terça-feira, 2 de agosto de 2016

BELO HORIZONTE SEDIARÁ O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CERVEJA E CULTURA NESTE FINAL DE SEMANA (6 E 7/8) E TRANSFORMARÁ A CAPITAL MINEIRA NA BÉLGICA BRASILEIRA DAS CERVEJAS ARTESANAIS. SERÁ UMA MISTURA DE CERVEJA COM MÚSICA. DIA 26 DE AGOSTO SERÁ A VEZ DE OUTRO EVENTO: O IV ENCONTRO DE CONCIERGS E RECEPCIONISTAS. MINAS PROMOVE AINDA O SEU CIRCUITO DA CACHAÇA




Minas Turismo Gerais

 Jornalista Sérgio Moreira



Festival Internacional de 
Cerveja e Cultura, em Belo Horizonte

Parque das Mangabeiras, ao pé da Serra do curral

A segunda edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) será nos dias 6 e 7 de agosto e promete transformar Belo Horizonte na “Bélgica Brasileira” das cervejas artesanais. 

Uma das grandes novidades é o local: o Parque das Mangabeiras. O evento veio pra ficar e quer se estabelecer como referência nacional e internacional do mercado de cervejas artesanais, com mais de 200 rótulos de diversos países. 

Este ano, a homenagem será para o Reino Unido, com lançamentos especiais de cervejas e a grade de shows especialmente montada para louvar a cultura do País. 

Inclusive, o FICC faz parte da programação da Semana da Inglaterra no Brasil e do BH Beatle Week. 

Haverá também um concurso de homebrew com premiação diferenciada. Além das cervejarias tradicionais, os cervejeiros “ciganos” também estarão presentes. 

Muitos produtores locam fábricas para produzirem as suas. E isso está se tornando cada vez mais frequente. Algumas mais famosas como “Os Caras” já até conquistaram prêmios.

Segundo Diogo Kfoury, o idealizador do evento junto com Monalisa Rodrigues, mais de 200 rótulos de cervejas já estão confirmados. 

“A ideia do evento, desde a primeira edição, é chamar atenção para o que vem se transformando Minas Gerais: um verdadeiro polo cervejeiro”, comenta Diogo. 

Dados do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas) comprovam o fato.

No último ano, o mercado cresceu 21%, acima da média nacional, calculada em 12,6%, pela Nielsen. Em Minas Gerais são produzidas mais de 50 tipos de cervejas.

Projeto dos estandes das cervejarias.


O maior evento de cervejas artesanais de Minas Gerais, o Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) 2016, também terá temática britânica neste ano. 

O festival, que acontece no Parque das Mangabeiras, vai apresentar novas cervejarias britânicas e ainda contará com shows, feira, palestras, espaço para crianças, entre outras atividades. 

O cônsul britânico, em Belo Horizonte, Thomas Nemes, enfatizou: “A relação do Reino Unido com Minas já é forte e a abertura do Consulado no ano passado deu início a um novo capítulo, quando passamos a priorizar no Estado três principais áreas: negócios; educação e esporte. Queremos estreitar cada vez mais esses laços. Com a vinda das delegações olímpica e paralímpica britânicas para Belo Horizonte e a Semana Britânica em Belo Horizonte é o momento perfeito para celebrarmos essa parceria".

Desta vez, a festa homenageia o Reino Unido e por isso terá duas atrações internacionais que vão presentear os convidados com o melhor dos garotos de Liverpool. 

Serão duas atrações internacionais – Nowhereband, do Chile, e The Buitres Rock Band, da Argentina, que fazem homenagens aos ingleses. 

Além de nove nacionais, com destaque para Tianastácia e Nasi, vocalista do Ira. Grandes shows regionais como Seu Madruga, Led III, Glasgow9, Poison Gas completam o evento.

O saxofonista Holandês “Ben Mendes” também é clarinetista e produtor de vários grupos de folk, jazz, soul e blues, além de ser o diretor de uma das mais importantes Web radios da Europa, a www.bluesradio.com de Amsterdam. 

A sua banda principal atualmente é a “Eminent Stars” uma banda de R&b e Soul. A “Eminent Stars” está no processo de gravação do novo CD programado para ser lançado em 2017. 

No Brasil, está fazendo shows com a cantora Mineira “Ceumar” de MPB e com a Banda Mineira de Blues “Audergang”.

Dentre outras apresentações, destacamos a apresentação da Audergang com Bem Mendes, no FICC será, no dia 6 de agosto, em Belo Horizonte.

