sexta-feira, 8 de março de 2013

ANSEDITUR REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE 2013, EM BRASÍLIA. ESTIVERAM PRESENTES MEMBROS DOS MINISTÉRIOS DA JUSTIÇA, TURISMO E DA EMBRATUR. O TEMA FOI O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NOS MUNICÍPIOS



A Anseditur (A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores) realizou sua primeira assembleia geral de 2012, no dia 7 de março, em Brasília e debateu assuntos urgentes a respeito do turismo nas capitais. 

O encontro foi o último presidido por, Ivane Fávero, ex-secretária de Turismo de Bento Gonçalves/RS que foi substituída na Presidência pela secretária de Turismo de Maceió, Cláudia Pessôa.

A reunião contou com apresentações para os secretários, como a de Juliana Silva, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça que propôs a criação de câmaras técnicas de consumo e turismo nos estados e municípios, além de uma no âmbito federal.

O objetivo é evitar problemas e conflitos dos turistas durante os grandes eventos esportivos e causar melhor impressão sobre o turismo no País. 


“A ideia é prestarmos um serviço de qualidade e termos produtos de qualidade. O foco da secretaria não está apenas no conflito ou fiscalizações”, explicou Juliana.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, destacou a importância do engajamento dos municípios nessa iniciativa que será importante para aumentar a competitividade do produto brasileiro.

“Embratur não trata apenas da promoção internacional do Brasil. Isso é uma lenda. Também é competência da autarquia trabalhar para aumentar a competitividade do turismo nacional e contribuir para que exista bons produtos e serviços turísticos que contribuam para o desenvolvimento do setor”, defendeu.

Dino apresentou também números da autarquia em 2012, que considera exitoso apesar da crise internacional que atrapalha o crescimento do turismo no mundo. 


Segundo ele, a Embratur alcançou metas em relação ao número de turistas internacionais, entradas de divisas e, especialmente, no numero de eventos internacionais que o Brasil sediou. 

“Tivemos crescimento robusto de 20% no número de eventos internacionais, que mostra que a janela de oportunidades com os eventos internacionais é real e cria efeitos positivos e duradouros para o turismo”, disse.

Representantes do Ministério do Turismo, entre eles Jun Yamamoto, coordenador de Regionalização do MTur, apresentaram projetos para 2013, como a volta do Viaja Mais Melhor Idade, parado há dois anos e que deve ser relançado, em junho, deste ano, a reestruturação do Programa de Regionalização, que existe desde 2004 e o apoio à cinco projetos para o fortalecimento do turismo religioso. 


O secretário Nacional de Políticas de Turismo da pasta, Vinícius Lummertz, também esteve presente ao encontro.

A secretária de Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero, apresentou a entidade aos novos secretários de Turismo dos municípios que integram, a partir de agora, a Anseditur. 


Com a grande mudança em seu quadro de integrantes após as eleições municipais de 2012, Ivane fez questão de destacar a importância da entidade para o desenvolvimento do turismo nas cidades, as parcerias com o Ministério do Turismo e demais órgãos, além de dar subsídios à nova diretoria.

A Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores é um colegiado de representação dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional para articular, integrar e fortalecer as políticas e ações internacionais, nacionais, estaduais e municipais. 


Sua missão é contribuir com desenvolvimento do turismo sustentável nas capitais e demais destinos indutores e de referência.