terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Orquestra Sinfônica da UFRJ apresenta peças de Mozart e Haydn na Sala Cecília Meireles, dia 21



A Sala Cecília Meireles, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, e PETROBRAS apresentam, quinta-feira, dia 21 de fevereiro, às 20 horas, dentro da Série Sala Orquestras, a Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência do maestro André Cardoso, com a participação do Duo Corvisier (Fátima Corvisier e Fernando Corvisier, pianos). No repertório, Haydn e Mozart. Patrocínio: Furnas.

Ingressos a R$ 40,00 (R$ 20,00 estudantes e idosos)


Twitter: @SalaCeMeireles
Instagram: @salaceciliameireles

Orquestra Sinfônica da UFRJ

Maestro André Cardoso

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRJ
Fundada em 1924, como Orquestra do Instituto Nacional de Música, é a mais antiga do Rio de Janeiro. Ao longo de sua trajetória de mais de 90 anos de atividades ininterruptas, atuaram como regentes alguns dos principais nomes da música brasileira, como Francisco Braga, Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, José Siqueira, Armando Belardi, Eleazar de Carvalho, Santigo Guerra, Mário Tavares e Henrique Morelenbaum. A partir de 1979 teve como titulares Raphael Baptista e Roberto Duarte. Desde 1998 tem como diretores artísticos e regentes titulares os maestros André Cardoso e Ernani Aguiar. É formada por músicos profissionais do quadro de técnicos da UFRJ e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Música. Além de suas funções acadêmicas para a formação de novos instrumentistas, cantores, regentes e compositores, a orquestra se dedica à preservação da memória da música brasileira e ao repertório contemporâneo, já tendo realizado mais de uma centena de estreias de novas obras. Em 11 discos gravados, registrou a produção de grandes compositores nacionais. O CD com a gravação da primeira integral da ópera Colombo, de Carlos Gomes, recebeu o prêmio de Melhor CD pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prêmio Sharp. Realiza uma temporada anual de cerca de doze programas e uma ópera no Salão Leopoldo Miguez, assim como no Theatro Municipal, Cidade das Artes, Sala Cecília Meireles, Teatro Municipal de Niterói, Teatro D. Pedro de Petrópolis e Teatro Trianon de Campos, recebendo como convidados solistas e regentes brasileiros e estrangeiros.



DUO CORVISIER
Constituído pelos pianistas Fátima e Fernando Corvisier, dedica-se a um repertório abrangente, incluindo desde os clássicos até a produção musical brasileira contemporânea. 

Durante o período de residência nos Estados Unidos (1992-2000), se apresentou em inúmeros recitais. Destacam-se sua participação na série de concertos da Fundação Rosa Ponselle em Meriden, Connecticut e em diversos concertos como integrante do Greenbriar Consortium - grupo camerístico formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Houston, Texas. 

De suas apresentações internacionais destacamos a palestra-recital realizada em 2007 no Primeiro Encontro de Investigação em Performance promovido pela Universidade de Aveiro, Portugal, oportunidade em que o Duo Corvisier apresentou em primeira audição naquele país as obras para piano a quatro mãos de Ronaldo Miranda; apresentação em recital na Universidade de Houston no ano de 2011; apresentação em congressos internacionais, realizando palestras e recitais, nas universidades de Londres e de Viena (nesta última por ocasião do International Symposium on Performance Science), em 2013 e na Universidade Internacional de Andaluzia, em Baeza, Espanha, no ano de 2016. 

Fernando Corvisier aperfeiçoou-se no exterior na École Normale de Musique Alfred Cortot em Paris, no New England Conservatory em Boston, na Hartt School of Music e obteve o título de doutor pela Universidade de Houston. Vencedor do IV Prêmio Eldorado de Música, gravou com o pianista João Carlos Martins a transcrição de Almeida Prado para dois pianos das Quatro Estações de Vivaldi. 

Gravou para o selo Eldorado obras de Brahms e Ginastera. Recentemente, gravou a integral dos Noturnos para Piano do compositor Almeida Prado. 

Participou de diversos festivais de música no Brasil e exterior como docente e recitalista. Desde 2002, é docente de piano do Departamento de Música da FFCLRP-USP. 

Fátima Monteiro Corvisier é Doutora em Música pela Universidade de São Paulo, graduou- se com Medalha de Ouro na Escola de Música da UFRJ. Como recitalista, já se apresentou em diversas salas de concertos no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. 

Vencedora do II Concurso Dirk Bovendorp e terceiro lugar no III Prêmio Eldorado de Música, foi solista da OSESP, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Desde 2004, é docente de piano do Departamento de Música da FFCLRP-USP.

Programa
/  1- Joseph HAYDN (1732-1809) – Abertura “Lo Speziale” Hob 28/3 (1768)

   2- W. A. MOZART (1756-1791) – Sinfonia no40 em Sol menor K550 (1788)
I-                    Molto Allegro
II-                  Andante
III-                Menuetto - Trio
IV-               Allegro assai

INTERVALO

  3 - W. A. MOZART – Concerto no10 em Mib maior para dois pianos K365 (1779)
I-                    Allegro
II-                  Andante
III-                Rondo
Solistas: Duo Corvisier (Fátima Corvisier e Fernando Corvisier)

  4 - Joseph HAYDN – Sinfonia no87 em Lá maior Hob 1/87 (1786)
I-                    Vivace
II-                  Adagio
III-                Minuetto – Trio
IV-               Finale: Vivace