Shows no sábado: - Creedence Revival Brasil (15h às 16h);- Metamorphosis (17h às 18h) e - Lurex Queen Tribute (19h às 20h)

Shows no Domingo: Locomotive - Guns N' Roses (15h às 16h) e Velotrol (17h às 18h)

Concurso Homebrew
O II Festival Internacional de Cerveja e Cultura 2016 está promovendo um concurso realmente especial na edição 2016. 

O público poderá inscrever receitas próprias de cerveja e a escolhida pelos jurados, incluindo convidados internacionais, como a melhor, no final do concurso, ganhará uma produção de até 2,5 mil litros da receita na Cervejaria Verace

O vencedor ficará com parte da brassagem. O 2° e 3° colocados receberão prêmios da Lamas Brew Shop BH, em insumos para fabricação de cerveja. 

As inscrições devem ser feitas no link: Inscrição

Esse concurso é um grande desafio e vai acontecer no palco do FICC. Será uma oportunidade que pode revelar novos talentos para o fomentado mercado cervejeiro de Minas Gerais.

Haverá palco para os grandes shows do evento e estandes com todas as cervejarias e restaurantes participantes. 

Um dos locais mais charmosos será o biergarten, projetado para ser um local aconchegante para o público apreciar as cervejas e os pratos elaborados pelos restaurantes. 

Também terá escola de circo, onde o público poderá aprender algumas brincadeiras e manobras circenses. Será gratuito e funcionará nos dois dias de evento.

Algumas das cervejas participantes: Koala San Brew, Furst Bier, Backer, Prime Distribuição, Krug, Magma, Falke, Schornstein, Loba, Capa Preta, Uaimii, Ax Beer, Besten, Baden Baden, Wals, Trovence, Aeon, Confraria de Minas, Mr. Tugas, Villa Alemã, Gangster, Bike Beer, La Grand, Fuller´s, Peripécia, Dos Caras, Mantrap, Dunk Bier.


A gastronomia estará bem representada por seletos restaurantes que estão entre os melhores de BH. Haverá um espaço especial para as casas, que vão preparar cardápios especialmente formatados para o evento: Duke 'N' Duke,Rock Dog,Köbes,Constance Burgues,São Romão,Classe A,Delícias na Brasa,Borracharia Gastrobar

Informações: www.ficc.net.br

V Encontro de concierges e recepcionistas, no Museu da Pampulha


Museu de Arte da Pampulha, idealizado por Oscar Niemeyer.


A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, com apoio do Belo Horizonte Convention Visitors & Bureau, e o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, realizará o IV Encontro de Conciergs e Recepcionistas – Edição Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade, dia 26 de Agosto, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte.

O evento tem como objetivo a estruturação de uma metodologia de trabalho em rede para uma adequada e competente recepção aos turistas nacionais e internacionais. 

O foco é organizar e aumentar a eficiência nos processos de atendimento ao turista, conhecendo suas necessidades básicas, um pouco de sua cultura, oferecendo atrativos conforme seu perfil turístico e interesse na visita a Minas Gerais, e especialmente a Belo Horizonte.

O Encontro será aberto com o Painel: Turismo cultural – Como a Pampulha se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade, que contará com a participação do presidente da Belotur e da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira e da diretora do Conjunto Moderno da Pampulha, Sra. Luciana Feres.

Público alvo: empresários e profissionais da hotelaria, bares e restaurantes; guias de turismo; receptivos turísticos; professores e alunos dos cursos de hotelaria e turismo e imprensa especializada.

Serviço
IV Encontro de Conciergs e Recepcionistas – Edição Pampulha Patrimônio Cultural da Humanidade.

Data: 26 de Agosto – sexta-feira
Horário: 15h às 21h
Local: Museu de Arte da Pampulha - Av.Dr.Otacílio Negrão Lima,16585 - Pampulha - Belo Horizonte
Inscrições Gratuitas: www.encontrohotel.com.br/concierges
Informações: (31)3261-1967 - contato@encontrohotel.com.br

Museu de Arte, faz parte do circuito da Lagoa da Pampulha

Inscrições gratuitas – Vagas limitadas

15 h Credenciamento
16 h Solenidade de abertura

Painel: TURISMO CULTURAL – COMO A PAMPULHA SE TORNOU PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
HORÁRIO PALESTRANTE EMPRESA/INSTITUIÇÃO
17 h Leônidas Oliveira
Luciana Feres Presidente da Belotur e da Fundação Municipal de Cultura.
Diretora do Conjunto Moderno da Pampulha

