sábado, 24 de junho de 2017

Lá vai o trem com o menino/ Lá vai a vida a rodar / Lá vai ciranda e destino, (sic) de Ouro Preto a Mariana, pela linha a apitar. Um passeio de 18 km, "Entre cenários de História", cachoeiras, da Mata Atlântica no belo trem puxado pela centenária locomotiva, nos fins de semana. A poucos dias do Festival Paritins recebe visitantes do mundo todo. Já a Feira Internacional de Turismo - FESTURIS - acontecerá em Novembro e tem inscrições abertas



Coluna 
MINAS TURISMO GERAIS


Jornalista Sérgio Moreira 




O passeio de trem de 18 quilômetros 



Passeio de trem entre 

Mariana e Ouro Preto

O conhecido Trem da Vale – que liga a cidade de Ouro Preto à cidade de Mariana – é agora o mais novo parceiro da Associação Circuito do Ouro e compõe a Rota Histórico-Cultural do roteiro “Entre Cenários da História”.

O Trem funciona às sextas, sábados, domingos e feriados. O trajeto tem extensão de 18 quilômetros, com prazo estimado de uma hora de viagem. 

Ele possui seis carros de passageiros, sendo cinco convencionais com 240 lugares e um vagão panorâmico que possui 52 lugares (total de 292 lugares).

O vagão panorâmico se diferencia por ter uma estrutura toda transparente que permite aos passageiros uma visão completa das belas paisagens. 


Em seu trajeto, os turistas podem apreciar cachoeiras, como a do Funil (maior cachoeira do percurso com 10 m de queda d’água), resquícios da Mata Atlântica (espécies mais frequentes são embaúbas, sangras d’ água, candeias, ingás, piteiras e samambaias) e sítios arqueológicos.

A viagem é extremamente agradável e, ao longo de sua rota sinuosa, é possível observar córregos e ribeirões que fizeram parte da história de Minas Gerais, onde há séculos se retirava ouro. 


O trajeto inclui quatro estações: Ouro Preto, Vitorino Dias, Passagem de Mariana e Mariana. A Estação de Vitorino Dias fica em frente à antiga fábrica de tecidos e recebeu este nome como homenagem a Vitorino Dias, importante comerciante de Ouro Preto e, também, proprietário da fábrica ao lado. 

A estação foi construída para dar escoamento aos produtos da fábrica e para abastecê-la de algodão e outros produtos. A Estação de Passagem de Mariana ficou conhecida pela exploração do ouro, que teve início no século XVIII, quando o garimpo contava com milhares de escravos trabalhando no Morro Santo Antônio. 

No final do século XIX, o trecho foi adquirido por ingleses e deu origem à Mina da Passagem. Desativada em 2001, é considerada hoje a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. Já as estações de Ouro Preto e Mariana são os pontos inicial e final de cada viagem e completam em 2017, respectivamente, 129 e 103 anos.



A bela paisagem encanta os passageiros 


A construção da ferrovia que liga as duas cidades foi iniciada em 1883 e concluída somente em 1914. De 2004 a 2006, a Vale revitalizou a antiga ferrovia e também foi responsável pela restauração das quatro estações. 

Os vagões e a locomotiva foram artesanalmente reformados, conservando suas características originais. É possível fazer reservas para grupos e as passagens podem ser compradas nas próprias estações Ouro Preto e Mariana, de quarta a domingo, das 8h30 às 17h ou online no endereço www.vale.com/tremdavale

Há descontos especiais para crianças e moradores das duas cidades. A expectativa é que em breve o escritório do Circuito do Ouro, também seja um dos pontos de venda do passeio. 

O Circuito do Ouro é uma região turística que agrupa 15 municípios com proximidade geográfica e afinidades históricas, culturais e naturais. É legitimada pela política pública nacional e estadual de “Regionalização do Turismo”. A região turística é gerida pela Associação do Circuito do Ouro. www.circuitodoouro.tur.br



BH Convention e ABIH

O presidente do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau- BHCB, Anderson Rocha e a presidente da ABIH MG, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em MG, Érica Drumond estão projetos novas parcerias e projetos para o desenvolvimento do turismo na capital mineira e no estado. 

