segunda-feira, 18 de julho de 2016

FINALMENTE, A LAGOA DA PAMPULHA É RECONHECIDA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DA UNESCO. FESTURIS GRAMADO JÁ TEM GARANTIDA A PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 20 PAÍSES NA FEIRA QUE ACONTECE, HÁ 28 ANOS, EM GRAMADO



Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira



Pampulha: Patrimônio 
Cultural da Humanidade




A partir de agora, a Pampulha integra um seleto grupo reconhecido pela Unesco, do qual fazem parte a Muralha da China, as Pirâmides, do Egito, o Palácio Taj Mahal, na Índia, e os profetas esculpidos por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, entre mais de mil bens pelo mundo. 

Em Minas Gerais, será o quarto conquistado, embora o primeiro modernista: já estão na lista os centros históricos de Ouro Preto, na Região Central, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, também na Região Central. 

Complexo Arquitetônico da Pampulha: Patrimônio Mundial.
Segundo especialistas, a chancela da Unesco mostra a diversidade e riqueza cultural de Minas, que tem destacadas as jóias do período colonial e a arquitetura moderna, datada da década de 1940, quando Juscelino Kubitschek era prefeito de Belo Horizonte, na década de 50. 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu, durante a reunião da 40ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, no dia 17 de julho, em Istambul, Turquia, o conjunto moderno de Belo Horizonte, projetado por Oscar Niemeyer, como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Autódromo em Minas Gerais

Moderno autódromo, em Curvelo.

O mais moderno complexo autódromo do Brasil será inaugurado em setembro, com provas de moto velocidade. 

O autódromo Circuito dos Cristais, fica em Curvelo, a 170 Km da capital mineira. Informações www.gpgerais.com.br


20 países já confirmados, em Gramado

 Diretores do Festuris, Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.
A aposta do FESTURIS em segmentação, fomento aos negócios, conhecimento e apontamento de tendências produz resultados expressivos com mais de 20 destinos já confirmados como Seychelles, Aruba, Águeda, Indonésia, África do Sul, Argentina, Barbados, Caminhos de Santiago de Compostela, Cuba, Comissão Europeia de Turismo, República Dominicana, Dinamarca, Dubai, Espanha, EUA, Egito, El Salvador, França, Israel, Uruguai, Noruega e Suíça. 

"Em 2016, também em função da crise, potencializamos nossas viagens buscando a aproximação com destinos do exterior", destaca a diretora da feira gramadense Marta Rossi. 

"Nosso caminho na busca pela segmentação apontando tendências e abrindo relacionamento com empresas e destinos internacionais foi uma decisão que se mostrou correta e traz resultados", aponta o diretor Marcus Vinícius Rossi.

Para Eduardo Zorzanello, "existem muitos destinos que miram o mercado brasileiro e seu potencial na captação de turistas. Vários destes destinos consideram o FESTURIS uma feira ideal para exibir seus atrativos principalmente pelo caráter profissional e de geração de negócios da feira".

FESTURIS Gramado, a Feira Internacional de Turismo, é organizado pela empresa gramadense Rossi & Zorzanello (detentora da marca), e terá sua 28ª edição, de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado, no Serra Park. 

O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e Sul-americano. 

O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. 

Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de R$ 212 milhões em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. Informações e inscrições www.festurisgramado.com




ABRAJET

A gerente de Vendas, Fernanda Sacramento, e gerente-geral, do Hotel Mercure Lourdes BH, Rodrigo Mangerotti.  
O gerente-geral do Mercure BH, Lourdes, Rodrigo Mangerotti e a gerente de Vendas, Fernanda Sacramento, com novos projetos e inovações para os hóspedes e empresas no maior hotel de Minas Gerais.


O Hotel fica localizado na Av. do Contorno, nº 7315, próximo a bares, restaurantes e às principais empresas instaladas na cidade. 

O hotel tem fácil acesso aos centros de convenções Expominas e Minascentro e está a 10 km do Aeroporto da Pampulha e a 40 km do Aeroporto de Confins.


O gerente-geral do Mercure Lourdes BH, Hotel, Rodrigo Mangerotti recebeu os associados da ABRAJET MG - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Minas Gerais - para mostrar os projetos e inovações que vem realizando no hotel na capital mineira.

Intercambio de hotelaria e culinária

Participantes do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, promovido pela FBHA

Foi realizado, no dia 1 de julho, o Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, no Clube Campestre Escarpas do Lago, em Capitólio, região de Furnas.

O evento foi organizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Hotelaria- FBHA, onde foram debatidos produtos e serviços, rodadas de negócios, palestras, oficinas e festival gastronômico, com a participação de proprietários e funcionários de hotéis e restaurantes da região de Furnas, interior mineiro e outros estados.

Cerca de 300 pessoas participaram, no Clube Campestre Escarpas do Lago, em Capitólio, do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, promovido pela FBHA, com apoio da CNC - Confederação Nacional do Comércio -, Fecomércio MG, SESC, SENAC, SEBRAE, Abrasel, ABIH e Prefeitura de Capitólio. 

Segundo o representante da FBHA, em Minas Gerais, Marcos Valério Rocha, o próximo Encontro será, em Uberlândia, em novembro, reunindo municípios da região do Triângulo Mineiro.

O diretor da FBHA - Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação -, Amaro Gadbem, na abertura do evento, projetos na profissionalização do turismo para geração de emprego e renda. 

_________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br