sábado, 10 de dezembro de 2016

Pratos famosos da gastronomia mineira são tombados pelo patrimônio imaterial serão preservados: Goiabada Cascão e o Pastel de Angu de Itabirito.


Coluna 
Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira



Comidas típicas em Minas Gerais 
são tombadas pelo patrimônio imaterial 



Goiabada cascão é Patrimônio imaterial


A goiabada cascão produzida em Barão de Cocais e em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto e o pastel de angu de Itabirito, cidades que compõe o Circuito do Ouro já foram tombadas pelo patrimônio imaterial dos seus respectivos municípios. 

Visando promover o turismo, valorizar a cultura gastronômica e agregar valor aos produtos, além de criar experiências para os visitantes e preservar as tradições, Minas Gerais enaltece um de seus maiores patrimônios: a gastronomia. 

Desde os ingredientes até o método de produção, tudo tem que seguir a risca o modo de fazer para se manter e ser reconhecido como patrimônio. 

Os pratos ainda contam um pedacinho da história das fazendas e personagens de Minas Gerais.

 A Goiabada Cascão é um dos doces mais tradicionais de Minas. Tem a cara do estado. E em Barão de Cocais a iguaria é Patrimônio Imaterial da cidade. 

Feita com frutas colhidas na região, a polpa é retirada e os pedaços despejados no tacho pré-aquecido na fornalha. São mais de três horas de cozimento para o doce ficar pronto. 

O jeitinho especial de fazer o doce faz com que os produtores do município pleiteiem, agora, o título junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). 

Uma das principais características da goiabada de Barão de Cocais é modo artesanal, produzida pelas famílias, em pequena quantidade. 

O aprendizado vem da própria família, que vai passando a técnica de geração para geração. 

Algumas mudanças ocorreram ao longo dos anos. As peneiras foram substituídas pelo liquidificador. 

Agora usam açúcar cristal no lugar de melado e as fornalhas que antes eram de barro são revestidas de cerâmica. 

Desde 2015, alguns produtores que seguirem o padrão vão receber um “selo cultural”, que atesta a qualidade do doce feito em Barão de Cocais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) está promovendo cursos em parceria com a prefeitura para aprimorar ainda mais o valor agregado do doce.


A deliciosa goiabada cascão , de São Bartolomeu

Já em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, a goiabada cascão também já é patrimônio imaterial do município. 

O modo de fazer o doce está no Livro de saberes e celebrações, registrando oficialmente a iguaria. Lá a tradição de produzir doces já tem mais de dois séculos, começando pela marmelada. 



Centro de São Bartolomeu, próximo a Ouro preto



Pastel de angu

Pastel de angu, culinária de Itabirito em destaque


O pastel de angu é Ícone gastronômico de ltabirito, foi criado por volta de 1851, quando na época de Itabira do Campo, distrito de Ouro Preto. 

A iguaria foi criada na Fazenda dos Portões. Relata a história, que dona Ana Joaquina de Lima, esposa do sr. David, tinha bom relacionamento com as escravas e levou duas delas para dentro de casa, tirando-as da senzala. 

Uma era conhecida por Philó e a outra, por Maria Conga. Elas foram as primeiras a usarem a sobra de angu principal refeição dos escravos. 

Na falta de uma complementação de carne, a necessidade e a criatividade das negras as fizeram usar um guisado feito com umbigo de banana, embora em algumas raríssimas ocasiões as escravas, em sua lida na cozinha, escamoteavam pedaços de carne escondendo-os nos roletes de angu e assando-os em rústicos fornos feitos com cupinzeiros. 

Originalmente, a forma do Pastel de Angu” era arredondada. O recheio colocado sobre a massa era enrolado e depois achatado para ser assado, e recebiam o nome de “Boroa". 

Tomou a forma atual no Século XIX, por volta de 1885, pelas habilidosas mãos de dona Ana da Prata Baêta, conhecida por dona Saninha da Prata que, em 1915, passou a receita para sua nora dona Emília Martins Baêta, apelidada de “dona Milota”, falecida em 1972. 

Dona Milota fazia divinamente os Pastéis de Angu e os vendia como forma de ajudar nas despesas domésticas. Logo a receita ficou famosa. 

A receita passou de geração para geração e os ingredientes utilizados devem ser de primeira qualidade, com o fubá de milho moído em moinho movido a água, polvilho especial e além do umbigo de banana, ainda é oferecido com recheio de bacalhau, carne de boi moída, carne de frango e também de queijo.

Estação Ferroviária, em Itabirito, a 70 Km da capital mineira


Circuito do Ouro
O Circuito do Ouro é uma região turística que agrupa 17 municípios, com afinidades culturais, históricas e naturais, com grande proximidade geográfica entre eles. 

Alguns dos municípios estão localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, e os mais distantes estão a no máximo 170 km da capital mineira.

