terça-feira, 18 de setembro de 2012

PETROBRAS PARTICIPA DE UM DOS MAIORES EVENTOS DE PETRÓLEO DO MUNDO, O RIO OIL AND GAS, QUE ACONTECE NO RIOCENTRO ATÉ DIA 20 DESTE MÊS DE SETEMBRO

Almir Barbassa inaugurou o estande da Petrobras


O Rio de Janeiro sedia um dos mais importantes encontros de turismo de eventos, no Riocentro, onde acontece a 30ª edição da Rio Oil and Gas que reúne as mais importantes empresas de exploração e comercialização de petróleo do mundo. A  Petrobras foi destaque no primeiro dia do certame inaugurado, ontem, segunda-feira (17/9). Representando a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Almir Barbassa, participou da cerimônia da abertura, inaugurou o estande da Petrobras e atuou como mediador da sessão plenária "O papel da indústria do Petróleo na Promoção do Desenvolvimento Econômico Sustentável".

Estiveram presentes à abertura autoridades e representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao setor de petróleo e gás. Entre outros, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp; a diretora da Agência Nacional do Petróleo, Magda Chambriard e o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Logo após a cerimônia, o diretor Almir Barbassa inaugurou o estande da Petrobras, onde está sendo apresentado um simulador de Manobras Marítimo-fluvial desenvolvido pela Petrobras e pela Transpetro em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). 


Uma das funções do simulador é auxiliar no treinamento dos responsáveis por conduzir os navios aliviadores da Companhia, que trazem para o continente o petróleo produzido pelas plataformas marítimas. Até agora foram construídos três protótipos com tela 3D e reprodução de instrumentos de navegação usados pelos condutores das embarcações.

Com o simulador é possível treinar situações enfrentadas durante operações reais em diversas condições climáticas e oceânicas na costa brasileira. O equipamento permite a realização de estudos virtuais nos navios plataforma P-35 e P-51, ambos instalados na Bacia de Campos, e ainda em uma monoboia, unidade flutuante presa ao fundo do mar, usada para carga e descarga de petróleo e derivados. Também são reproduzidos pelo simulador diversos navios da frota da Transpetro. O simulador está disponível para os visitantes durante todos os dias da exposição.

Além do simulador, os visitantes podem encontrar no estande da Petrobras um espaço destinado aos fornecedores, totens informativos e um vídeo sobre as estratégias da Companhia, em especial a política de Conteúdo Local e as oportunidades abertas para a cadeia de fornecedores pelos projetos desenvolvidos pela Petrobras. O vídeo conta com depoimentos da presidente Graça Foster, do diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Companhia, José Antônio de Figueiredo, e de dirigentes de empresas parceiras.

À tarde, Barbassa participou como mediador da sessão plenária "O papel da indústria do Petróleo na Promoção do Desenvolvimento Econômico Sustentável". O diretor destacou a importância da energia para o desenvolvimento e para a qualidade de vida. 


Segundo ele, "hoje a humanidade desfruta de uma qualidade de vida muito superior se comparada há dois séculos". Ressaltou ainda que "petróleo e gás contribuem como fonte primária de energia em mais de 50%" e que "a demanda crescente por energia é o maior desafio". Barbassa concluiu, destacando a importância de ações de eficiência energética para a sustentabilidade.

A Rio Oil and Gas está sendo realizada no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 20 de setembro. A exposição conta com cerca de 1300 expositores, distribuídos por aproximadamente 40 mil m². São esperados 55 mil visitantes nos quatros dias de exposição.