 8 de novembro, o mercado turístico do Brasil e de mais de 30 países estarão reunidos no FESTURIS considerado a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado reúne significativa amostra do setor do turismo.
Durante os dias do FESTURIS, o evento propicia o clima ideal para a concretização de negócios e parcerias que geram sólidos resultados durante todo o ano.
O Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico, recebendo empresas, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 30 países.
Por seus corredores, circulam mais de 13 mil profissionais.
Vitrine privilegiada para cerca de duas mil marcas, a feira é realizada no Serra Park, um dos mais modernos centros de eventos do Brasil, localizado a apenas 1 km do centro da cidade.
Gramado
A pequena e encantadora cidade com características europeias e sede do Festival do Turismo, é considerada um modelo de planejamento turístico no Brasil.
Dotada de completa infra-estrutura hoteleira e gastronômica é frequentada por milhares de turistas do Brasil e de outros países.
Seu centro é um verdadeiro shopping a céu aberto, com lojas de grifes fazendo contraponto aos artesanatos e chocoleterias – outra marca registrada da cidade.
Gramado é ainda privilegiada por suas áreas verdes que abrigam condomínios, mais de uma centena de hotéis, parques e áreas de lazer.
Nova diretoria da ABIH MG
Belo Horizonte - A nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MG), eleita para o biênio 2015-2017, tomou posse no BH Boutique Hostel, no Santo Agostinho.
De acordo com Patrícia Azeredo Coutinho, presidente reeleita, o segundo mandato será pautado pela contínua profissionalização da entidade, buscando a diminuição dos altos custos da hotelaria em várias frentes além da intensificação da ação no interior.
Em seu discurso, ela destacou os números que impactam a economia decorrentes do turismo, da falta de planejamento ante a nova safra hoteleira, da necessidade urgente de reforma do Minas Centro e Expominas, da necessidade de união e profissionalização do trade turístico e da importância de “saber pedir”.
“Precisamos nos organizar e saber pedir, ainda não demonstramos de forma clara para os governantes a nossa importância em geração de empregos e recolhimento de impostos”, frisou.
Patrícia disse ainda que o turismo é indústria limpa que representa 9% do PIB mundial e em Minas Gerais representa 5% do PIB e 12% dos empregos formais totais.
"Precisamos de verba para promoção do turismo e equipamentos de eventos atualizados e com preços competitivos", alertou.
Também discursaram o presidente da ABIH Nacional, Fermi Torquato, a subsecretária de Turismo, Silvana Nascimento, e a diretora de promoção turística da Belotur, Stella de Moura.
Também discursaram o presidente da ABIH Nacional, Fermi Torquato, a subsecretária de Turismo, Silvana Nascimento, e a diretora de promoção turística da Belotur, Stella de Moura.
Representantes do governo estadual, municipal, presidentes de entidades do trade mineiro e nacional, presidente da Prominas, cônsules do Japão, Canadá, Hungria, Argentina, Turquia e Israel em Minas Gerais marcaram presença na cerimônia de posse.
A escolha dos parceiros para realização da cerimônia teve o apoio da “Conceito Português”, Choperia Albanos, Korin Agricultura Natural, Kamide Buffet juntamente com Cristina Misk, cenografia de Mônica Lipiani e música do DJ, Leandro Rallo, Harus Amenities, Appsistemas e Rota de Eventos.
43ª ABAV EXPO
43ª ABAV EXPO
INTERNACIONAL DE TURISMO
São Paulo/SP - De 24 a 26 de setembro de 2015, acontece a 43ª ABAV. A Feira das Américas é uma das maiores feiras de turismo da América Latina e ponto de encontro, comercialização e comunicação de toda a cadeia produtiva do setor turístico desta região do globo.
São Paulo/SP - De 24 a 26 de setembro de 2015, acontece a 43ª ABAV. A Feira das Américas é uma das maiores feiras de turismo da América Latina e ponto de encontro, comercialização e comunicação de toda a cadeia produtiva do setor turístico desta região do globo.
Nesse evento, se encontram agentes de viagens e profissionais do turismo com representações de atrações turísticas, destinos, espaços para eventos, hotéis, meios de comunicação, agências online, entre outros para conhecer novos produtos, lançamentos, estabelecer contato com outros profissionais e transformar as tendências do setor em negócios.
O evento acontece no Anhembi, em São Paulo, o maior Centro de Eventos da América Latina, e é segmentada por regiões: Brasil, América Latina e Caribe; Europa; Estados Unidos; Ásia, África e Oceania, e ainda os espaços a Vila do Saber - Congresso ABAV- - Ilha Corporativa e a Sala Vip do Agente de Viagens.
No ano passado, os dados mostraram 41.095 visitantes, 3.500 marcas expositoras e estandes com 65 países. Informações www.abavexpo.com.br
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________