terça-feira, 5 de janeiro de 2016

TURISMO EM MINAS CRESCE EM 2016


Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira


Telas interativas apresentam detalhes das obras e histórias retratadas em maquetes, ilustrações e vídeos 

O Museu de Congonhas é uma homenagem à importância histórica e artística do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos


Patrimônio Cultural Mundial, desde 1985, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, localizado em Congonhas, a 75 quilômetros de Belo Horizonte, ganhou um espaço que o homenageia e reconhece sua importância histórica e artística: o Museu de Congonhas. 

A instituição é fruto de uma parceria entre Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura da cidade.


O objetivo é que o museu funcione como uma extensão da parte histórica da cidade, para que os turistas conheçam o passado e compreendam a importância da região. 

“Queremos potencializar a interpretação do museu a céu aberto que temos aqui. Todas as pessoas que passarão pelo museu terão mais recursos para entender as questões ligadas à devoção e à arte do Santuário”, afirma a coordenadora do programa educativo do museu, Maria de Lourdes Reis. 

A instituição, construída ao lado do Santuário, tem espaços como sala de exposições, biblioteca, auditório, atelier, espaço educativo, cafeteria e anfiteatro ao ar livre.

A mostra permanente do Museu de Congonhas retrata manifestações de fé do povo mineiro por meio de práticas como as romarias e a exposição de ex-votos (objetos que representam concretização de um pedido ou milagre e são oferecidos como agradecimento).

Interatividade
A visita ao museu oferece diferentes percepções: logo na entrada, os visitantes deparam com os sons dos passos e a imagem dos romeiros que, todos os anos, reúnem-se em Congonhas para o jubileu que acontece há mais de dois séculos. 

Em uma das salas seguintes, o som ambiente é uma ladainha gravada por beatas da cidade. 


Telas interativas apresentam detalhes das obras e histórias retratadas em maquetes, ilustrações e vídeos que se encontram em todo o espaço.

A participação da comunidade foi essencial no processo de concepção do museu, segundo Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas (Fumcult), responsável pela administração do espaço. 

“Moradores foram preparados para serem monitores; convidamos artesãos para fazer tapetes de serragem, andores, terços de conta de lágrima, estandartes que serão vendidos como souvenir. Congonhas tem uma tradição riquíssima e isso cria uma sensação de pertencimento da comunidade para tudo que está aqui”, acredita Reis.

O setor educativo do museu tem 12 mediadores, especializados em apresentar o espaço em linguagens diferentes, de acordo com público. 

Assim, será possível trabalhar com visitas agendadas de escolas, grupos de jovens e terceira idade, por exemplo, além das visitas espontâneas. 

A ideia da coordenadora é estimular a preservação contextualizada de tudo na região. 

“A gente precisa compreender nosso patrimônio e ressignificar isso dentro da nossa vida; não apenas trazer o conhecimento puro e simples”, explica Maria de Lourdes Reis. 

O acervo do museu também conta com 342 peças que pertenceram à coleção Márcia de Moura Castro, pesquisadora que se dedicou a adquirir arte sacra e objetos de religiosidade popular, com destaque para ex-votos e santos de devoção. 

Em breve, o espaço terá também uma biblioteca com a coleção Fábio França, que é referência no Brasil sobre o barroco, a arte e a fé. 

Entre os títulos doados ao museu, estão publicações de temas históricos e artísticos, com foco especial nas obras sobre a arte barroca, o barroco mineiro e a temática da vida e obra de Aleijadinho.
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos foi construído entre 1757 e o início do século XIX

 O Santuário foi construído entre 1757 e o início do século XIX e é formado pela Basílica, que tem uma escadaria decorada por esculturas dos 12 profetas em pedra-sabão, todas as obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; além de seis capelas com cenas da Via-Sacra, somando 64 esculturas em cedro feitas em tamanho natural. 

No conjunto, trabalhou também o pintor barroco Manoel da Costa Athaíde, conhecido como Mestre Athaíde.


Os 12 Profetas de Aleijadinho são uma das atrações de Congonhas

Por se localizar em região de intensa atividade mineradora, a Basílica e as obras de Aleijadinho expostas ao ar livre sofrem com a deterioração natural. 

Por isso, há cinco anos foi realizado o escaneamento em 3D das 12 esculturas dos profetas, em uma parceria da UNESCO com a Universidade Federal do Paraná, a partir do qual é possível construir réplicas que podem, futuramente, substituir as obras originais, que seriam colocadas dentro do museu para maior preservação. 

A ação, no entanto, ainda não está definida e precisa passar por diversas discussões. “O museu já está preparado para uma ampliação; o anfiteatro ao ar livre seria o espaço da galeria que deveria futuramente receber os profetas na mesma disposição do santuário. Mas esse ainda é um debate muito amplo que precisa ser feito”, explica Sérgio Rodrigo Reis. 

O Museu de Congonhas teve um custo total de R$ 25 milhões e foi financiado com recursos captados pela Lei Rouanet, recursos próprios da prefeitura de Congonhas e o apoio de patrocinadores. 

Outros investimentos, como a restauração da parte interna da igreja, estão sendo realizados com verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.



Cuidados em compras on-line


Pesquisar as compras de viagens é fundamental para não ter compras falsas



Como saber se o agente de viagens vende um produto confiável? Como o cliente estará asseguro da transação? 

Em tempos onde empresas fecham as portas e deixam o prejuízo na mão do intermediário, é mais do que necessário estar atento à movimentação do mercado. 

Por isso, a Associação dos Agentes de Viagens Britânicos (ABTA), lançou um alerta sobre o perigo de se comprar on-line neste período de férias.

