domingo, 27 de agosto de 2017

O presidente Temer prepara privatização de aeroportos por todo o País a toque de caixa, para fazer caixa para o governo. O FESTURIS acontecerá em Gramado de 9 a 12 de Novembro e já tem mais de 2.000 inscritos



Coluna
MINAS TURISMO GERAIS 

Jornalista Sérgio Moreira



Aeroportos da Pampulha e Carlos Prates podem ser privatizados


O Ministério dos Transportes anunciou que o governo estuda a concessão de um bloco de aeroportos. Além do terminal da Pampulha, estão no pacote 
Carlos Prates, em Belo Horizonte, o Santos Dumont e Macaé, no Rio de Janeiro, e o de Vitória, no Espírito Santo. 

Haverá um bloco no Nordeste, composto por Recife, Maceió, João Pessoa, São Luís, Teresina, Aracaju, Petrolina e Juazeiro, e um no Centro-Oeste, com Cuiabá, Sinop, Barra do Garça e Alta Floresta, todos em Mato Grosso.


Aeroporto Carlos Prates é utilizado para escolas de pilotos de avião e helicóptero 


Em março, o governo já havia leiloado os aeroportos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) por R$ 3,72 bilhões em todo o período da concessão, cerca de 23% acima do valor esperado, de R$ 3. 014 bilhões.


Aeroporto da Pampulha fica ao lado da Lagoa da Pampulha e do Mineirão



Há uma década, o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade – mais conhecido como da Pampulha – está no meio do furacão em torno de discussões sobre o transporte aéreo na capital mineira. Tudo começou em março de 2005, quando voos de longa distância foram transferidos para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana.

O terminal localizado na região da Pampulha passou então a operar apenas com modelos de menor porte, para aviação executiva e regional, além de serviços de táxi-aéreo. 

Em maio deste ano, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) chegou a aprovar a liberação de voos de grande porte na Pampulha, durante reunião da diretoria colegiada. 

Na ocasião, quatro dos cinco diretores aprovaram a medida. No entanto, pouco mais de uma semana depois, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil baixou a Portaria 376/17, que determinou que a operação dos serviços aéreos ficaria limitada a rotas regionais, preservando o modelo atual de operação.


Inaugurado em 1930, o Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, o aeroporto da Pampulha, chegou a ser o sétimo terminal aéreo mais movimentado do país. 

O recorde de passageiros foi batido em 2004, um ano antes do início da transferência de voos para o aeroporto de Confins, quando quase 3,2 milhões de pessoas passaram pelos seus portões, entre 76 mil chegadas e partidas.

O terminal tem aproximadamente 2 milhões de metros quadrados e capacidade para atender a até 2,2 milhões de viajantes/ano. 

Atualmente, o terminal da Pampulha tem alguns voos regulares ligando Belo Horizonte a cidades do interior de Minas e estados vizinhos. 

Porém, a maior parte das operações está na aviação geral, incluindo a aviação executiva, que representa mais de 70% de todo o movimento de aeronaves do aeroporto


Mais de dois mil inscritos no FESTURIS Gramado 2017
O FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo virá com novidades para a edição 29, que ocorre de 09 a 12 de novembro de 2017, na Serra Gaúcha. 

Até o dia 20 de agosto a organização do evento já contabilizava mais de 2 mil inscritos entre agentes, trade, estudantes e jornalistas.

Novidades:
- Mudança no layout e formato dos espaços LGBT e MICE;
- Aumento do Espaço Luxury (espaço triplica de tamanho para 2017)
- Maior número de agendamento de reuniões entre expositores e compradores com o Espaço Mice tendo agendamento obrigatório aos moldes do Luxury;
- Criação do Espaço Business;
- Ampliação do Projeto Embaixador FESTURIS que passa a ter representantes nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;

Novidades que serão anunciadas no lançamento em outubro:
- Retorno da Festa Oficial assinada por uma grande marca;
- Congresso FESTURIS no Palácio dos Festivais com grandes palestrantes não só do trade mas relevantes nacional e internacionalmente
- Grade temática do Congresso
- Pesquisa de Impacto ambiental da feira - CO²
- Estado Anfitrião
- Ações focadas no Ano 30 do FESTURIS (2018): parcerias e formatação
- Programação paralela


Espaço MICE


Espaços LGBT e MICE: revitalizados
Os dois tradicionais espaços mudam de local na feira e passam a contar com novo layout.

Em parceria com a ABRAT GLS e a IGLTA, o Espaço LGBT terá mesas de trabalho com potencialização das reuniões de negócios. Já estão confirmados: Revista Via G, Abrat, ILGTA, Gay Games, Pousada Bernúncia, Santur e Uruguai.

