domingo, 20 de janeiro de 2019

Natal imperial em Petrópolis termina hoje (20/01). Decoração e iluminação com mais de 6 milhões de lâmpadas continuam atraindo turistas



Se para a maioria das pessoas o Natal já acabou, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, a festa só termina neste fim de semana. 



Toda decoração e iluminação – que conta com mais de 6 milhões de lâmpadas - ainda permanecem na cidade, com atrações culturais para todos os gostos. 

Pontos turísticos, como o Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade, no Centro Histórico, ainda estão cobertos pelo clima natalino. O Natal Imperial, como o evento é chamado, só será encerrado hoje domingo (20.01).


Durante todo o fim de semana, atrações não faltaram para animar o público da festa. Na programação teve apresentações de música pop, sertanejo, blues e rock, além dos espetáculos diários do Túnel de Luz da Rua 16 de Março – um dos destaques do evento. 

Com cenografia especial por todo Centro Histórico, Petrópolis teve seus últimos dias como cenário de Natal. Um mundo mágico que começou no dia 30 de novembro.


“A cidade continua de braços abertos para receber o visitante. Ainda temos visto aqui muitos turistas que estão vindo especialmente para ver nossa decoração, mesmo após o Natal. A festa é sucesso do início ao fim. Principalmente nos fins de semana a cidade tem ficado lotada”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

“Temos uma rede hoteleira e gastronômica à disposição. Quem vier a Petrópolis não deverá se arrepender. A cidade continua linda, decorada e iluminada”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.


O Centro Histórico de Petrópolis, conhecido por seus casarões, museus e prédios tombados, ganhou luzes de Natal que deixaram a Cidade Imperial ainda mais charmosa. 

O Palácio de Cristal, presente do Conde D’Eu à Princesa Isabel, hoje está transformado no “Doce Natal”, com decoração especial inspirada nos doces e guloseimas da festa. 

O espaço ainda conta com parquinho para as crianças, gastronomia com pratos inspirados nos colonos de Petrópolis, como alemãs, italianos, japoneses, portugueses e árabes, e ainda feira de artesanato.


Já a Praça da Liberdade, outro ponto turístico de Petrópolis, que durante a festa está sendo chamada de Vila Imperial, conta com uma árvore de Natal gigante, medindo mais de 30 metros, e ainda decoração especial, com papais noéis e presentes. Tanto a praça quanto o Palácio de Cristal tem sido palcos de shows com os mais diversos estilos.


Quem passou por lá foi a advogada Deborah Barki, que mora no Rio de Janeiro e resolveu juntar um grupo de amigos para ver os encantos da festa na Cidade Imperial. Eles estão entre os milhares de turistas, principalmente cariocas, que continuam subindo a Serra para a festa mesmo após o Natal. 

“Somos cinco pessoas. Viemos ver o Natal Imperial e estamos encantados. Fiquei maravilhada em ver como Petrópolis está bonita, cheia, com pessoas circulando das ruas. Isso é muito bom para o turista, movimenta os restaurantes. Estamos adorando”, disse.


Neste último fim de semana, se apresentam o Grupo Magia, Renato Esttrada & Família, Duo Gabi e Dani, Lucas Israel, Concreto Humano, Ana Hannickel e Hometown Blues. 

A programação completa está disponível no site do Natal Imperial, no link: https://www.natalimperialpetropolis.com.br/programacao.