terça-feira, 9 de maio de 2017

É impressionante como as autoridades federais de turismo vivem num mundo de fantasia. O presidente da Embratur foi ao Rio participar de uma reunião com os diversos órgãos municipais e estaduais do setor e começou por falar o óbvio: " O Rio tem um potencial turístico enorme e vai saber enfrentar as adversidades mantendo o crescimento do fluxo turístico internacional. Está sonhando, ou se referindo a um futuro longínquo, diante da realidade que o Rio vive. Seria melhor que Vinicius Lummertz pressionasse o Temer para resolver o problema da violência e da falência do Estado. E não vamos esquecer que Turismo no Brasil nunca foi levado a sério em todos os níveis de governo e se ainda existe algum movimento de turistas é graças à ação guerreira do empresariado do trade, que dos governos nunca esperaram nada. O Rio não tem um Plano Diretor de turismo, nem tem, nem nunca teve recursos para trabalhar o setor. Primeiro, excelências, tratem o turismo como uma atividade econômica séria e rentável que é


O que adianta esta beleza inigualável se...

O Rio de Janeiro é o cartão postal mais conhecido do Brasil no mundo. Praias, belezas naturais, geografia privilegiada, localização estratégica, é de fácil acesso, serviços e infraestrutura de 1º mundo, além de diversos atrativos gastronômicos, culturais e de vida noturna, a cidade é um dos principais destinos escolhidos pelos turistas estrangeiros.


... se a cidade vive um clima de medo e na área mais turística, Copacabana, acontecem dezenas de assaltos a turistas em que já morreram diversos.


No ano passado, o Rio de Janeiro recebeu 1 milhão 480 mil estrangeiros, superando o ano de 2015, com 1 milhão 375 mil.

Esse crescimento de 7% aumentou as expectativas de demanda turística para os próximos anos. A meta é aumentar o movimento de turistas em 20%, até 2018.

É muito difícil alavancar o turismo numa cidade onde nos postes há advertências como essa


Os desafios e as soluções para alavancar o setor turístico no estado foram debatidos durante a reunião do Conselho de Turismo da prefeitura do Rio de Janeiro, na semana passada. 

Na ocasião, a RioTur apresentou um calendário de eventos de 2017 e um plano de investimentos em segurança e promoção turística internacional.

O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que também participou da reunião, lembrou da série de desafios para alcançar essa meta, como o retorno do turista que conhece o Rio pela primeira vez, a expansão dos encontros corporativos e convenções, e a necessidade de diminuir o índice de criminalidade por toda a cidade.


Como convencer os turistas estrangeiros e até os brasileiros a virem ao Rio quando há diariamente tiroteios, a maioria com vítimas?


Para o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, é crucial a realização de um trabalho em conjunto entre Poder Público e lideranças para alavancar o crescimento turístico. , ou pelo menos se referindo a uma época 

“O Rio de Janeiro tem um potencial turístico enorme e vai saber enfrentar as adversidades mantendo o crescimento do fluxo turístico internacional.

Acredito que precisamos focar na união do Poder Público com as lideranças da sociedade civil organizada do Rio, para solucionar problemas de segurança e continuar promovendo o que a cidade oferece de melhor ao turista estrangeiro”.

Lummertz adiantou ainda que a Embratur definiu a realização de um roadshow nas cidades de Buenos Aires, Córdoba e Rosário para divulgar os atrativos cariocas na Argentina, o principal emissor de turistas ao Brasil.

Além do presidente da Embratur, estiveram presentes no encontro Marcelo Alves (Riotur), Ricardo Amaral (Conselho de Turismo), Francisco Mendonça (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Alfredo Lopes (Rio Convention &Visitors Bureau / Associação de Hotéis do Rio – ABIH-RJ) e os conselheiros Roberto Medina e Paulo Marinho.



www.embratur.gov.br
www.twitter.com/Embraturnews
www.facebook.com/EmbraturBrasil