quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TAP ÀS VÉSPERAS DE SER PRIVATIZADA ACUMULA DESEMPENHOS OPERACIONAIS POSITIVOS E CRESCE 3%, EM AGOSTO, O MELHOR MÊS DE TODA A HISTÓRIA DA COMPANHIA, APESAR DA CRISE QUE ASSOLA PORTUGAL . PARTIDO SOCIALISTA ACUSA O GOVERNO DE FALTA DE TRANSPARÊNCIA NO PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO



Com o processo de sua privatização aprovado, no último dia 2 de agosto, pelo Conselho e Ministros e o diploma promulgado, ontem (terça-feira) pelo presidente da República portuguesa, a TAP continua trabalhando normalmente e, apesar da crise que abala Portugal social, financeira e economicamente, no mês passado, a companhia registrou crescimento de 3%, ao transportar 1,072 milhão de passageiros.

Esse desempenho bate todos os recordes de tráfego da TAP, num único mês, e eleva o acumulado de Janeiro a Agosto, para 6,809 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 3,8% face a igual período do ano anterior. Para este bom desempenho contribuíram, em especial, os crescimentos nos setores da rede da Europa (+4.4%), África (+9%) e Estados Unidos (+25%).

Esse resultado, todavia, não livra a TAP de ser colocada à venda pelo governo neo-liberal da coligação de direita CDS-PP e PSD, liderada pelo primeiro-ministro Passos Coelho, através de um processo que o Partido Socialista (PS), de Mário Soares, considera que nasceu e se desenrola sem a necessária transparência.

Pelo diploma sancionado pelo presidente Cavaco Silva, outro integrante da coligação de direita, a privatização da TAP será realizada em duas fases, uma através de aumento de capital da companhia e outra pela venda de ações.

Apesar de com a privatização a TAP deixar de pertencer ao estado português, o Conselho de Ministros e o governo consideraram "relevante privilegiar a manutenção" do pendor da TAP - Transportes Aéreos Portugueses - "enquanto companhia de bandeira".

A TAP que é dirigida, desde outubro, de 2000 pelo engenheiro brasileiro, ex-presidente da Varig e da Rio Sul, Fernando Pinto, cresceu muito na sua gestão e hoje opera voos 70 voos semanais em Portugal e o Brasil e efetivou Portugal como uma importante entrada de brasileiros na Europa. 

É lícito ressaltar que os 3,8% de crescimento da TAP ao longo dos primeiros oito meses deste ano, contribuíram, de forma decisiva, para o resultado positivo do aumento do tráfego global alcançado nos aeroportos nacionais, o qual foi, de acordo com a ANA, de 1,4%.