terça-feira, 23 de abril de 2013

MERCEDES-BENZ APOIA A EXPOSIÇÃO 30ª BIENAL DE SÃO PAULO, NO SESC, DE CAMPINAS, E VIABILIZA ENTRADA GRÁTIS DE VISITANTES. MOSTRA PODE SER VISITADA ATÉ 30 DE JUNHO



A Mercedes-Benz do Brasil, em mais uma iniciativa de incentivo à cultura, patrocina a mostra itinerante 30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras em sua realização na cidade de Campinas, São Paulo, que acontece até o dia 30 de junho, no SESC, com entrada gratuita. 


“A possibilidade de levar a exposição para Campinas foi um fator decisivo para a Mercedes-Benz patrocinar a Bienal de São Paulo com incentivo da Lei Rouanet”, afirmou Mário Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil.

O apoio da empresa, maior fabricante de veículos comerciais da América do Sul, permitiu, por exemplo, que a mostra estivesse disponível gratuitamente aos visitantes. 

"Isso amplia o acesso à comunidade de Campinas, cidade que conta com uma unidade da Mercedes-Benz, onde estão reunidas a linha de produção de peças remanufaturadas e toda a estrutura de pós-venda, como assistência técnica, central de logística de peças, treinamento e central de relacionamento com os clientes", destaca o executivo.

520 mil visitantes em São Paulo
A 30ª Bienal de São Paulo – exposição que recebeu 520 mil visitantes no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, entre 7 de setembro e 9 de dezembro de 2012 – iniciou sua itinerância nacional de 2013 em Juiz de Fora (MG), no último dia 11 de abril, e terá mostras em oito cidades.



Até o mês de agosto, obras selecionadas pelo curador Luis Pérez-Oramas, pelos curadores associados André Severo e Tobi Maier e pela curadora assistente Isabela Villanueva serão expostas nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Belo Horizonte, bem como nos municípios paulistas de São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Araraquara e São José do Rio Preto.

O objetivo da 30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras é estender o alcance do evento a um público maior, fora da capital paulista, por meio de exposições menores elaboradas a partir dos trabalhos apresentados na mostra principal.

Paralelamente à mostra, o Educativo Bienal, com curadoria de Stela Barbieri, promove encontros de formação para professores e educadores em cada local, dando continuidade ao bem sucedido projeto que, em 2011, impactou cerca de mil professores pelo Brasil. 

A experiência em atendimento ao público e orientações dedicadas a todos os níveis de ensino permitem ao Educativo Bienal promover um intercâmbio de conhecimentos sobre arte contemporânea entre São Paulo e as cidades anfitriãs.



Exposição em Campinas valoriza interação 
No piso térreo do SESC Campinas, a mostra reúne uma seleção de artistas cujas obras valorizam a interação com o público. Entre eles estão Franz Erhard Walther (Alemanha), Allan Kaprow (EUA), Tehching Hsieh (Taiwan) e Bas Jan Ader (Holanda).

Destacam-se ainda instalações decorrentes de obras apresentadas em São Paulo, como a remontagem de Momentos después del clavado, um andaime construído por Fernando Ortega (México), e de Monumento (meio enterrado) à deriva continental, obra de Thiago Rocha Pitta (Brasil) criada a partir de terra e cimento especialmente para a Bienal. 

Na parte externa do edifício, estarão fixados os cartazes de Apócrifo, de Alexandre Navarro Moreira (Brasil) e a instalação hidráulica de Nydia Negromonte (Brasil).

Serviço
30ª Bienal de São Paulo – Seleção de Obras
SESC Campinas
Até 30 de junho
Rua Dom José I, 270/333 – Bairro Bonfim – Campinas (SP)
Fone: (19) 3737-1515
Terça a sexta: 07h00 às 22h00; sábados e domingos: 09h30 às 18h00
Entrada Gratuita