quarta-feira, 26 de julho de 2017

O SKÅL Internacional do Rio de Janeiro comemorou 59 anos de vida, numa trajetória ininterrupta em favor do desenvolvimento do Turismo carioca e nacional. A comemoração aconteceu no Restaurante Mirante das Paineiras, um aprazível espaço a meio caminho do Cristo Redentor, onde mais uma vez foram exercidos os principais lemas e razões da existência do Clube: amizade, convívio fraterno e negócios entre amigos. O próximo encontro será dia 22 de agosto no Hotel Royal Rio Palace


Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Diretor de Imprensa do SKÅL Rio 

Há 59 anos, o SKÅL Internacional do Rio de Janeiro era fundado na então ainda Capital Federal do Brasil, por um grupo de profissionais de turismo liderado pelo hoteleiro Eduardo Tapajós, que um ano antes abrira na cidade o Hotel Glória.



Na área externa do Mirante das Paineiras, as influentes mulheres do SKÅL  Rio
No último sábado, dia 22 de Julho, o Clube juntou em meio a um dos mais belos panoramas da Cidade Maravilhosa, nas Paineiras - sítio histórico por onde passaram as grandes seleções brasileiras de futebol - seus associados comemorando mais uma vez a amizade, a confraternização que acontece há quase 60 anos seguidos. 


E, na van... aí vamos nós a caminho das Paineiras

Com o Cristo Redentor como testemunha, o grupo de skalegas foi se formando junto ao Parque dos Patins, à margem da Lagoa Rodrigo de Freitas e lotando as vans que os levariam pela bela mata do Parque Nacional da Tijuca até às Paineiras.


O presidente Valci de Souza, os past-presidents Rafael Baring e Nylvando de Oliveira, com sua mulher, Noemi, e Antônio Jorge...


O panorama no trajeto é de tirar o fôlego. Ravina abaixo, a mata verdejante se abre e mostra um quadro de uma beleza insofismável composta de montanhas e floresta, colírio para os skalegas a essa hora já envolvidos pelo costumeiro bate-papo que rola da política, às conversas sobre negócios, passando pelas histórias vividas pelo ex-presidente José Telles, simpatia personificada, ex-diretor da Pantanal Linhas Aéreas e coronel piloto-aviador, aposentado da Força Aérea Brasileira.


Hora do rango

Telles é instado a contar como conseguia pousar seu avião, o que fez durante 11 anos, na reduzida pista do porta-aviões Minas Gerais, revela interessantes episódios dessas operações.


Hora de sorrir para a câmera: Sérgio e Gilda, na frente, e Francisco e Sylvia

Em outro grupo, os motociclistas Rafael Baring e Aldo Sivieiro relembram histórias cortando estradas pelo mundo pilotando suas motos das famosas estradas do Deserto de Atakama, à Rota 66, nos Estados Unidos.

O bolo que marcou as quase seis décadas de vida do SKÅL 

Esses são momentos que revelam o clima saudável, de amizade e bom humor que reina nos almoços do SKÅL Rio, razão para manter, neste momento tão conturbado do mundo, e do Brasil, o que exige uma união e fraternidade humanas.


Uma merecida homenagem do SKÅL Rio a Juliana Venancio, que durante o estágio de dois anos no Clube foi a eficiente secretária que tornou o dia a dia da entidade mais fácil, ao lado do decano do Clube, Mario Cosentino.

Cada um em seu lugar, outros em pé curtindo esse momento que se repete há quase seis décadas nos almoços mensais do SKÅL, e nesta data tão significativa no Restaurante Mirante das Paineiras, numa temperatura de inverno carioca, rondando os 17 graus.


Sara, filha do querido Alberto Danan, e o marido Rinaldo

O primeiro grito S, puxando a saudação SKÅL, se ouve e logo é acompanhado em uníssono pelos skalegas de copo levantado, S. K. A. L..., S. K. A. L..., S. K. A. L..., SKÅL.




Na sala, a presidente Nacional, Priscila Cavalcanti e o marido, presidente do SKÅL Fortaleza, Epitácio Vasconcelos, vieram prestigiar a festa da entidade carioca, juntando-se ao presidente Valci de Souza e ao batalhão de 33 skalegas das mais variadas áreas do turismo carioca, número que subiu com seus familiares para 64 pessoas, além de sete futuras skalegas, crianças que sempre abrilhantam os aniversários do Clube.

Vaici de Souza, recebe da presidente Nacional, Priscila Cavalcanti, o Diploma de Honra ao Mérito. à esquerda, Epitácio Vasconcelos, presidente do SKÅL Fortaleza

Para marcar a data, o SKÅL Nacional presenteou o SKÅL Rio com o Diploma de "Honra ao Mérito", “pela excelência no desempenho das atividades do Clube em prol do desenvolvimento do Turismo sustentável, nestes 59 anos de fundação – Jubileu de Jade -, impulsionando assim o lema de nossa gestão: Skalega precisa de Skalega para ser Skalega”, entregue pela presidente Priscila ao presidente Valci de Souza.


Arnaldo e Aimée e, à direita, Alexandre, nasceram no mesmo mês do SKÅL Rio, com o presidente Valci,

Os aniversariantes do mês receberam uma singela, mas significativa homenagem: Aimée Fisch, Alexandre Sette e Câmara e Arnaldo Moreira.

Presidentes Nacional e do Rio na operação Corte do Bolo

Antes do corte do bolo, cujo primeiro pedaço, foi merecidamente para a secretária do SKÅL Rio, Aimée Fisch, responsável pela organização e logísticas perfeitas da festa, a presidente Priscila manifestou sua satisfação por participar de tão importante data do SKÅL Rio de Janeiro, antes do corte do bolo marcando o 59º aniversário do Clube de tantas tradições no trade turístico carioca e nacional, já que se trata do Clube no Brasil com maior número de associados.



Uma visita ao Corcovado encerrou o dia da melhor maneira, com os skalegas desfrutando da belíssima vista da “cidade maravilha da beleza e do caos”.