quinta-feira, 15 de agosto de 2013

CONFERÊNCIA MUNDIAL PEDE MELHOR GESTÃO DAS ÁGUAS

As atividades desta quinta-feira, 15, da 9ª. Conferência Mundial da Água começarão a partir das 8h30 com depoimentos e debates sobre “A participação do poder público, usuários de água e a sociedade civil no processo de gestão das águas”, seguindo-se “O papel dos organismos de bacia na gestão de lagoas, rios e aquíferos transfronteriços”, “O financiamento da gestão das águas e dos organismos de bacia” e uma mesa redonda sobre o Fórum de Organismos de Cooperação Internacional. 

Todos os depoimentos na conferência estão pedindo melhor reforço e atenção na gestão das águas.

O evento levou a Fortaleza representantes de 62 países de quatro continentes que, com tradução simultânea, têm apresentado depoimentos sobre a realidade da água em suas regiões e o que está sendo feito pela sua preservação. 


A delegação com maior número de participantes é a dos países africanos. Através de depoimento do Secretário de Recursos Hídricos, César Pinheiro, o Ceará apresentou seus dados hídricos e o que está sendo feito para distribuição da água acumulada.

Ao final do dia hoje será emitido o documento conclusivo do conclave com as recomendações aprovadas nas diversas etapas da conferência. 

Amanhã, 16, os participantes visitarão a transposição de água bruta do Jaguaribe para a Região Metropolitana de Fortaleza.