domingo, 28 de fevereiro de 2016

MINAS GERAIS PROMOVE DIVERSAS ATIVIDADES CULTURAIS E GASTRONÔMICAS



Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira



Frente da Gastronomia Mineira 


Criada em maio de 2014, a Frente da Gastronomia Mineira - FGM tem por objetivo reunir esforços em prol da defesa, valorização e promoção da Gastronomia Mineira nos mais diversos âmbitos. 


Hoje, a FGM reúne Instituições públicas e privadas, a exemplo do Sistema Fecomércio, BELOTUR, Secretaria de Estado Turismo e Esportes, Sebrae/MG, Secretaria de Estado de Cultura, Abrasel/MG, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, FECITUR, CDL/BH e AMiGA entre outras, além de profissionais e formadores de opinião, instituições de ensino, pesquisadores e demais interessados no tema, formadores de opinião ligados à gastronomia mineira, instituições de ensino e pesquisadores do tema que, de forma conjunta e articulada decidiram por atuar diretamente a partir de três diretrizes iniciais: Advocacy, Promoção da Gastronomia Mineira e Identificação, proteção e valorização dos modos de fazer e produtos tradicionais da gastronomia mineira.






Diversidade da culinária mineira atrai turistas para a capital

Realização de apoio público em defesa de causa ou proposta baseada em ações estratégicas, apoiadas a partir de um grupo mobilizado em rede que fomenta a visibilidade à causa de maneira a influenciar o ambiente político na tomada de decisões em prol da mesma. 

Torna-se uma maneira de atuar em bloco para que a força de cada uma das pessoas e instituições que compõe essa frente possam se somar a daí facilitar a execução das ações propostas.

Identificação, Valorização e Proteção dos Produtos e Modos de Fazer Tradicionais de Minas Gerais: Trata-se do debate, reflexão e demais temas referentes à legislação, proteção de saberes e modos de fazer tradicionais, identificação e valorização de produtos em desuso ou em esquecimento.

Promoção da Gastronomia Mineira: ações e iniciativas que tenham como alvo a promoção da gastronomia mineira, seus produtos, modos de fazer e profissionais. 

Tais ações devem envolver desde atividades junto aos eventos gastronômicos no Estado, fora dele, em âmbito nacional e/ou internacional, como ainda a inserção de produtos e profissionais mineiros junto ao setor gastronômico, turístico e cultural. www.frentedagastronomiamineira.org



O artista plástico Fernando Pacheco comemora em março, os 10 anos do seu Painel "Voar", que está no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. 

Fernando Pacheco tem trabalhos em vários países, como a China, Japão, Itália, França entre outros.

Em março, ele vai fazer uma exposição de seus trabalhos no Automóvel Clube de Belo Horizonte.

Salão de Turismo ABAV MG
Após nove edições de sucesso em Belo Horizonte, o Salão de Turismo da ABAV-MG se consolida como um dos principais eventos do setor turístico da capital mineira. 

A ABAV-MG promoverá o evento exclusivo para o público de turismo no Dayrell Hotel & Centro de Convenções no espaço - Dayrell Theatre, no dia 18 de março. 

Visando otimizar recursos e assim contribuir para o aumento da geração de negócios da sua empresa, fizemos algumas modificações na montagem do stand, que não altera o resultado final do nosso evento. 

O objetivo da feira é ter qualidade e funcionalidade para todos os participantes. A estimativa é de que a feira receba mais de 1.000 visitantes. 

Além disso, agentes de turismo de diversas regiões do Estado também já possuem presença garantida na 10ª Edição do Salão do Turismo da ABAV-MG, por meio das delegacias regionais da entidade, que irão fretar ônibus para trazer os profissionais até a Capital. 

Haverá grupos do Centro-Oeste, Norte de Minas, Sul, Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri. abavmg@abavmg.com.br

COMIDA DI BUTECO 
Este ano, serão 20 cidades em todo o Brasil, no período de 15 de abril a 15 de maio. Os pratos terão custo máximo de R$ 25,90.

Ao todo, participarão 500 estabelecimentos, sendo 125, em Minas Gerais, e 45 na capital mineira. 

Participam apenas estabelecimentos em que o dono está à frente do negócio. 

ABRIL é o mês dos botecos! 

Além de ser um sucesso, do aumento do volume de vendas, das melhorias estruturais dos botecos, também amplia o fluxo turístico, gerando renda e empregos. 

Em 2015, 4.600 empregos foram gerados e mais de quatro milhões de pessoas foram afetadas diretamente. Tivemos um crescimento de 35%. 

Divulgar marcas, demonstrar o objetivo dos patrocinadores e as funções de seus produtos é meta do Comida di Buteco. 

Em 2016, a Ambev comercializará três sabores de Brahma Extra: Lager, Weiss e Extra Red Lager. 

