A operação será iniciada com três frequências semanais, à terça-feira, sexta-feira e domingo, e será realizada com voos circulares Lisboa – Manaus – Belém – Lisboa, permitindo que a TAP entre na região Norte do Brasil, que possui um grande potencial turístico e uma oferta de voos internacionais reduzida.
Os voos da TAP partirão de Lisboa às 9h30, chegarão a Manaus às 13h40 e, uma hora depois, seguirão para Belém, onde aterrarão às 17h40. Às 19h10, partirão de Belém, chegando a Lisboa às 6h45 do dia seguinte (horas locais).
A captação de tráfego direto entre o Norte do Brasil e a Europa vai ainda permitir a libertação de lugares noutras rotas operadas pela TAP no Brasil que apresentam já alguma escassez de oferta face à elevada procura.
Manaus tem uma população de 2,3 milhões de habitantes e é a capital do Estado do Amazonas, com 3,6 milhões de habitantes.
Principal porta de entrada na Amazónia, Manaus é também um importante pólo de desenvolvimento brasileiro, com uma Zona Franca em grande expansão que não dispõe de ligações aéreas diretas com a Europa.
Belém, capital do Estado do Pará, tem uma população total de 7,8 milhões de habitantes, dos quais 2,25 milhões se concentram na capital.
Belém, capital do Estado do Pará, tem uma população total de 7,8 milhões de habitantes, dos quais 2,25 milhões se concentram na capital.
É um importante destino de ecoturismo e também uma das portas para a Amazónia, não dispondo também de qualquer ligação aérea para a Europa.