Região marcada pelo ciclo do ouro, em Minas Gerais, onde foi grande a exploração e exportação desse metal, que se destacava como a principal atividade econômica do período colonial no Brasil e hoje ainda se destaca no cenário econômico com a extração de minério de ferro. 

São inúmeros atrativos, festas e opções de lazer, e a oportunidade de conhecer parte dos 60% do acervo patrimonial do Brasil localizados em Minas Gerais. 

Berço da Inconfidência Mineira e terra de histórias e lendas, é possível encontrar boa gastronomia, aventura e natureza de tirar o fôlego, referência em arquitetura e uma quantidade de eventos que atrai desde os mais jovens até a melhor idade. 

Viaje por Minas Gerais e descubra o Circuito do Ouro, nos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas, Santa Bárbara, Sabará, Itabira, Nova Era, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco, Congonhas, Piranga e Catas Altas da Noruega. info@circuitodoouro.tur.br




Bristol Vista Azul, em Domingos Martins


Bristol Vista Azul traz novas e 
atraentes opções no Espírito Santo
Uma das maiores preocupações para quem planeja a viagem do réveillon é a hospedagem, seguida de uma programação atrativa. 

Conseguir reservar um hotel ou pousada para a virada do ano implica em pesquisar opções que tenham boa infraestrutura e sejam capaz de atender a toda família, com boas opções culinárias e atrações musicais.

O Eco Resort 4 estrelas, Bristol Vista Azul, inaugurado em outubro, na localidade de Pedra Azul, distrito de Aracê, em Domingos Martins, já definiu os detalhes para as atrações do período de réveillon, entre 30 de dezembro e 1º de janeiro de 2017. 

E é a melhor opção para quem busca alto padrão de hospedagem, com requinte e belas opções de passeios pela região de montanha do Espírito Santo, rica em atrativos do agroturismo.

No dia 30 de dezembro, sexta-feira, o hotel oferece aos hóspedes uma noite com apresentações de tango, aliadas a típicos pratos argentinos, com opções de entrada, prato principal e sobremesa, todos do renomado restaurante de culinária Argentina, Argento Parrilla. 

Já a tão esperada noite da virada será celebrada também com jantar completo do Argento Parrilla, uma garrafa de vinho argentino para cada duas pessoas e DJ para agitar a noite. 

Os preços estão a partir de R$ 1.966,00 para casal, com os serviços e atrações inclusos, com opção de desconto de 10% para pagamento à vista. 

Maiores informações e reservas podem ser feitas pelo site www.bristolhotels.com.br.




O Hotel entre as montanhas capixabas


Com um investimento da ordem de R$ 100 milhões, com foco no turismo de lazer e eventos, localizado na charmosa região de Pedra Azul, no município capixaba de Domingos Martins (ES), distrito de Aracê, região serrana do Estado, o empreendimento foi inaugurado em outubro deste ano. 

Um Eco Resort 4 estrelas, com 113 suítes no segmento de hotelaria e 116 apartamentos residenciais. 

Para os hóspedes, são nove suítes Masters com vista panorâmica e jacuzzi, nove suítes com estrutura para receber famílias de até quatro pessoas, 27 apartamentos luxo de frente para o cartão postal da Pedra Azul e 68 apartamentos superior. 

O projeto, iniciado em 2013, irá impulsionar ainda mais o turismo na região. Cercado por belezas naturais, o município possui a segunda maior cobertura de Mata Atlântica do país e com esse empreendimento a rede lança uma nova proposta no mercado. 

Para o diretor de marketing da Rede Bristol, Luiz Fantin, o hotel tem uma ampla rede de serviços e conta com roteiros de charme na região. 

“As atrações são inúmeras e permitem aos turistas desfrutar de esportes de aventura, enologia, turismo rural e passeios que atraem aproximadamente 50 mil visitantes anualmente”, explica Fantin. 

A área de lazer do empreendimento conta com piscina interna aquecida e piscina externa com quiosque-bar, saunas seca e úmida, espaço para massagem e descanso, jacuzzis, área fitness, quadra de tênis, espaço kids e sala de cinema. 

O cardápio fica por conta do Argento Vista Azul, que oferece o melhor da cozinha internacional, com os tradicionais cortes de carnes argentinos, além de uma variada carta de vinhos e sobremesas de dar água na boca. 

Ainda há adega, loja de conveniência, lavanderia, lan-house, auditórios e salas para eventos, além de um aconchegante mirante com vista privilegiada para a famosa Pedra Azul e entornos. 

“Com arquitetura inspirada nas construções dos Alpes Europeus, o empreendimento agrega o portfólio de destinos turísticos da rede. É um novo conceito para nós e uma boa oportunidade de expandir os nossos negócios, que mantém o foco no público executivo, mas também avalia novas possibilidades como empreendimentos maiores que oferecem serviços diferenciados”, conta Fantin.

