sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ABAV-RJ E SINDETUR - RJ ENCERRAM O ANO COM FESTA, MAS ALERTANDO QUE É PRECISO MELHORAR O RELACIONAMENTO NO TRIPÉ CONSUMIDORES, VOADORAS E AGENTES DE VIAGENS. O TURISMO CRESCEU MUITO MAIS DO QUE O PAÍS, QUE VIVE UM BOM MOMENTO DO SETOR COM FARTA TENDÊNCIA A CRESCER MAIS

Os presidentes da ABAV-RJ, George Irmes. e do Sindetur-RJ, Aldo Sivieiro, ao centro, de gravata, rodeados pelos empresários que patrocinaram a festa dos profissionais de turismo, ontem, à noite, no Rio de Janeiro.


Profissionais e autoridades do trade se reuniram, ontem, no Clube de Aeronáutica, para festejar as realizações conquistadas em 2012 e manifestar a esperança de um rentável Ano Novo. O presidente do Sindetur-RJ, Aldo Sivieiro ressaltou a necessidade de se promover um ordenamento que melhore o relacionamento no tripé consumidores, companhias aéreas e agências de viagens.

O jantar, promovido pela Abav/RJ e pelo Sindetur-RJ, contou com a presença de 250 convidados dentre agentes de viagens, parlamentares, autoridades e jornalistas.

Na ocasião, o presidente da Abav/RJ, George Irmes, fez um balanço de 2012 e destacou o bom momento do Rio de Janeiro.

“O nosso setor registrou crescimento, ignorando a crise internacional e a oscilação cambial, e devemos fechar o ano com um aumento de 13%. Nosso estado também vive um momento muito positivo”, ressaltou Irmes.

O dirigente salientou que o turismo é o maior setor econômico no que se refere ao faturamento e ao número de pessoas empregadas e que as viagens de turismo são o grande motor desta indústria.

“Por isso, quero destacar a força de vendas de nós, agentes de viagens, e o nosso valor perante esta gigantesca indústria que é o turismo. Nós somos a mola propulsora desta engrenagem e posso afirmar que não há sites, guias de viagens ou publicações que substituam a nossa importância dentro desta cadeia produtiva”, afirmou.

Em seguida, o presidente do Sindetur-RJ, Aldo Siviero, discursou sobre a urgente necessidade de ordenamento do setor, principalmente na relação entre consumidores, agências de viagens e companhias aéreas.

“Estamos atuando contra os excessos praticados por empresas aéreas, como a cobrança abusiva de multas nos casos de cancelamento ou remarcação e atrasos no reembolso de bilhetes. Já temos ao nosso lado o PROCON/RJ e parlamentares como a senadora Ana Amélia e as deputadas Cidinha Campos e Perpétua Almeida”, anunciou Siviero.

Pelo acordo firmado entre a Abav/RJ, o PROCON/RJ e o Sindetur-RJ, sempre que um consumidor abrir processo contra uma agência de viagens junto ao PROCON/RJ e este envolver a má prestação de serviços de uma empresa aérea, a última também é acionada. Ou seja, serão abertos dois processos: um contra a agência e outro contra a empresa aérea citada.

“Esse é um grande avanço, principalmente se considerarmos que as agências de turismo são responsabilizadas até por acidentes da natureza em função da distorcida aplicação da responsabilidade solidária de que fala o Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, finalizou.

O som da festa ficou a cargo da V-trix, banda teatral que agitou a noite com divertidas atuações e um repertório diversificado e dançante. O evento contou com o patrocínio da Avianca, Delta, Grupo Águia e High Light e com o apoio da American Airlines, Assist-card, Nascimento, New It, Nice Via Apia e Volare.