Já o Espaço Mice terá agendamento obrigatório e conta com os seguintes expositores já confirmados: ABEOC, Redtur, CVB Buziu, CVB Guarujá, CVB São Paulo, CVB Punta del Leste, CVB Hortênsias, CVB Bento Gonçalves, CVB Santa Maria/RS, Fundaparque, Guarita Park Hotel, Hotel Sandri e GJP.

Espaço Luxury: mais expositores e compradores de luxo O Espaço Luxury está com 98% dos espaços comercializados. Esta área triplicou de tamanho com relação a edição de 2016 e terá mais expositores e maior número de compradores. 

Estão confirmados: Atlantis, Bahamas, RCD Hotels, Mercartur Premium, Tahiti, Turks and Caicos, Viagens & Cia, México - Los Cabos, St. Martin, Emirates Airlines, Casa da Montanha, Xmart, One & Only Amawaterways, Visit Califórnia, AM Resorts, Santa Mônica, Unique Garden, Hello Brazil, Saint Andrews, La Hacienda, Seychelles, Palm Beachs, Paradise Coast e Sail Rock Resort.

Este espaço é exclusivo dentro da feira e só pode ser acessado pelas marcas expositoras e compradores de luxo que contam com um programa de experiências diferenciado.

Três motivos para participar do FESTURIS
A CEO do evento, Marta Rossi, enumera três motivos fundamentais para a participação de marcas e profissionais na Feira Internacional de Turismo:

1 - Segundo os profissionais do trade o FESTURIS é a melhor feira de negócios turísticos da América do Sul;
2 - É uma feira que oferece resultados e qualificação para o profissional;
3 - O perfil qualificado dos participantes: os profissionais que decidem sobre Turismo no Brasil e na América do Sul participam do FESTURIS Gramado;

Demais espaços com grande procura
A feira terá ainda ações voltadas ao tema Sustentabilidade e promoverá o crescimento das áreas Internacional, Tecnologia, Turismo Cultural e Religioso, Enogastronomia, Acessibilidade e Salas de Capacitações.

Destaque para a participação do Ministério do Turismo do Brasil que virá forte com uma área de 500 metros quadrados dentro da feira. 

Já os tradicionais destinos internacionais confirmam participação como Texas, Las Vegas, Uruguai, Peru, Argentina, México, Portugal, Espanha, Itália, Vietnã, Barbados, República Dominicana e Califórnia. Outras confirmações de peso ocorrem por parte das companhias aéreas, operadoras e agências de viagem.

Marta Rossi, diretora do Festuris



O FESTURIS Gramado divide-se em Congresso no Palácio dos Festivais (aberto ao público) e Feira de Negócios no Serra Park (com entrada apenas para profissionais do turismo, estudantes e imprensa). 

Credenciamento 
As inscrições para o trade e estudantes podem ser feitas no site: www.festurisgramado.com. 

Agentes de viagens podem se inscrever através do projeto Embaixador FESTURIS, gratuitamente.

Sindetur-MG 30 anos
Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Minas Gerais recebe homenagem na ALMG pelos 30 anos de atividades em prol do turismo.

O presidente do Sindetur MG, Jose Eugenio Aguiar e diretoria receberam a placa do legislativo mineiro pelos 30 anos da entidade


Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a ABAV Expo Internacional de Turismo é a mais tradicional e importante feira de turismo brasileira. 

A entidade está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, com uma base de 3 mil associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras que respondem pela movimentação de 80% das vendas do mercado. 

A presidente da ABIH MG, Erica Drumond entre o diretor da ABAV MG, Reinaldo Fleming e o presidente da ABV MG, José Maurício Miranda Gomes 

A força dessa representação é o grande diferencial da ABAV Expo, anualmente formatada para absorver as diferentes demandas da cadeia produtiva do turismo, em especial a dos agentes de viagens, que são o principal canal de distribuição de viagens no Brasil.

Em um mercado cada vez mais competitivo, participar da ABAV Expo é estar em contato direto com os diferentes players do setor, no ambiente propício à realização de negócios, à aquisição de conhecimento e ao relacionamento. 

No ano passado, o movimento na ABAV foi de 29.014 Profissionais do setor, 1.100 Marcas expositoras,911
Profissionais de imprensa,18 Destinos internacionais. 

O sucesso da ABAV Expo resulta do diferencial de ser uma feira idealizada por agentes de viagens e para os agentes de viagens. 

45ª ABAV Expo internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, 
Data: 27 a 29 de setembro de 2017.
Horário: Das 12h às 20h. 
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Vermelho e Verde – São Paulo.
_________________________________________________________________________
 sergio51moreira@bol.com.br