As entidades de turismo são fundamentais para a realização de eventos e promoção de Belo Horizonte no cenário de eventos, simpósios, seminários congressos, feiras para a movimentação do trade turístico.

Festival de Parintins 




Boi Garantido, predomina a cor vermelha


O evento, tradicional na região, costuma acontecer anualmente e reúne um grande público todos os dias. Para este ano, as datas escolhidas são 30 de junho, 1 e 2 de julho. 


A realização será no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, localizado na Av. Nações Unidas, s/n em Parintins-Amazonas. 

A festa folclórica dos bois-bumbás, além de ser uma das comemorações mais aguardadas da região, é considerada uma das dez mais populares do Brasil. A cada ano, cerca de 100 mil pessoas se deslocam até a ilha para ver o espetáculo.


Boi Caprichoso, predomina a cor azul


E não apenas o Bumbódromo se veste nas cores dos bois Garantido e Caprichoso. Ruas, bairros e prédios adotam pinturas e decoração com as cores vermelha para o boi Garantido e azul para o boi Caprichoso. 


A primeira edição do Festival Folclórico de Parintins aconteceu em 1965, com a apresentação dos dois bois e 22 quadrilhas. 

Alguns anos depois, o evento cresceu, ganhou fama, foi transmitido nacionalmente e passou a ser considerado como atração turística. 

A brincadeira tem como origem o conhecido Auto do Boi, onde um peão mata um boi querido por um rico fazendeiro para que sua esposa, gravida, possa comer a língua, já que está com desejo. 

Como o fazendeiro e sua filha, que tinha o boi como favorito ficam brabos, o peão pede ajuda de um pajé da tribo a fim de ressuscitar o animal. No ano passado, a realização foi, como sempre, um sucesso e aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2016.
Bumbódromo em Parintis


Ingressos Festival de Parintins 2017

Quem pretender participar do festival, já pode adquirir os pacotes através do site oficial do evento (www.festivaldeparintins.com.br) ou diretamente no Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br). 

As opções são divididas entre arquibancadas e cadeiras do Caprichoso e Garantido. Consulte as agências de viagens sobre os pacotes para Parintins. 

FESTURIS

O FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo que terá em 2017 a sua 29ª edição e ocorrerá, de 9 a 12 de novembro, na Serra Gaúcha, abriu seu credenciamento.

A feira ocupará 22 mil metros quadrados, no Serra Park, em Gramado e é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, sendo a segunda maior em tamanho. 

Nesta edição, a feira estará dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta). 

Serão 2.000 marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes. 

Esta segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se os expositores dos principais players de seu nicho sem perder a chance de contato com buyers em potencial de outros segmentos. 

Assim, a geração de negócios é fomentada dentro da feira, resultando em um impacto econômico de R$ 253 milhões na última edição, segundo pesquisa realizada pela Faccat – Faculdades Integradas de Taquara.



Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcos Rossi, diretores da Festuris, esperam mais de 15 mil pessoas participando do evento em Gramado


“O FESTURIS terá uma edição que, em 2017, vai superar todas as expectativas. Estamos trabalhando para isso. Ao entrarmos para o ano 30 a feira, estamos nos renovando e vamos oferecer aos participantes e profissionais muitas possibilidades de negócios e conhecimento, agregando valor e apontando tendências”, destaca Marta Rossi, CEO do FESTURIS Gramado. 


Segundo ela, “a feira terá dezenas de destinos e marcas estreantes que se juntarão aos tradicionais expositores de grande peso que temos. É o resultado de um intenso trabalho de captação. Além disso, a parceria com as entidades, e a garantia da participação de profissionais do trade de todo o país, fazem com que nossa motivação só aumente.”

Durante a Festuris é lançado o Natal Luz, um dos eventos mais conhecidos do país, que leva a Gramado milhares de turistas do Brasil e exterior.

________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br