Eles irão compor, com outras 10 rotas, o espaço coletivo dos roteiros gaúchos a serem apresentados a operadores, agentes e profissionais de turismo de todo o País.
A mostra dos principais destinos do Rio Grande do Sul ocorrerá junto ao Festival do Turismo de Gramado.
O estande tem a coordenação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares - Região Uva e Vinho e apoio das Secretarias de Turismo (Setur) e de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Estado do Rio Grande do Sul.
As regiões da Serra, Campanha e do Alto Uruguai terão espaços tematizados para aproximação direta com o trade de turismo.
A gestora de Projetos do Ibravin, Janine Basso Lisboa, antecipa algumas novidades para esta segunda edição, entre elas, a representação de experiências que os turistas vivenciam durante os passeios, como degustação de vinhos, gastronomia, enoterapia, apreciação da paisagem e colheita de uva.
“Neste ano, a apresentação é bem específica do Rio Grande do Sul. Além do foco na comercialização dos destinos, estarão acontecendo estas experiências que têm como objetivo mostrar o enoturismo com uma atividade cada vez mais atrativa”, diz.
Roteiros que serão
divulgados no Salão de Enoturismo
- Região do Alto Uruguai
- Região da Serra
- Estrada do Sabor e Rota dos Espumantes (Garibaldi);
- Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul);
- Rota das Cantinas Históricas (Bento Gonçalves);
- Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves);
- Vinhos de Pinto Bandeira (Pinto Bandeira);
- Termas e Longevidade (Protásio Alves, Nova Prata, Vila Flores,
Veranópolis e Cotiporã);
- Caminhos da Colônia (Caxias do Sul);
- Caminho do Moscatel (Farroupilha);
- Compassos da Mérica, Mérica (Flores da Cunha);
- Vinhos dos Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua).