segunda-feira, 29 de junho de 2015

INTENSA ATIVIDADE EM BELO HORIZONTE E EM DIVERSOS ESTADOS MOVIMENTAM O TURISMO NO PAÍS


A Praça da Estação no centro de BH recebe as quadrilhas.

Por Sérgio Moreira

Belo Horizonte/ Minas Gerais - Entre os dias 3 e 12 de julho, terá continuidade a maior festa junina de Belo Horizonte com mais de 40 quadrilhas que se apresentar
 ão em toda a cidade celebrando a tradição junina: O Arraial de Belô.

Considerada uma das maiores festas juninas do Brasil, há 37 anos, o Arraial de Belô faz parte do calendário oficial de Belo Horizonte.



O evento contempla manifestações culturais que resgatam o costume das festas juninas mineiras, reafirmando a importância das tradições populares brasileiras. 

Mais de 30 grupos de quadrilha participam do Concurso Municipal. 

Os eventos acontecem em todas as regionais e a grande festa na Praça da Estação, onde juntamente com as apresentações das quadrilhas, o público pode apreciar a gastronomia típica da festa, servida em barracas e curtir a programação musical.

Extensa programação
O Arraial de Belô é uma iniciativa da Belotur. Muita música sertaneja, forró, comidas típicas, danças e brincadeiras de São João compõem a programação. 

A Praça da Estação será caracterizada como uma cidadezinha do interior com barraquinhas de comidas típicas, bandeirolas e quadrilhas, valorizando a tradicional cultura mineira. 

Para o presidente da Belotur, Mauro Werkema, o festejo junino é um dos grandes eventos da capital mineira e promete agradar o público. 

“O Arraial de Belô – já consolidado no calendário de Belo Horizonte – acontecerá de forma descentralizada, em todas as regionais da cidade. Esta é a forma de levarmos a festa ao público, facilitando o acesso e democratizando a participação", ressaltou Mauro Werkema.

Já o grande evento,  que acontece na Praça da Estação, de acordo com o presidente, será organizado em uma estrutura que valoriza a cultura mineira e as tradições típicas do interior, com apresentação de tradicionais quadrilhas da capital.

Festa das Quadrilhas na Praça da Estação

Entre os dias 10 e 12 de julho acontece a grande festa com as quadrilhas do Grupo Especial. Serão 14 agremiações disputando os prêmios.

Na sexta-feira (10) a banda Chama Chuva comanda o arrasta pé na Praça da Estação, seguida da dupla Vitor e Guilherme, no primeiro dia de apresentações das quadrilhas. 

Na noite seguinte, sábado (11), Fred e Geraldinho fazem a festa do público. Domingo (12), para encerrar a festança, a dupla mineira Victor e Léo anima o público. Canções como “10 minutos longe de você”, "Na linha do tempo" “Tem que Ser Você”, “O tempo não apaga”, “Fada” e “Vida Boa” são sucessos já conhecidos.

Ouro Preto promove Festival de Turismo



Praça Tiradentes encanta os turistas


Ouro Preto - Patrimônio Mundial da Humanidade, a cidade de Ouro Preto, a 90 Km da capital mineira, promove o Festival de Turismo, em outubro. 

As ruas com suas ladeiras históricas em paralelepípedo e a arquitetura barroca, entre museus e casarios, chafarizes e oratórios, museus e igrejas, a cidade tem em cada canto a diversidade histórica da colonização, encantam os turistas do Brasil e exterior. 

Ouro Preto, antiga Vila Rica, considerada uma das maiores riquezas de Minas Gerias, é a cidade das nuances, da arte de Aleijadinho, da Inconfidência Mineira, de Tiradentes, a Escola de Minas e da UFOP, Carlos Bracher e muitos artistas e artesãos espalhados pelos seus becos e vielas. 

Eleita pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter viva em sua memória fatos históricos do Brasil, Ouro Preto não se conta, se visita, se descobre, se vivencia.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e vários parceiros do trade turístico , o evento é uma promoção da ABAV-MG (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais) e como realizadora a FIRE Assessoria de Eventos, será realizado de 15 a 17 de outubro de 2015 o Festival de Turismo Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. 

