domingo, 10 de fevereiro de 2019

SKÅL Brasil realiza no Rio de Janeiro sua 1ª reunião do ano, em que decidiu participar da ABAV e do FESTURIS Gramado, criou a Medalha Geraldo Bethiol e confraterniza com membros do SKÅL Rio em jantar, que homenageou post morten Mario Cosentino




Texto Arnaldo Moreira
Fotos: Rinaldo Carvalho e Roberto Paixão

O SKÅL Internacional do Brasil realizou nesta sexta-feira (8/2) sua primeira reunião ordinária de 2019, no Rio de Janeiro, sob a batuta da presidente Nacional, Priscila Cavalcante (Fortaleza), em que foram tomadas decisões importantes, entre elas a criação da Medalha de Mérito SKÅL Brasil Geraldo Bethiol, em homenagem a esse ilustre skalega falecido no dia 13 de Janeiro deste ano, que destinguirá, anualmente, expoentes do turismo nacional e regional.




A assembleia aconteceu durante o dia no Hotel Royal Rio Palace, em Copacabana, de que é gerente-geral o skalega do Rio de Janeiro, Cléber Brisis, culminando com um jantar de congrassamento e boas-vindas aos skalegas de diversos estados junto com os integrantes do SKÅL Rio de Janeiro. 


Sérgio Leonetti, presidente do SKÅL Rio, Priscila Cavalcante, presidente do SKÅL Brasil e Sônia Vidinhas, past-president, do Rio de Janeiro


A assembleia aprovou, por unanimidade, as contas da Diretoria Nacional referentes ao exercício de 2018 e discutiu as formas de incentivo para que os skalegas de todo o Brasil participem dos congressos do SKÅL que acontecem pelo mundo, o próximo, o XLV Congresso Latino-Americano, na Patagônia, Argentina, de 18 a 22 de Abril. De 14 a 21 de Setembro acontecerá o 80º Congresso Mundial, em Miami.

Priscila Cavalcante falou do Projeto Mundo Afora, criado em sua administração com o objetivo de incentivar a organização de viagens dos skalegas pelo País e exterior, através da parceria feita com esse objetivo pelo SKÅL Brasil com a empresa Top Destinos, de São Paulo. Foi acertada ainda a presença do SKÅL Brasil na Feira da ABAV Nacional, em São Paulo, e no FESTURIS Gramado, em Novembro.


Muito emocionada, Maria Luíza Cosentino recebeu a placa em homenagem in memorian a seu marido Mario Cosentino


Na ocasião, o SKÅL Rio prestou homenagem póstuma ao skalega Mario Cosentino, falecido no dia 8 Dezembro passado, que exerceu, por 17 anos, o cargo de Diretor-Tesoureiro da entidade. Maria Luíza Cosentino, viúva do homenageado, recebeu uma placa como agradecimento in memorian pelos valiosos serviços prestados por Mario ao SKÅL, e o título de skalega honorária, passando a integrar o quadro da entidade.


À esq., Rinaldo Carvalho, Ellen Baring e à dir., Garro e Sérgio Boruchovitch 


Estiveram presentes na reunião do SKÅL Nacional, além da presidente Nacional, Priscila Cavalcante, os presidentes Sérgio Leonetti (Rio de Janeiro), Marcos Prota (Belo Horizonte), Epitácio Vasconcelos (Fortaleza), Vera de Camillis (Porto Alegre), Aristides Cury (São Paulo), e ainda Mauro Ribeiro (2º vice-presidente), Sônia Vidinhas (past-president), Gilda Boruchovitch (conselheira Fiscal), Gilberto Pacheco (diretor de Comunicações) e Cléber Brisis (SKÅL Rio de Janeiro).

Na reunião nacional foram prestadas homenagens a 11 slakegas falecidos em 2018 e a José Medeiros, ex-presidente do SKÅL São Luís (MA), pai da última presidente Nacional Ana Carolina Medeiros, falecido na passada terça-feira (5/2), mesmo dia da morte do skalega carioca e decano do SKÅL Rio, Fernando Genshow.


Os aniversariantes homenageados, ao lado do presidente Leonetti: Anderson Marques, Francisco Carlos e Rosele Fernandes.


Durante o jantar foram homenageados os aniversariantes do mês de Janeiro: Rosele Brum Fernandes e Sylvia Sitnoveter  (dia 1º) e Henrique Weiers (10), e de Fevereiro:  Anderson Marques (5/2) e Anna Lúcia Galperin e Francisco Carlos Rosa, que teve direito a bolo, velinha e parabéns, por aniversariar no dia do encontro. 



É de se registrar o comparecimento em massa das skallydies (esposas dos associados) sempre de extrema importância para a alegria e descontração dos encontros do SKÅL Rio.