segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Na quadra do Salgueiro uma noite de sábado super divertida com samba de Xangô e o som da Furiosa. Assista os vídeos



Noite de sábado, o que fazer no Rio de Janeiro? Sentar num barzinho, ir ao cinema, talvez assistir uma peça de teatro, passear na orla de Copacabana? Para variar um pouco fomos assistir ao ensaio da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. Para poder beber um cervejinha o carro fica em casa e vamos de táxi até a quadra da escola na Rua Silva Teles, 104, no bairro do Andaraí, na zona Norte carioca.

A Quadra do Salgueiro, com capacidade para 4.000 pessoas, tem ar condicionado e uma boa estrutura de bares com comidas e bebidas e a entrada custa R$ 50. 



Ali, a bateria, conhecida no mundo do samba como Furiosa, tem um lugar próprio e é a majestade do ensaio, tendo à frente Lourival Serra, o Mestre Louro e sua Rainha, Viviane Araújo. A ordem é se divertir e cair no samba.

Primeiro acontece o chamado Esquenta: https://youtu.be/SOe5qRz_Dgo


Os primeiros sons da bateria aquecem o ambiente e logo surgem as primeiras frases do samba-enredo deste ano Xangô, entoado pelas mais de 2.000 pessoas que enchem a quadra...

Mora na pedreira, é a lei da Terra
Vem de Aruanda pra vencer a guerra
Eis o justiceiro da Nação Nagô
Samba corre gira, gira pra Xangô

...

Clique e assista o vídeo e cante o samba-enredo: https://youtu.be/c5BpOuUKMoM

Mestre-sala e porta-bandeira surgem na quadra e se apresentam ao longo corredor formado pelo público, seguidos pelas passistas e as baianas.


Nos espaços livres entre as mesas gente que ama o samba e sabe sambar de verdade exercita seus dons se divertindo sob o manto de Xangô e da Furiosa: https://youtu.be/LDAHiw1tbFU