sábado, 7 de setembro de 2013

FORAM DIVULGADAS PERSONALIDADES "MAIS INFLUENTES" DO TURISMO BRASILEIRO. ESTRANHA A ELEIÇÃO NOS DOIS PRIMEIROS LUGARES DO MINISTRO GASTÃO VIEIRA E DO PRESIDENTE DA EMBRATUR, FLÁVIO DINO. A PERGUNTA SERIA: O QUE AMBOS FIZERAM PELO TURISMO, DE VERDADE? MUITOS PROFISSIONAIS MERECIAM ESSES LUGARES. ENTRE ELES, A DIRETORA DO FESTIVAL DE TURISMO DE GRAMADO, MARTA ROSSI, ELEITA A 9ª PERSONALIDADE MAIS INFLUENTE NO TURISMO BRASILEIRO.


O ministro Gastão Vieira, foi escolhido o Mais Influente, do Turismo de 2013. Com certeza pelo cargo que ocupa, pois nunca tem nenhuma formação na área nem contato no setor, nem no Estado do Maranhão onde foi secretário de Educação, por integrar o grupo de José Sarney.

Situação semelhante ao segundo colocado, o presidente da Embratur (Empresa Brasileira e Turismo), Flávio Dino. 

Já o oitavo colocado, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Antônio Pedro Figueira de Mello, foi escolhido para o cargo pela amizade com o governador Sérgio Cabral.

Essas escolhas não podem deixar felizes os profissionais de Turismo deste País, afinal, nem o Brasil, nem o Rio de Janeiro, são exemplos a serem seguidos como cases de sucesso no Turismo. 

A divulgação ocorreu durante a Abav – Feira das Américas, em São Paulo e cita os verdadeiros eleitos Mais Influentes no Turismo
profissionais de quem aliás depende o que se ainda se consegue ter no Turismo. 

Se dependesse do que o governo federal faz, o Brasil não receberia nem o número ridículo de 5,5 milhões de turistas estrangeiros, por ano. 

Devemos lembrar que as promessas feitas de chegarmos aos 10 milhões de turistas nunca foram cumpridas, nunca passaram de utopia. 

No Brasil, não existe nenhuma cultura para o Turismo e os políticos nomeados para gerir o setor nos governos federal, na maioria dos estaduais e municipais não têm a menor ideia do que vão enfrentar, exemplos ridículos disso deram a Marta Suplicy e o maranhense também do grupo do Sarney, Pedro Novais.

É justo salientar que as verdadeiras escolhas dos Mais Influentes no Turismo brasileiro devem ser consideradas as dos profissionais de Turismo de que saliento uma mulher, a gaúcha Marta Rossi, diretora de um dos mais importantes certames de turismo do País.


 “Estou feliz e, mais uma vez, recebi a notícia com grande surpresa, porque temos colegas muito competentes no mercado, fazendo grandes trabalhos. Receber o aplauso, a nível nacional, como pessoa, me enche de orgulho, e como profissional, a homenagem vem como um novo combustível, para que eu continue com meus sócios e este grande time que conseguimos formar nosso trabalho bonito prol do fortalecimento da indústria turística”, confessou Marta. 

A revista PanRotas que fez a divulgação dos eleitos ressalta a personalidade de 
Marta Rossi: "A humildade e a inteligência para os negócios da empresária, que já não precisa provar mais nada a ninguém e que há 25 anos organiza um dos principais eventos de turismo do Brasil, fazem dela uma referência e exemplo a ser copiado, literalmente”.

Considerados “empreendedores de ideias, dos negócios, do presente e do futuro do turismo”, os 25 mais influentes atuam tanto no setor público quanto privado. 

Outra mulher eleita foi a presidente da Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), Viviânne Martins, na 6ª posição geral.

Formada em Relações Públicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), iniciou efetivamente no mercado turístico ao trabalhar em hotéis de Gramado, no início dos anos 80. 

Em 1989, ao lado da sócia, Silvia Zorzanello, realizou a 1ª edição do Festival do Turismo de Gramado, que inicialmente nasceu com o propósito de apresentar o produto turístico gaúcho para o Brasil, fomentando os negócios do setor. 

Em poucos anos, transformou-se em um dos maiores eventos de negócios do turismo da América Latina. Hoje, a internacionalização é uma das fortes marcas da feira, que terá sua 25ª edição de 7 a 10 de novembro. 

São aguardados 14 mil profissionais no Festuris, que será realizado em 20 mil metros quadrados dos pavilhões do Serra Park. Nesta edição, abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial.

Os 25 + Influentes
1º - Gastão Vieira – Ministro do Turismo

2º - Flávio Dino – Empresa Brasileira de Turismo (Embratur)

3º - Eduardo Sanovicz – Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear)

4º - Daniel Santos – Trend Operadora

5º - Eduardo Nascimento – Sindicato das Empresas de Turismo de São Paulo (Sindetur-SP)

6º - Viviânne Martins – Associação Brasileira de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev)

7º - Luís Vabo – Sistema Reserve

8º - Antônio Pedro Figueira de Mello – Secretário de Turismo do Rio de Janeiro

9º - Marta Rossi – Festival do Turismo de Gramado

10º - Edgar Toledo – Associação Distribuidora de Turismo (Abdtur)

11º - Carolina Perez – Travelweek

12º - Ana Carolina Medeiros – Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Viagens (Iccabav)

13º - Ricardo Domingues – Resorts Brasil

14º - Anita Pires – Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil)

15º - Chieko Aoki – Blue Tree Hotels

16 º - Juan Pablo de Vera – Reed Exhibitions

17º - Adriana Cavalcanti – Air France/KLM

18º - Luciana Fernandes – Empresa Brasileira de Turismo (Empetur)

19º - Cássio Oliveira – Rextur Advance

20º - Vitor Bauab – Beto Carrero World

21º - Toni Sando – São Paulo Convention & Visitors Bureau

22º - Alberto Grau – GJP Hotel & Resorts

23º - Marcelo Matera – Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp)

24º - Pablo Bernhard – TT Operadora

25º - Gustavo Luck – Luck Viagens