Segundo o empresário e realizador do evento, Alexandre Araújo, este evento promete ser o maior e mais arrojado do setor nas terras mineiras e tem o objetivo de promover possibilidades de negócios, se tornando referência nacional em eventos de turismo.

Além das mostras de turismo com o intuito de divulgar roteiros e circuitos nacionais e internacionais com stands de operadoras, parques temáticos, circuitos gastronômicos, hotéis, resorts, navios, companhias aéreas, e tudo mais que envolve uma boa viagem, serão oferecidas aos agentes, palestras e workshops e as visitas de familiarização por maravilhosos destinos.

Com a característica inerente de um bom mineiro de receber bem, os agentes do trade terão belas lembranças destes momentos e com certeza irão ofertar aos seus passageiros vários destinos e novas experiências. www.festivaldeturismoouropreto.com.br


Valéria Chaves (professora do curso de Turismo da Ufop), Alexandre Araújo (diretor Administrativo da Fire Assessoria de Eventos, Willian Adeodato (diretor Executivo do Convention & Visitors Bureau de Ouro Preto e presidente do COMTUR), Felipe Vecchia Guerra (secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio), Erika Curtiss dos Santos (secretária Municipal de Meio Ambiente), Antônio da Matta (presidente da ABAV-MG) e Milton Pimentel (gerente Comercial do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto). 


Fé e viagens: 
Turismo Religioso em alta no País


Basílica Nossa Senhora Aparecida.


Brasília/Distrito Federal - De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTUR), por exemplo, mais de 17 milhões de brasileiros viajaram pelo país devido a motivos religiosos. 

Cidades com temáticas, igrejas e manifestações religiosas são as que mais beneficiam com este panorama, como as tradicionais cidades mineiras e baianas: Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo,


A devoção a Nossa Senhora Aparecida
Salvador. Aparecida, em São Paulo, também é um município predominantemente conhecido pelo seu apelo religioso, fator que pode ser comprovado pelo alto índice de turistas: segundo a administração do Santuário Nacional de Aparecida, em 2014, houve o número recorde de visitantes no local, totalizando mais de 12 milhões de fiéis. 

E para atender esta parcela expressiva de clientes, os empreendimentos hoteleiros se adaptam, oferecendo ao público serviços e produtos de alta qualidade a exemplo do San Diego Express Aparecida, administrado pela Rede de Hotéis Arco.

Para suprir com excelência todos os turistas, o hotel conta com 171 apartamentos, restaurante próprio, estacionamento e internet gratuitos e café da manhã incluso na diária. 

Os quartos são compostos com ar-condicionado, bancada de trabalho e TV’s de tela plana. 

Para os mais religiosos, o empreendimento apresenta uma minicapela como diferencial.

O San Diego Express Aparecida é o primeiro hotel da Rede de Hotéis Arco no estado paulista, rede em expansão que se prepara para conquistar o País.

Em Aparecida, encontra-se o Santuário Nacional da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, um dos maiores templos católicos do mundo. 

Uma imagem da santa de 29 cm é a principal atração do local, considerado a capital das romarias. 

A imagem teria sido encontrada por pescadores, no Rio Paraíba, na segunda quinzena de outubro de 1717. 

FESTURIS espera mais de 15 mil pessoas


Diretores do FESTURIS, Marta Rossi entre Eduardo Zorzenello (D) e Marcus Rossi.


Gramado/Rio Grande do Sul - De 5 a 8 de novembro, o mercado turístico do Brasil e de mais de 30 países estarão reunidos no FESTURIS considerado a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o FESTURIS - Feira de Turismo de Gramado reúne significativa amostra do setor do turismo. 

Durante os dias do FESTURIS, o evento propicia o clima ideal para a concretização de negócios e parcerias que geram sólidos resultados durante todo o ano.

O Festival do Turismo de Gramado é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico, recebendo empresas, delegações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 30 países. 

