sexta-feira, 14 de junho de 2013

O GRAND HOTEL MINAS WINE E SPA É O MAIS ANTIGO DO ESTADO, HOSPEDOU O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS E É UMA REFERÊNCIA NA HOTELARIA MINEIRA, INCLUSIVE PELA EXCELENTE CULINÁRIA.




GRAND HOTEL MINAS WINE & SPA
Considerado o hotel mais antigo do Brasil em funcionamento, sem ter durante todos esses anos paralisado suas operações, o Grand Hotel Minas é uma referência na hotelaria nacional e tem orgulho de ter hospedado grandes personalidades como ex-presidente da República Getúlio Vargas. 

Em Maio de 1882, o futuro fundador do Grand Hotel, o sr. Nicolau Tambasco Glória, chega da Itália, vindo para Caldas, adquirindo terras para plantação de uvas próximas ao Rio Verde.

Surge então a ideia de construir um hotel de pau a pique, para atender os tropeiros e viajantes que passavam pelo local, com isso, em 1884, o futuro Grand Hotel, foi construído, tendo inicialmente, o nome de Hotel Rio Verde.

A ampliação do hotel deve-se à divulgação do poder curativo das águas sulfurosas que brotavam nas terras do futuro balneário. 

A partir deste momento, um novo ciclo de demanda passou a ser predominante no hotel, tendo como principal segmentação, a saúde. 

Foi comprovada a eficácia medicinal das águas de Pocinhos, no momento em que o país enfrentava sérios problemas a cerca da saúde da população. 

Com isso, pessoas de diferentes localidades vinham à procura dos locais de tratamento para seus males. 

Dentre estas localidades, estavam o Balneário de Pocinhos do Rio Verde, assim como o Grand Hotel.

Com propaganda feita “boca-a-boca”, muitos da época confirmaram ter obtido os resultados esperados em seus tratamentos. 

Exemplo verídico de um desses resultados é o caso da Sra. Iolanda Rabelo, que ao obter a cura, prometeu construir a capela que atualmente pode ser vista no Morro do Galo, dedicando-se a Santa Teresinha.

Em meados de 1914, o hotel foi vendido ao dr. José Paiva e sua esposa, Madame Pellissier, que mudaram o nome para Grande Hotel de Pocinhos. 

O hotel foi, em toda sua história, reformado e ampliado diversas vezes. Tais mudanças surpreendem ao se passar pelas alas decoradas com belos pisos, em sua arquitetura e em seu acervo original com destaque para as mobílias. 

Encontra-se até hoje no arquivo do hotel, o Livro de Impressões de Hóspedes de 1919 a 1923, onde foram deixados diversos elogios prestigiando o empreendimento, proprietários, serviços prestados pelo hotel e também a comprovação do poder de cura das Águas de Poçinhos do Rio Verde.

Empreendimento recebe investimentos de R$ 4 milhões e aposta nos 100 anos de experiência na hotelaria.

O hotel passou novamente por mudanças, sendo então, administrado pelo sr. Paulo Pellissier, que o gerenciou até 1946, quando passou a ser administrado pela família Aliberti. 

Após 1950, já conhecido como Grande Hotel Pocinhos. Mais uma vez, o hotel foi vendido, passando a ser administrado pelos atuais proprietários, o sr. Elias Guimarães Borges e a sra. Rossana Suaid Porto Guimarães Borges. 

Após 25 anos de administração, procurando sempre oferecer o melhor para o cliente, o hotel ficou por quase dois anos em obras e atualmente foi entregue em soft openning com um investimento de R$ 4 milhões de reais.

O hotel destaca-se, por proporcionar momentos inesquecíveis de lazer durante todo o ano, quando os turistas deixam as grandes cidades em busca de tranquilidade e também por possuir o título de “Hotel mais antigo do Brasil em funcionamento”, fácil acesso e por oferecer ótimos serviços;

O Grand Hotel Pocinhos agora se chama Grand Hotel Minas Wine & SPA. A mudança não foi só do nome, mas de novos conceito e estrutura revigorada. 

O turista encontrará uma bem equipada e moderna piscina, abastecida com água mineral. 

Um Spa, com salas de massagens e banhos sulfurosos de águas termais também foram projetados, oferecendo momentos de descanso, reflexão, inclusive com tratamentos de beleza. 

Piscina aquecida, sauna seca e a vapor, e espaços de lazer e entretenimento convidativos, como biblioteca, lobby bar, e jardins. 

Restaurante que oferece o melhor da culinária brasileira com destaque para a saborosa comida mineira. 

Em breve será inaugurada uma cave e um bistrô oferecendo uma boa gastronomia internacional harmonizando bons vinhos, nacionais e importados.

Tradição hoteleira com novos equipamentos e novo serviço.Nesse novo projeto foi contemplado também um centro de eventos perfeito para realização de treinamentos, workshops e eventos corporativos. 

O Grand Hotel Minas Wine e SPA oferece 68 confortáveis e exclusivos apartamentos equipados com todas as facilidades, como: Tv sky, telefone, cofre e frigobar.

Na cidade, vale a pena conhecer as cachoeiras, visitar as fábricas de doces, ou simplesmente realizar caminhadas relaxantes em volta a mata atlântica ou simplesmente conferir um pouco da história do hotel, visitando o apartamento onde o ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, se hospedou por diversas vezes.

Fonte: Jornal Web Minas
Texto de Sérgio Moreira