Nova plataforma visa traduzir o Brasil para estrangeiros (Imagem: Divulgação)
Com objetivo de explicar o Brasil para o mundo, jornalistas e publicitários se reuniram para lançar a plataforma Plus55, plataforma de conteúdo exclusivamente voltada para estrangeiros.
Toda a concepção do veículo que estreia na quarta-feira, 17, será em inglês, desde a escolha das pautas à redação.
O nome da plataforma faz referência ao código de comunicação que identifica o Brasil no mundo: +55.
O nome da plataforma faz referência ao código de comunicação que identifica o Brasil no mundo: +55.
Com sede em São Paulo, o Plus55 foi idealizado pelo publisher Gustavo Ribeiro, que possui reportagens publicadas por veículos nacionais como Veja, Época e Folha de S. Paulo. Ele teve a ideia após morar durante três anos em Paris.
“Não se trata de simplesmente traduzir o conteúdo. É preciso adaptar e contextualizar a informação para o leitor estrangeiro", afirma Ribeiro. “O Brasil ainda é um país relativamente isolado, por questões geográficas, políticas e por barreiras linguísticas. Os estrangeiros conhecem pouco do nosso país. E quem conhece não entende direito. Somos um país que precisa de tradução”.
Segundo os criadores, o conteúdo publicado e disponibilizado gratuitamente será dividido em cinco núcleos: Power, Money Life, Ideas e Opinion.
“Não se trata de simplesmente traduzir o conteúdo. É preciso adaptar e contextualizar a informação para o leitor estrangeiro", afirma Ribeiro. “O Brasil ainda é um país relativamente isolado, por questões geográficas, políticas e por barreiras linguísticas. Os estrangeiros conhecem pouco do nosso país. E quem conhece não entende direito. Somos um país que precisa de tradução”.
Segundo os criadores, o conteúdo publicado e disponibilizado gratuitamente será dividido em cinco núcleos: Power, Money Life, Ideas e Opinion.
Com passagens por Ogilvy, JWT, Africa e Loducca, o publicitário já desenhou para marcas como Nike, Coca-cola e Nokia.
"Vamos utilizar o design para tornar o conteúdo sobre Brasil ainda mais atraente. Faremos nossas próprias infografias e ilustrações. Isso facilitará a compreensão do leitor que não necessariamente conhece muito sobre o Brasil”, explica Anache.
A redação, comandada por Ribeiro, contará com equipe multidisciplinar. O time conta com a americana Christin Bootes, formada em literatura inglesa e história da arte pela universidade do Arizona, e o brasileiro Rodrigo Durão Coelho, que atuou por mais de 10 anos na BBC, em Londres, e como correspondente no Oriente Médio.
"Vamos utilizar o design para tornar o conteúdo sobre Brasil ainda mais atraente. Faremos nossas próprias infografias e ilustrações. Isso facilitará a compreensão do leitor que não necessariamente conhece muito sobre o Brasil”, explica Anache.
A redação, comandada por Ribeiro, contará com equipe multidisciplinar. O time conta com a americana Christin Bootes, formada em literatura inglesa e história da arte pela universidade do Arizona, e o brasileiro Rodrigo Durão Coelho, que atuou por mais de 10 anos na BBC, em Londres, e como correspondente no Oriente Médio.