Palestra: OFEREÇA ALGO A MAIS PARA AO HOSPEDE ALÉM DE EFICIÊNCIA OPERACIONAL
HORÁRIO PALESTRANTE EMPRESA/INSTITUIÇÃO
18 h Daniel Miranda Instituto de Hospitalidade Monteiro Drummond - IHMD

Painel: TURISMO RECEPTIVO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
HORÁRIO PALESTRANTE EMPRESA/INSTITUIÇÃO
Gustavo Mendicino Diretor da Belotur
19 h Gustavo Henrique Escobar Gerente Geral de Desenvolvimento Educacional do SENAC

Painel: GASTRONOMIA – UMA RECEITA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO
HORÁRIO PALESTRANTE EMPRESA/INSTITUIÇÃO
20 h Chef Eduardo Avelar Editor da Revista Territórios Gastronômicos chefe Edson Puiati Coordenador do Curso de Gastronomia da UNA
Chef Flávio Trombino Empresário – Restaurante Xapuri

CONFRATERNIZAÇÃO – CACHAÇA, TORRESMO E PROSA – Convite especial
HORÁRIO CHEFS Os melhores petiscos da gastronomia mineira
21 h Flávio Trombino ,Eduardo Avelar ,Edson Puiati e Penninha

Circuito Turístico da Cachaça


Cachaças mineiras são conhecidas como as melhores do país

Minas Gerais poderá ter em breve o Circuito da Cachaça, onde o bom apreciador da branquinha e amarelinha poderá visitar as cidades e os alambiques que produzem a bebida. 

A equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) e os representantes da Associação dos Municípios do Circuito Turístico da Cachaça se reuniram, para uma reunião estratégica sobre a formação do circuito. 

Durante o encontro, orientações para o cumprimento dos critérios necessários para receber o Certificado de Reconhecimento, conforme legislação vigente, foram repassadas aos municípios integrantes. 

Após esse reconhecimento o Circuito Turístico da Cachaça terá o papel fundamental na articulação entre entidades públicas, privadas e do terceiro setor na região de abrangência, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, por meio do turismo. 

Além disso, ocorrerá a apresentação do planejamento e das ações que a associação tem desenvolvido na região do Norte de Minas, para cada diretoria da Setur, a fim de que cada setor entenda as demandas existentes e oriente a gestão da entidade no fortalecimento da atividade turística regional.

Eduardo Zorzanello, novo presidente do 
Convention & Vistors Bureau- Região das Hortênsias.


O executivo Eduardo Zorzanello assumiu a Presidência do Convention & Vistors Bureau - Região das Hortênsias. 

Eduardo é diretor da Rossi & Zorzanello, empresa organizadora de eventos corporativos e detentora das marcas FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo e Chocofest. 

Também é vice-presidente da Abeoc-RS. "Nós temos uma equipe competente e pretendemos manter a qualidade do atendimento e serviços prestados pelo Convention. Queremos ainda ampliar a capacitação de eventos em Gramado e Canela e buscar um diálogo longo com os demais setores e entidades para aumentar a competitividade da região em relação a outros destinos", destaca o empresário.
Segundo ele, a ideia é trabalhar com os setores turísticos para fortalecer principalmente a captação de eventos. 

"A Região das Hortênsias é o segundo destino mais desejado do País, segundo o Tripadvisor, e o terceiro destino mais procurado. Temos um potencial muito grande para a captação de eventos, principalmente pela possibilidade de unir encontros de negócios ao lazer pelas opções gastronômicas e de entretenimento de alta qualidade que possuímos. Algumas questões estruturais nas duas cidades podem ser pensadas e conversadas em conjunto com os empresários do setor para fortalecer esta captação", analisa Eduardo. 

O vice-presidente para a nova gestão é Jaime de Oliveira, gerente do Hotel laje de Pedra. 

A eleição que definiu Eduardo Zorzanello como presidente ocorreu em reunião ordinária do Conselho Curador da entidade realizada no mês de junho, e a gestão é para o biênio 2016/2018.



O maior queijo do 
mundo com 1.910 quilos

A cidade de Ipanema, região do Caparaó, realizou no mês passado a 7ª Festa do Queijo, quando foi apresentado o maior queijo do mundo. 

Com 1.910 quilos, Na festa, também foram apresentados à população o maior doce de leite do mundo, com 587 quilos, e a maior queimadinha, com 1.000 litros. 

Ipanema fica a 234 quilômetros de Belo Horizonte e a cada ano vem batendo recordes de maior queijo do mundo. Em 2014, o queijo teve 1.770 quilos, em 2015, o queijo foi de 1.850 quilos, segundo os produtores.

O queijo tem de ser carregado em caminhão
____________________________________
sergio51moreira@bol.com.br