Características das suítes
O apartamento Superior dispõe de cama de casal Queen Size ou 2 Camas de Solteiro, TV a Cabo, ar-condicionado, estação de trabalho, frigobar e cofre. 

Banheiro com secador de cabelo, espelho de aumento e amenities (cosméticos disponibilizados aos hóspedes). Internet Wi-Fi gratuita em todos os ambientes e varanda com vista para Mata de Pinheiros.

O apartamento Luxo oferece cama de casal Queen Size ou 2 Camas de Solteiro, TV a cabo, ar-condicionado, estação de trabalho, frigobar e cofre. 

Banheiro com secador de cabelo, espelho de aumento e amenities. Internet Wi-Fi gratuita em todos os ambientes e varanda com vista para a Pedra Azul. 

Já o apartamento Lanai possui cama de casal Queen Size e 2 Camas de Solteiro, TV a cabo, ar-condicionado, estação de trabalho, frigobar e cofre. 

Banheiro com secador de cabelo, espelho de aumento e amenities. Internet Wi-Fi gratuita em todos os ambientes e vista para a Pedra Azul. 

A suíte Master dispõe de cama de casal Queen Size, TV a Cabo, ar-condicionado, estação de trabalho, frigobar e cofre. Banheiro com secador de cabelo, espelho de aumento e amenities

Internet Wi-Fi Gratuita em todos os ambientes. Varanda com espreguiçadeira, mesa para refeições, banheira de hidromassagem e vista para a Pedra Azul.



O Argento Parrilla traz ao Espírito Santo o melhor da gastronomia argentina. Seus carros-chefes são as carnes importadas preparadas na parrilla, no melhor estilo porteño, acompanhadas das receitas mais conceituadas do país. 

Para completar a experiência, o restaurante oferece os melhores vinhos argentinos, doces e sobremesas hermanas

Tudo isso servido em um ambiente aconchegante, rústico e campestre, ao som das músicas clássicas e contemporâneas do país vizinho. 

Com quase 30 anos de história e 25 hotéis em operação nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Rio de Janeiro, a Bristol Hotels é reconhecidamente uma das marcas de maior prestígio e credibilidade nesses estados e também é uma das parceiras que formam a Allia Hotels, uma das maiores redes nacionais em operação no Brasil. 

No Espírito Santo, a rede Bristol é composta por 12 hotéis em operação e mais um em fase final de construção e pré-operação. 

A Allia Hotels nasceu em 2010, com capital 100% nacional, fruto da união entre as redes Bristol e Plaza Inn. 

Atualmente, são cinco bandeiras em operação: Bristol, Plaza Inn, Allia Gran, All Inn e Bristol Easy. 

A rede conta com 39 hotéis espalhados em 19 cidades brasileiras dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Maranhão e no Distrito Federal. 

Até o final de 2020, o portfólio da Allia Hotels deve saltar para aproximadamente 100 empreendimentos em operação pelo Brasil, com investimentos previstos da ordem de R$ 1,3 bilhão.

Regulamentação da gorjeta 


Gorjetas poderão ser regulamentadas.



O repasse das gorjetas aos empregados de bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado no dia 30 de novembro. 

O texto, que teve como relator o senador Paulo Paim (PT/RS), estabelece que a gorjeta não constitui receita própria dos empregadores, embora deva ser discriminada na nota fiscal, e autoriza o desconto de até 20% por parte do empregador para cobrir os encargos sociais e previdenciários dos empregados, no caso dos estabelecimentos inscritos no Simples, e de até 33% para quem não é optante deste regime.


Além disso, a distribuição da gorjeta será feita segundo critérios de custeio e rateio definidos em convenção ou acordo coletivo de trabalho, ou seja, entre os sindicatos patronais e laborais da categoria. 

Os empregadores também deverão anotar na Carteira de Trabalho e Previdência Social, além do salário, o percentual recebido a título de gorjeta.






O Projeto de Lei Complementar 57/2010 era uma reivindicação antiga dos empresários deste setor e uma bandeira defendida pela Federação Brasileira de Hospitalidade e Alimentação, que representa mais de 940 mil empresas de gastronomia e meios de hospedagem. 

O segmento de bares e restaurantes responde por 2,4% do Produto Interno Bruno do País, e gera cerca de seis milhões de empregos diretos. 

"Esta regulação é fundamental para o setor, principalmente porque os estabelecimentos foram diretamente afetados pelas consequências da crise econômica, que provocou uma retração no turismo", afirma o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio. 

Depois de aprovado na CAS, o projeto voltará à Câmara para que os deputados se posicionem quanto às alterações propostas pelos senadores. 

Se aprovado, irá à sanção presidencial e entrará em vigor após sessenta dias da publicação.

_________________________________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br