E pela segunda vez, a Chandon, uma bebida para todas as ocasiões. As taças são fornecidas gratuitamente aos estabelecimentos. 

E neste ano, teremos a Tabasco, um molho que já vem pronto, completo.

Feriados
A folia do carnaval passou, mas 2016 ainda tem muito feriado curtir as viagens:

MARÇO
25 a 27- Semana Santa
(Dia 24 é ponto facultativo)

ABRIL
21 - Tiradentes

MAIO
1º - Dia do Trabalhador
8 - Dia das Mães
26 - Corpus Christi

AGOSTO
14 - Dia dos Pais
15 - Assunção de Nossa Senhora

SETEMBRO
7 - Independência do Brasil

OUTUBRO
12 - Nossa Senhora da Conceição Aparecida/Padroeira do Brasil/Dia das Crianças

NOVEMBRO
2 - Finados
15 - Proclamação da República

DEZEMBRO
8 - Imaculada Conceição
25 – Natal


Normandy

Um dos salões do Normandy Hotel 



O gerente-geral do Normandy Hotel, José Carlos Menezes, vem inovando os serviços do hotel com promoções de hospedagem para grupos e empresas, além de ter criado um cardápio de dar água na boca no café da manhã e no almoço. 


O hotel tem espaços acolhedores, vistas fantásticas e uma localização excelente em frente a Igreja São José, o Normandy Hotel é ideal para conhecer em profundidade a vida da capital mineira rodeada por serras. 

Situado em pleno coração de Belo Horizonte, o Normandy Hotel oferece aos seus hóspedes uma atrativa oferta para quem viaja a turismo de lazer ou cultural - ou em viagens de negócios. 

Com 164 espaçosos quartos e uma área de lazer com piscina dedicada ao bem estar diário. 
Rua dos Tamoios 212 - Tel (31) 3115-9500

reservas2@normandyhotel.com.br

www.normandyhotel.com.br


5ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO JAPÃO

José Carlos Menezes com o vice-presidente da ABAV/MG, Toninho da Matta 


Iniciando o calendário de eventos culturais, e pelo quinto ano consecutivo, Belo Horizonte recebeu o Festival do Japão, entre os dias 26 a 28 de fevereiro, no Expominas. 

O Festival tem como objetivo a propagação da cultura japonesa, o intercâmbio social, cultural e econômico entre esses dois países. 

O evento já está consolidado no calendário mineiro, visto que mais de 20 mil pessoas visitaram a feira nas edições anteriores e este ano são esperadas cerca de 25 mil. 

Alguns diferenciais na feira deste ano poderão ser conferidos. 

Destaque para a exposição de WASHI (um tipo de papel japonês que é utilizado em várias funcionalidades, como convites de casamento, restauração de livros, papel de parede, bolsas, carteiras e até sapatos!). Inclusive o papel WASHI foi tombado pela Unesco. 

A temática este ano será Arte em Papel. As oficinas que utilizarão o Washi serão: WASHI-Ê E KURUMI-Ê. 

Várias oficinas serão ligadas ao papel WASHI, como: - Kurumie – montagens de bonecas a partir do papel - Pipas - Kirigami- Experimentação em Origami 
- Mangá – desenhos no papel - Ikebana – arranjos florais;


Além das oficinas a feira terá: Concurso de Miss Nikkei e de Cosplay, Praça de Cerâmica (com mostras, oficinas, venda). 

Serão três dias repletos de atividades, com apresentações de shows musicais como taikos, danças típicas japonesas, artes marciais como judô e kendo, a tradicional arte da Cerimônia do Chá, exposição de Ikebana, exposições e workshops de cerâmica, oficinas de arte, além de bazaristas. 

Outra área que será oferecida é a culinária japonesa, com pratos que já fazem parte do cardápio brasileiro, como yakishoba, sushi, harumaki, tempura, yakisoba, espetinhos, dentre outros. 

Oportunidade também para experimentar a culinária artesanal com pratos pouco conhecidos do público mineiro, como o Karé raisu, UDON e LAMEN (bem no estilo japones), OKONOMIYAKI, TAKOYAKI, OBENTOU (espécie de marmita) e o doce dorayaki. 

Para quem adora os mimos japoneses, também terão expositores comercializando produtos e artigos típicos, gerando negócios e renda. Vale a pena conferir a riqueza da tradição japonesa.


Festival do Japão reúne a cultura milenar e a culinária oriental

O Festival do Japão em Minas é uma realização da Associação de Cooperação em Ciência e Tecnologia Brasil-Japão e do Escritório do cônsul-geral Honorário do Japão, em Belo Horizonte, sendo o último responsável por toda a programação cultural. 


LOCAL: Pavilhões I e II, do Expominas Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira - Belo Horizonte. www.festivaldojapaominas.com.br

_________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br