sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PROBLEMAS COM AVIÕES DA TAM SE MULTIPLICAM E A COMPANHIA PARECE NÃO ESTAR DEVIDAMENTE CONSCIENTE PORQUE OS INCIDENTES SE REPETEM

Na noite de 8 de novembro de 2003, o Airbus 320 da TAM, prefixo PT-MZL, com 122 passageiros e seis tripulantes, derrapou na pista durante o pouso no aeroporto internacional Hercílio Luz, em Florianópolis (SC)

A TAM precisa dedicar mais atenção aos seus aviões, antes que aconteça uma nova tragédia como a do aeroporto de Congonhas. Na última sexta-feira, dia 26, o voo que saiu de Guarulhos para Londres teve de regressar ao aeroporto logo após a decolagem por apresentar problemas. 
No dia 25, foi a vez do Airbus A320 que seguia de Aracajú para São Paulo perder contato com o controle aéreo por mais de uma hora e obrigar um caça F5M, da Força Aérea Brasileira (FAB), a decolar da Base Aérea de Santa Cruz para procurá-lo e escoltá-lo até Guarulhos.

Esse voo - TAM 3665 - decolou de Sergipe às 13h35 com destino a Guarulhos e ficou sem comunicação por mais de uma hora. Pelo plano de voo informado à Aeronáutica, o avião deveria passar sobre Salvador (BA), Porto Seguro (BA), Belo Horizonte (MG) e Poços de Caldas (MG). Com o descumprimento do plano de voo, a Aeronáutica acionou o Comdabra (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro), que enviou o caça para acompanhar o Airbus A320, até o pousou em Guarulhos, que aconteceu no horário previsto, 17h.

O problema foi classificado pela FAB como "anormal". O procedimento é conhecido como "socorro em voo".

A TAM confirmou a falta de comunicação e disse que "em nenhum momento houve risco à segurança. A empresa afirmou ainda "que a aeronave esteve todo o tempo identificada nas telas dos radares de vigilância do sistema aéreo, voando em uma rota prevista", sem informar o número de passageiro a a bordo.


Os constantes problemas que ocorrem com os aviões da TAM deveriam acender a luz vermelha das autoridades aeronáuticas. O registro de tantos acontecimentos, alguns deles muito graves, justificam uma ação contundente da ANAC junto à TAM para que os passageiros da companhia possam viajar com tranquilidade.

Problemas constantes nos voos TAM

O voo TAM JJ-8084, das 23h55, que partiu de Guarulhos, na noite sexta-feira, dia 27 de outubro de 2012, para Londres teve que retornar ao aeroporto após a decolagem para averiguação de um problema técnico. A TAM não informou o que teria provocado o cancelamento da viagem em pleno voo.

O voo Tam JJ-8055 que saiu de Paris para o Rio de Janeiro no dia 10 de outubro de 2012 teve de ser interrompido depois que o avião perdeu uma das turbinas, ao decolar. O avião fez um pouso de emergência no aeroporto Charles De Gaulle.O início da manhã do dia 19 de maio de 2012, os passageiros do voo TAM JJ-3317, na decolagem no aeroporto Internacional Augusto Severo, com destino a São Paulo, na decolagem, perdeu uma placa da turbina esquerda, provocando um grande estrondo. O avião teve que decolar e sobrevoar a cidade por cerca de uma hora até diminuir a quantidade de combustível suficiente para uma aterrissagem segura.





No dia 31 de outubro de 2009, o voo TAM 402 que fazia a rota entre São Paulo e Rio de Janeiro, com 90 passageiros e seis tripulantes a bordo caiu 24 segundos após a decolagem do Aeroporto Internacional de Congonhas. O Fokker 100, prefixo PT-MRK, Três pessoas morreram em solo.

O avião que havia realizado um voo anterior, proveniente do Aeroporto de Caxias do Sul não conseguiu, de acordo com o plano de voo, atingir a altura de cerca de 33 metros, quando deveria mudar de direção, devido a uma falha no reversor (sistema de freio que deve ser acionado na hora do pouso) do motor direito, o que impediu o recolhimento do trem de pouso e levou a perda da velocidade e sustentabilidade (estol).

No dia 22 de maio de 2008, um Airbus A319 da TAM, que fazia o vôo 3661, com 110 passageiros a bordo, arremeteu por volta das 14h30, cidade de Ilhéus, sul da Bahia. Os passageiros foram informados que a aeronave apresentou problemas técnicos. Um deles ouviu do rádio-escuta de um funcionário da companhia que a falha mecânica teria ocorrido em um dos reversos das turbinas. A pane foi a mesma que provocou o grave acidente ocorrido em Congonhas, em julho do ano passado.
No dia 26 de março de 2008, um avião da empresa aérea TAM, que fazia o vôo 3841, vindo da cidade de Brasília, apresentou pane na tarde de segunda-feira (24), às 16h50min, ao chegar em Teresina no Aeroporto Petrônio Portela. Cerca de 155 passageiros tiveram que pernoitar na capital piauiense devido à impossibilidade de decolagem.

A jornalista Melina Seixas, de Manaus (AM), disse que o avião saiu de Fortaleza, às 15h50 de hoje, com problemas e pousou às 18h50, em Teresina, quando a TAM informou aos passageiros que o avião não poderia continuar com o voo para Brasília por causa de um problema com peça da aeronave.
No dia 21 de maio de 2008, outro avião da TAM, vôo 3511, sofreu uma despressurização e solicitou autorização para realizar algumas órbitas no Aeroporto de Confins (MG) para avaliar a situação.

No dia 14 de outubro de 2007, o voo TAM - Fokker 100 - PT-MQF, que saiu de Rio Branco (AC) com destino a Fortaleza (CE), teve de retornar ao aeroporto JK devido a vazamento de combustível nas duas asas.

O desastre gravíssimo ocorrido com o Airbus 320 que saiu da pista do aeroporto de Congonhas, atravessou a rua e despencou sobre o galpão da própria TAM.

Na noite de 17 de julho de 2007, um Airbus A320 da TAM, proveniente de Porto Alegre, não conseguiu parar na pista do aeroporto de Congonhas, ao aterrizar, atravessou a Avenida Washington Luiz, em frente ao aeroporto e despencou sobre um depósito de cargas da própria empresa, e um posto, provocando um incêndio de grandes proporções. No desastre correram cerca de 200 pessoas, os 187 ocupantes do avião e as que estavam no lugar da queda da aeronave.


No dia 25 de julho de 2007, o Airbus da TAM teve de fazer um pouso de emergência no Aeroporto de Londrina, no Paraná, com um problema na turbina direita. Uma das placas do revestimento externo se soltou. A Polícia Federal impediu o avião de decolar porque o reparo foi feito com fita adesiva.

No dia 8 de agosto de 2006, o Fokker 100 da TAM que decolou do aeroporto de Congonhas às 13h47 com destino ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, retornou à pista logo após a decolagem. O motivo da interrupção do voo é bizarro: a porta de passageiros caiu sobre o telhado do hipermercado Extra da Avenida Ricardo Jafet, na zona Sul de São Paulo.
O avião fez um pouso forçado,, em Congonhas.