segunda-feira, 9 de junho de 2014

PEOJETO MOQUECA CAPICHABA ELO BRASIL PROMOVE A CULTURA GASTRONÔMICA DO ESPPÍRITO SANTO PELO BRASIL

O projeto Moqueca Capixaba pelo Brasil é realizado em quatro cidades nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gereis e Santa Catarina com grande sucesso. 

Com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo, SETUR, o projeto faz parte da promoção e divulgação das potencialidades culturais e turísticas do Espírito Santo. 

Além da Setur a Moqueca tem o apoio da Prefeitura de Domingos Martins, Hotel Fazenda China Parque e Rede Bristol de Hotéis.

O Moqueca Capixaba pelo Brasil conta ainda com apoiadores locais, onde são realizados as ações. Em Canela-RS teve também o apoio do Hotel Laje de Pedra, da Expotur-Sul, da Prefeitura de Canela e do Hotel Serra Nevada. 

Em São Paulo o evento contou também com a ajuda do San Raphael Hotel com sua equipe liderada por Maristela Estrela e do chef de cozinha Rogério Holanda. 

Em Belo Horizonte, esta realização coincidiu com a inauguração oficial do Bristol Convention Hotel, que, neste caso, também colocou toda sua equipe à disposição o que proporcionou um sucesso esta realização.

"Na cidade de Penha-SC, no último dia 24 de maio, na programação da 20ª BNT Mercosul, nossa moqueca capixaba brilhou com apoio da do complexo Beto Carrero World e da Pousada Pedra da Ilha e contou com a equipe muito eficiente liderada pela gerente geral Mariane Wendler", revelou o chef e jornalista Itamar Gurgel, idealizador do projeto.

A Moqueca Capichaba foi criada em 1989 quando Itamar Gurgel fez a Primeira Semana da Moqueca Capixaba, em São Paulo para promover Guarapari, cidade onde ele morava na época.

Nos anos seguintes, com o nome de Noites de Guarapari o projeto foi realizado em várias outras cidades como Gramado, Ribeirão Preto e novamente na capital São Paulo até que Gurgel se transferiu para Vitória com sua família e o projeto passou a se chamar Noite na Orla Capixaba.

No começo deste ano, o projeto ganhou o nome de Moqueca Capixaba pelo Brasil e vem acontecendo em vários estados promovendo o prato mais conhecido de Vitória.