O aviso partiu após a entidade notar o crescimento de reclamações de clientes por serem vítimas de práticas fraudulentas na internet. 

Com isso, a associação se atentou às famosas barganhas e promoções disponíveis nos mais diversos sites. 

Por mais que as dicas sejam direcionadas à indústria britânica, nada mais válido do que aplicá-las ao Brasil. 

O período de alta temporada, verão e férias escolares é atrativo para compra e venda dos mais diversos produtos em território nacional. Mas o consumidor tem de se atentar, ainda mais ao abrir o navegador da internet. 

Confira as sugestões:
- Preços de feriado e voos são consideravelmente mais baratos do que os competidores. 

O valor de um bilhete aéreo é definido pelas companhias aéreas. Os agentes de viagens têm uma certa margem na venda. 

Se o profissional cobrar significativamente mais do qualquer outro, algo está errado; Logotipos de baixa resolução e “confusos” de associações da indústria de viagens e companhias de cartão de crédito; 

O não recebimento de tíquetes, considerado como "enviado"; A única opção de pagamento é transferência bancária. 

Não apenas isso é uma indicação de que nenhum banco está preparado para oferecer facilidades de cartão de crédito. 

E, claro, ao lidar com o golpista, recuperar o dinheiro é praticamente impossível; Se uma empresa defrauda seus clientes, há uma boa chance de os consumidores publicarem detalhes de sua experiência e avisos sobre ela. Se estiver indeciso, faça uma pesquisa antes de reservar.


42ª Campanha de Popularização do 
Teatro e Dança 




Mais de 400 mil pessoas 
são esperadas nos teatros


Todos os teatros de Belo Horizonte participam da Campanha de Popularização do Teatro e Dança, de 6 de janeiro a 6 de março. São esperados um público de mais de 400 mil pessoas nos teatros para ass
istirem as peças. 

A campanha resgata os grandes sucessos teatrais apresentados durante o ano, a preços promocionais. 

Informações www.sinparc.com.br Telefone: 31 3272-7487 e 3201-4369



Os desfiles das Escolas de Sambado rio de Janeiro atraem turistas do Brasil e exterior

Carnaval 
A maior festa popular do Brasil está chegando, o Carnaval começará dia 5 de fevereiro e vai até o dia 9 de fevereiro,em algumas cidades, a quarta-feira de cinzas, no dia 10, também tem folia. 

Pelos 5.500 municípios brasileiros a folia está nas ruas, avenidas, praças e clubes. O samba, marchinhas e muita animação estão no sangue do brasileiro. 

A maior festa popular do Brasil atrai turistas de várias partes do mundo, que chegam ao Brasil para desfilar pelas Escolas de Samba, Blocos de ruas e em clubes. 

A animação de cinco dias movimenta bilhões de reais na economia do turismo. Consulte o agente de viagem e verifique pousadas,hotéis e pacotes para o carnaval.



Mais de 1 milhão de pessoas participam do Carnaval em Recife, como o Bloco do Galo da Madrugada, pelas ruas da cidade




Circuito Liberdade conjunto de equipamentos culturais integrados para a promoção e acesso à cultura, à arte e ao patrimônio cultural




O Circuito Cultural da Praça da Liberdade reúne história e cultura

Localizado na região central de Belo Horizonte, o Circuito Liberdade é, atualmente, o maior complexo cultural do País. 

O conjunto integra hoje 12 espaços e museus em funcionamento, com programação própria: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro de Arte Popular Cemig, Centro de Formação Artística – Cefar Liberdade; Espaço do Conhecimento UFMG, Horizonte SEBRAE – Casa da Economia Criativa, Memorial Minas Gerais Vale, MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade.

O complexo abrange a área determinada pelos eixos da Rua da Bahia, entre Avenida Augusto de Lima e Rua Tomé de Souza; da Avenida João Pinheiro, entre Avenida Augusto de Lima e Rua Gonçalves Dias; e da Rua Sergipe, entre Rua Guajajaras e Rua Tomé de Souza.

Programação de férias

No mês de janeiro os espaços do Circuito Liberdade recebem programação especial de férias. 

Entre as atrações, destacam-se diversas oficinas oferecidas gratuitamente e dirigidas tanto às crianças quanto aos adultos. 

O Espaço do Conhecimento, por exemplo, apresenta seis temas diferentes a serem trabalhados com os participantes. 

Vão desde atividades que explicam como prever as fases da Lua - e a melhor visibilidade em qualquer dia ou horário – até uma oficina de “Desenho Cego”. 

“Os participantes são estimulados a identificar com a mão, sem olhar, vários objetos. E depois desafiados a desenhá-los”, explica a responsável pela oficina, Jenifer Costa. 

A oficina acontece no dia 21/01. Já no Memorial Vale, dentro de uma agenda diversificada, o “Show de Calouros”, está destinado para a garotada. 

Na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, todos os eventos acontecem no setor Infanto-juvenil, com exceção de uma exposição no setor de Coleções Especiais. 

A atração especial fica por conta do programa “Hora do Conto e da Leitura” que acontece todo sábado, às 10h, a partir do dia 16/01. 

A Casa Fiat preparou uma oficina de máscaras de carnaval. Os participantes poderão escolher moldes de aves de Belo Horizonte, como de exemplares da fauna brasileira. O atelier de férias começará no dia 12/01 e irá até o dia 04/02.

Veja a agenda completa do Circuito Liberdade em: www.circuitoculturalliberdade.com.br




O verde colore os prédios da Praça da Liberdade
____________________________________
sergio51moreira@bol.com.br