segunda-feira, 24 de março de 2014

CELSO GUTFREIND SERÁ O PADRINHO DO CHOCOFEST 2014, QUE ACONTECE EM GRAMADO, DE 3 A 6 DE ABRIL.

Um dos escritores mais renomados do Rio Grande do Sul, Celso Gutfreind, será o padrinho da maior festa de Páscoa do Brasil, a Chocofest. Além de escritor, Gutfreind é formado em medicina, com especialização em psiquiatria, psicanálise e psiquiatria infantil. 

Ao receber o convite, Gutfreind, honrado com a lembrança, fez questão de lembrar a dimensão que tem o evento: “A Chocofest é um megaevento, que movimenta mais de 300 mil pessoas em torno do chocolate em Gramado. Além disso, nos últimos anos, abriu espaço para os escritores que escrevem para as crianças e seus livros. A novidade é juntar livros com chocolate”, afirmou.

O autor ainda fez questão de lembrar que os livros e os chocolates, lado a lado, simplesmente fazem parte da riqueza e do patrimônio humanos, ou seja, do que até o momento conseguimos produzir de melhor. 

Celso estará presente na abertura do Chocofest 2014, que acontecerá no dia 4 de abril, às 16 horas, no Planeta Guloseima.


Confraria das Vovós no 
Chocofest de 3 a 6 de abril

A terceira edição da Confraria das Vovós no Chocofest terá uma programação recheada de novidades, este ano. Além de palestras e passeios, o grupo promoverá um “baile de máscaras”, que serve como última participação no evento. 

Ocorrendo paralelamente ao Chocofest pelo terceiro ano consecutivo, no primeiro final de semana de abril, a Confraria das Vovós tem por objetivo reunir mulheres da terceira idade que gostam de viajar, com poder aquisitivo atraente e que partilham de um hobby em comum: cozinhar. A confraria ocorre de 3 a 6 de abril, e espera ultrapassar as 70 pessoas em 2014.

Atividades
O Chocofest tem tudo a ver com as vovós e, principalmente, com seu relacionamento com netos e crianças. 
Afinal, é uma festa familiar, colorida, cheia de surpresas e alegria. 

As atividades do grupo neste período, além de incentivadoras, serão lindas, com tour turístico por Gramado, Garibaldi, Nova Petrópolis, Canela. Enfim, elas conhecerão as principais belezas da Serra Gaúcha.

A idealizadora do grupo, Rita Gargioni, exalta o encontro e chama todas as vovós para participarem: “Todos esperam uma resposta inteligente e importante, um motivo maior quanto à confraria. Por que tudo tem que ter uma explicação filosófica ou prática demais? Somos vovós! Esse é o motivo. Nos encontramos para bater um papo, trocar ideias e experiências, fazer novas amizades, rir da própria sorte, ou até para assuntos mais sérios, se algum membro precisar, seja para tomar um café, um almoço, chá da tarde, happy hour, jantar ou fazer um passeio”, finalizou Rita.

O evento contará com um animado baile de máscaras entre as participantes


Parada do Conde trará o 
folclore gaúcho para o Chocofest


Uma das principais atrações do evento, a Parada do Conde Guloseima, terá grandes novidades neste ano. 

Um espetáculo conhecido pela apresentação de um flash mob inovará e trará ainda mais cultura para crianças e adultos durante os 18 dias de Páscoa em Gramado. 

Um novo personagem aparecerá no Chocofest, o Coelho Gaudério, uma alusão à tradição gaúcha. Juntamente com ele, o evento incluirá em sua filosofia as lendas infantis do Estado, como o “Negrinho do Pastoreio” e o “Saci Pererê”.


O espetáculo
Todos os personagens do Chocofest, acompanhados de 20 dançarinos, caracterizados pelo folclore gaúcho, apresentarão a “lenda” do Coelho Gaudério para os visitantes. 

Através da declamação, quando será contada a história do novo personagem, e de um espetáculo de dança, a atração incluirá os costumes gaúchos na história da Páscoa.

Segundo o diretor do Chocofest, Marcus V. Rossi, essa é a oportunidade de trazer os gaúchos ainda mais para o universo da Páscoa.

“A inserção da cultura gaúcha no mundo da Páscoa é a nossa meta, com a criação de um novo personagem e desse espetáculo. Além de reviver nossas lendas folclóricas, ainda teremos a oportunidade de apresentar para o Brasil e para o mundo um pouco mais do Rio Grande do Sul”, conclui Rossi.

A Parada do Conde Guloseima dura cerca de 30 minutos e ocorre em frente ao Palácio dos Festivais.