Por seus corredores, circulam mais de 13 mil profissionais. 

Vitrine privilegiada para cerca de duas mil marcas, a feira é realizada no Serra Park, um dos mais modernos centros de eventos do Brasil, localizado a apenas 1 km do centro da cidade.

Gramado

A pequena e encantadora cidade com características europeias e sede do Festival do Turismo, é considerada um modelo de planejamento turístico no Brasil. 

Dotada de completa infra-estrutura hoteleira e gastronômica é frequentada por milhares de turistas do Brasil e de outros países. 

Seu centro é um verdadeiro shopping a céu aberto, com lojas de grifes fazendo contraponto aos artesanatos e chocoleterias – outra marca registrada da cidade. 

Gramado é ainda privilegiada por suas áreas verdes que abrigam condomínios, mais de uma centena de hotéis, parques e áreas de lazer. 

Nova diretoria da ABIH MG

Belo Horizonte
A nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MG), eleita para o biênio 2015-2017, tomou posse no BH Boutique Hostel, no Santo Agostinho.


De acordo com Patrícia Azeredo Coutinho, presidente reeleita, o segundo mandato será pautado pela contínua profissionalização da entidade, buscando a diminuição dos altos custos da hotelaria em várias frentes além da intensificação da ação no interior.

Em seu discurso, ela destacou os números que impactam a economia decorrentes do turismo, da falta de planejamento ante a nova safra hoteleira, da necessidade urgente de reforma do Minas Centro e Expominas, da necessidade de união e profissionalização do trade turístico e da importância de “saber pedir”.

“Precisamos nos organizar e saber pedir, ainda não demonstramos de forma clara para os governantes a nossa importância em geração de empregos e recolhimento de impostos”, frisou.

Patrícia disse ainda que o turismo é indústria limpa que representa 9% do PIB mundial e em Minas Gerais representa 5% do PIB e 12% dos empregos formais totais. 

"Precisamos de verba para promoção do turismo e equipamentos de eventos atualizados e com preços competitivos", alertou.

Também discursaram o presidente da ABIH Nacional, Fermi Torquato, a subsecretária de Turismo, Silvana Nascimento, e a diretora de promoção turística da Belotur, Stella de Moura. 

Representantes do governo estadual, municipal, presidentes de entidades do trade mineiro e nacional, presidente da Prominas, cônsules do Japão, Canadá, Hungria, Argentina, Turquia e Israel em Minas Gerais marcaram presença na cerimônia de posse.

A escolha dos parceiros para realização da cerimônia teve o apoio da “Conceito Português”, Choperia Albanos, Korin Agricultura Natural, Kamide Buffet juntamente com Cristina Misk, cenografia de Mônica Lipiani e música do DJ, Leandro Rallo, Harus Amenities, Appsistemas e Rota de Eventos.


43ª ABAV EXPO 
INTERNACIONAL DE TURISMO

São Paulo/SP - De 24 a 26 de setembro de 2015, acontece a 43ª ABAV. A Feira das Américas é uma das maiores feiras de turismo da América Latina e ponto de encontro, comercialização e comunicação de toda a cadeia produtiva do setor turístico desta região do globo. 

Nesse evento, se encontram agentes de viagens e profissionais do turismo com representações de atrações turísticas, destinos, espaços para eventos, hotéis, meios de comunicação, agências online, entre outros para conhecer novos produtos, lançamentos, estabelecer contato com outros profissionais e transformar as tendências do setor em negócios. 

O evento acontece no Anhembi, em São Paulo, o maior Centro de Eventos da América Latina, e é segmentada por regiões: Brasil, América Latina e Caribe; Europa; Estados Unidos; Ásia, África e Oceania, e ainda os espaços a Vila do Saber - Congresso ABAV- - Ilha Corporativa e a Sala Vip do Agente de Viagens. 

No ano passado, os dados mostraram 41.095 visitantes, 3.500 marcas expositoras e estandes com 65 países. Informações www.abavexpo.com.br
_________________________________________________________________________