domingo, 31 de março de 2019

T-Cross em três versões, o novo SUV da Volkswagen, lançado no Rio de Janeiro, vem aumentar a temperatura nesse mercado pelo bom padrão de qualidade, desempenho, economia e conforto. O mais barato com motor 1.0 turbo custa R$ 84.990 e o mais carro 1.4 turbo R$ 117.490. Assista o vídeo de Regis Narazaki falando do carro


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

A Volkswagen lançou, nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro um novo SUV compacto que vai incendiar ainda mais o já escaldante mercado do segmento com o T-Cross 2019, 1.0 em três versões: 200 TSI manual, e 200 TSI  e 200 TSI Conforline, automáticas, que se juntam ao já lançado T-Cross TSI 1.4, 150 cv., todas turbinadas. 



Ao andar no carro, no trecho entre o Rio de Janeiro e Mangaratiba, tive a nítida sensação de que a VW investiu no padrão de qualidade do T-Cross que apresenta acabamento premium, excelente desempenho garantido pelo motor TSI, economia, baixo ruído no habitáculo e conforto, graças a uma suspensão e um bom isolamento acústico.



Assista o vídeo:
https://youtu.be/bbMFGWNnSo4

O T-Cross entra no mercado para concorrer com SUVs já conhecidos, como o Jeep Renegade, líder de vendas, Honda HR-V, Hyunday Creta, Nissan Kicks e ainda pode fazer sombra a seu primo rico Audi Q3. Em acabamento, desempenho, não fica atrás de nenhum dos concorrentes.



Tive a sorte de poder avaliar na  ida o T-Cross 200 TSI Confortline 1.0 e na volta o 250 TSI 1.4, em diversos panoramas: trânsito urbano intenso, pisos irregulares e estrada. Sob chuva torrencial, no regresso de Mangaratiba, tive a certeza do alto nível de segurança do carro.



A VW ressaltou no T-Cross o nível máximo de 5 estrelas de segurança veicular e de pedestres reconhecido pelo Instituto Latincap. 



O carro, além de elementos estruturais em aço de alto desempenho, mais eficientes no caso de acidentes, inclusive de proteção em eventuais atropelamentos, tem seis air bags frontais, laterais e de cortina, já na versão de entrada, sistema blocante que impede, após um choque o carro continue andando, evitando batidas sequentes. 



Durante o breefing explicativo pelos responsáveis dos setores envolvidos na produção do T-Cross, foi entregue o certificado à VW o certificado do Latincap atestando o nível máximo de segurança do carro.



O novo T-Cross é o primeiro SUV da marca feito no Brasil, tem três anos de garantia, não possui mais o tradicional Manual, que o proprietário passa a consultar na internet, baixando o respectivo aplicativo, inclui no preço as três primeiras revisões gratuitas e a VW garante que tem o menor custo de reparos do mercado.




A linha 2019 tem mais 9 cm de comprimento e 11 mm de altura do que o modelo anterior, e o espaço para os passageiros é generoso, inclusive no do banco traseiro.



O porta-malas de quase 400 litros. 



No volante, coberto de couro, há o controle automático de velocidade (vulgo piloto automático), do som, ligação de celular, comandos do som, viva voz e atrás as borboletas para troca manual das marchas (paddle shift).



No painel de instrumentos, com uma tela de 8" e funções de condução, navegação e assistência, dividindo conta-giros, do velocímetro é analógico na versão 200 TSI Confortline, mas na 250 TSI é de cristal líquido, mas ambos têm indicador digital de velocidade. 



A diferença entre o 250 e o 200 está também nas rodas de liga leve, no primeiro de 17" e pneus 205/55, que no 200 de 16" e pneus 205/60. 



A motorização do T-Cross é flex e torna o carro atraente pelo desempenho proporcionado pelo turbo. A versão Confortline  que testei vem com motor 1.0 tem 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque a partir das 2.000 rpm. 



O 250 TSI possui motor 1.4 de 150 cv e o torque máximo de 25,5 kgfm começa nas 1.500 rpm, ambos com câmbio automático de seis velocidades Triptonic.



Com essa motorização, segundo a VW, o 200 TSI faz 7,5 km/l na área urbana e 9,2 km, na estrada, abastecido com etanol e 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada e 13 km/l, com gasolina. Já no 250, o consumo na cidade, com etanol, é de 7,4 km/l e na estrada 9 km/l,  e com gasolina o consumo sobe para 10, 5 km/l na cidade e 13 km/l, na estrada.


Em termos de desempenho, a turbina faz a diferença no 200 TSI 1.0 automático, levando o carro de 0 a 100 km/h - de acordo com a VW - em 10,5 s e a 185 km/h. Enquanto o 250 TSI 1.4 bastam 9 s para chegar ao 100 km/h (5 s menos do que o Audi A3 Sportback 1.4 turbo de 125 cv). e vai ao máximo de 190 km/h.


No painel coberto de plástico endurecido - o carro merecia um painel emborrachado - reside a central de mídia com um monitor de 12,5" sensível ao toque (touch) onde pode ser feito todo o controle de som, mídia, navegação, ligações telefônicas, etc. 


O Confortline e o 250 têm teto solar, no segundo, panorâmico duplo, luz diurna em LED, faróis e lanternas de neblina e faróis. 


O carro possui Park Assist 3.0 que estaciona o carro em vagas paralelas e transversais semi autonomamente e freio de manobra. Assista o vídeo:



Os preços do T-Cross começam em:
R$ 84.990 pelo 200 TSI Câmbio Manual; 
R$ 94,490 pelo 200 TSI câmbio automático; 
R$ 99.990 pelo 200 Comfortline TSI câmbio automático;
R$ 109.990 pelo 250 TSI Highline câmbio automático e
R$ 117.490 pelo 250 TSI First Edition 250 TSI câmbio automático.