sexta-feira, 28 de junho de 2013

ATORES GLOBAIS PARTICIPAM DE SESSÃO DE AUTÓGRAFOS, EM GRAMADO, NO DIA 6 DE JULHO, QUANDO SERÁ LANÇADO O ROMANCE "UMA JANELA PARA NOVE IRMÃOS", DE LETÍCIA DAL-RI, NA LIVRARIA CAFÉ CONCEITO


O lançamento do livro “Uma janela para nove irmãos”, realizado na Livraria Argumento, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (24), foi prestigiado por celebridades como os atores globais Marcelo Faria e Beth Goulart.

A obra, que conta a história de uma família de imigrantes italianos e alemães de Gramado, é de autoria de Letícia Dal-Ri, conhecida no cenário cultural brasileiro por ter participado da produção da novela “Belíssima” e da minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”, ambas na TV Globo, e dos espetáculos de teatro “Encontro com Fernando Pessoa”, “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, “A Marca do Zorro” e “As Paparutas”. 

Nascida em São Paulo, Letícia é filha de uma gramadense e resumiu no romance as principais passagens de sua infância na casa da família em Gramado. 

O lançamento na cidade da Serra gaúcha será realizado no dia 6 de julho, às 16 horas, na Livraria Café Conceito.



Beth Goulart chegou a ler um trecho do livro para o público de aproximadamente 150 pessoas que compareceu ao lançamento no Rio. 


“Eu e a Beth somos parceiras em projetos de teatro. Minha mãe, como uma das personagens da história, estava presente e se emocionou muito com a leitura”, conta Letícia, que escolheu o dia do aniversário para receber os amigos cariocas para a sessão de autógrafos. Queria que a data fosse simbólica pra mim, assim como merece ser o lançamento do primeiro livro”, diz.

Fatos reais
Inspirado livremente em fatos reais, “Uma janela para nove irmãos” conta a história de uma família de descendentes de imigrantes alemães e italianos através das memórias guardadas na casa em que tudo aconteceu, na famosa Borges de Medeiros, principal avenida de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Em uma época em que os recursos são escassos, a casa torna-se a única narradora capaz de contar com veracidade de detalhes a trajetória de Adela enquanto embala, cria e educa seus filhos. 


Conforme as crianças crescem, os cômodos da casa são preenchidos com suas histórias. Suas paredes, portas, janelas e cômodos tornam-se testemunhas dos acontecimentos. A casa torna-se sua única cúmplice e companheira.

Autora
Gestora, produtora cultural, escritora e turismóloga, Letícia Dal-Ri é neta de Nelson Dal-Ri e Ione Dal-Ri. Passou toda a infância frequentando a casa que tornou-se narradora desta história. Perdeu a avó quando tinha apenas 14 anos e, desde então, participou como ouvinte de todas as memórias e lembranças narradas pelos tios em encontros de família. Foi a partir destas reuniões que decidiu dedicar-se a contar esta história.


Trechos
“Guardo em minhas paredes, portas, janelas e cômodos cada pedaço de uma história que durou pouco mais de meio século. Eu ainda era jovem e tinha estrutura um pouco gasta quando eles aqui me habitaram. Foi em meus aposentos que garantiram abrigo e em meu aconchego que começaram a construir uma grande família. Aos poucos vi todos crescerem e sofri com as estripulias de nove filhos. Enchi meus varais de fraldas e meus quartos de beliches e alegrias. Amedrontei-os com histórias de fantasmas quando criava canções com o vento que batia em minha janela.”

“Por minhas frestas ouve o silêncio da Borges de Medeiros e segue com os olhos a sombra das poucas pessoas que caminham na calçada durante o rigoroso inverno. Seu silêncio é embalado pelo som das mariposas que dão voltas na iluminação da rua, pelo vento que sopra lá fora ou pelo frio que insiste em estalar minhas tábuas.”

Ficha técnica
Autora: Letícia Dal-Ri
Capa: Victor Burton
Editora: Eldorado
Realização: Gaveta Produções.