segunda-feira, 7 de março de 2016

QUE PORTUGAL TEM A FAMA E O PROVEITO DE SER NA EUROPA O PAÍS ONDE SE COME MELHOR NÃO É NOVIDADE PARA NINGUÉM, MAS HÁ LUGARES ONDE SE APRECIAM OS PRATOS QUE CONFIRMAM ESSE STATUS, ENTÃO ANOTE E AO CHEGAR A LISBOA FAÇA O ROTEIRO PARA COMER NOS MELHORES RESTAURANTES SECRETOS DA CAPITAL E ARREDORES


Texto e fotos: Nelson Carvalheiro

Tasquinha do Lagarto
Rua de Campolide, nº 273. 
Tel.(+351) 213883202

A Tasquinha do Lagarto (foto acima) encontra-se fora do centro turístico de Lisboa, e é o pináculo da cozinha portuguesa feita com seriedade, no seio de uma capital cheia de conceitos gastronômicos insípidos e que estão “na moda”. 

A falta de notoriedade internacional não parece incomodar os clientes, que até agradecem por poderem usufruir de um espaço só para eles. 

Um dos pratos mais saborosos é vitela assada com batatas assadas e brócolos, por 13 euros. 


O outro é arroz de garoupa, por 10 euros. É deliciosamente barato! Escusado será dizer que as doses são o suficientemente grandes para alimentar uma família de noruegueses, mas são quanto baste para matar a fome dos portugueses. 

Os donos são oriundos do Norte de Portugal, por isso receberá umas calorosas boas-vindas e uma taça de vinho verde.

Secretos e deliciososOs melhores restaurantes secretos de Lisboa são uma coleção de estabelecimentos individuais e privados que continuam a funcionar da mesma forma em que foram concebidos há 50, 60, 70 ou mais anos atrás. 

A Tasquinha do Lagarto é um desses restaurantes que fornecem uma experiência da melhor gastronomia portuguesa que Lisboa tem para oferecer, longe das multidões e onde a única base de dados é a dos vizinhos. 

Esqueça o Tripadvisor, a pontuação do Yelp e os sites em inglês. Estes lugares são aqueles que deve aconselhar aos seus amigos que venham visitar Lisboa, pois mais ninguém fornece comida portuguesa tão autêntica.


Estamos no quinto ano consecutivo em que o turismo de Lisboa não pára de aumentar. 

Desde 2010, Portugal passou de uma escolha secundária (ou terciária) como destino prioritário e mais cool da Europa para os viajantes. 

É a cidade da luz, o sonho dos edifícios caiados dos cinematógrafos, das ruas estreitas, os incontáveis miradouros, com música a tocar em cada esquina e uma linha de horizonte que colocam Roma e Florença num chinelo. 

Este boom de viajantes com destino a Lisboa tem levado a um aumento e diversificação substancial da oferta turística, no entanto, algumas coisas mantêm-se na mesma. E ainda bem...


Os meus últimos artigos são sobre onde comer em Lisboa ou onde comer no Porto, e fornecem uma visão mais generalista e facilitada sobre quais são os melhores restaurantes de comida portuguesa em Lisboa e no Porto. 

Os melhores restaurantes secretos de Lisboa trazem uma nova luz sobre estabelecimentos que até alguns locais desconhecem.

Ponto final
Cais do Ginjal, 72, Almada, 
+351 212760743



O nome faz inteiramente justiça ao local onde se localiza o restaurante, já que é literalmente no fim da margem do rio, do outro lado do Tejo.

Para chegar ao restaurante tem de atravessar o rio de barco desde o Cais do Sodré (em Lisboa) até Cacilhas e seguir para Almada.

Recomendo sempre que façam a reserva antecipadamente para obter uma mesa com uma vista esplendorosa sobre o rio.

A melhor hora para um jantar ao fim do dia com vista para assistir ao por-do-sol magnífico sobre Lisboa é às 18h.

Serve-se comida tradicional portuguesa com sabores tipicamente caseiros.

As entradas a não perder são: bacalhau com grão e as sardinhas de escabeche, que vêm acompanhadas de pão alentejano da melhor qualidade.

Como prato principal recomendo fortemente o arroz de tomate com cavalinhas fritas, para ficar a saber como é um prato local caseiro dos pescadores.


Também pode pedir o peixe do dia para grelhar, no carvão.

Merendinha do Arco
Rua dos Sapateiros 230, Lisboa,
+351 213425135



A Merendinha do Arco situa-se junto ao arco do Rossio e é, de alguns anos para cá, uma das minhas tascas preferidas de Lisboa. 

A Merendinha é famosa por ter o melhor peixe espada grelhado no carvão, o qual vem acompanhado de um arroz de feijão reconfortante. 

É um espaço pequeno, desprovido de decoração elaborada, apenas conta com os objectos que o dono tem vindo a colocar ao longo dos 20 anos de gestão. 

Tem lugar sentado para 30 pessoas divididas por 3 mesas comuns, e que estão sempre cheias de locais, por isso, às vezes não há muito espaço para esbracejar nas horas de almoço mais concorridas. 

Pergunte quais são os pratos do dia, que incluem bacalhau com grão, guisado de vitela e legumes, bochechas de porco preto, e vinho verde da casa para acompanhar a sua refeição. 

No final, todos têm direito a um shot de licor envelhecido de uva destilada.

Cantinho Lusitano 
Rua dos Prazeres 52, Lisboa, 
+351 218065185 



Aninhado na confusão do bairro hippie-chic do Príncipe Real e a um passo da Assembleia da República, situa-se o Cantinho Lusitano, a epifania lisboeta dos petiscos típicos portugueses e do bom vinho.

Trata-se de um espaço sóbrio e bem iluminado com lugar para 20 pessoas sentadas, portanto, é obrigatório reservar.

Peça os pratos do dia e experimente uma seleção de queijos e charcutaria, guisado de caracóis, favas com salada de coentros, bacalhau com grão e muitas outras delícias portuguesas.

Para a sobremesa experimente o queijo cottage com doce de abóbora.

A Baiuca
Rua de São Miguel 20, Alfama
+351 218867284


Se quiser conhecer Lisboa na sua pureza absoluta, este é o sítio para ir. Este pequeno restaurante (só tem sete mesas), gerido por uma família, está aberto há 40 anos e a decoração mantém-se a mesma desde então.

A comida é simples e despretensiosa, com pratos como o guisado de tamboril e peixe grelhado no carvão.

No entanto, a sua característica mais atraente é o Fado, protagonizado por uma senhora com dois ou três guitarristas a acompanhar.

Quando o espetáculo começa tudo à volta pára: a cozinha, o serviço de mesa – e até os vizinhos que entram para assistir.

Este é o lugar para ouvir o fado original em bruto, por isso lembre-se: luzes apagadas, sem nenhum som amplificado, apenas os cantores, as guitarras, as velas e as suas lágrimas.

Marisqueira Nunes
Rua Bartolomeu Dias 120, Belém
+351 213019899





Esqueça a multidão e as filas de duas horas da Cervejaria Ramiro. O novo hostspot em Lisboa para comer marisco é na Marisqueira Nunes

Aqui, as toalhas de mesa não são descartáveis e pode-se pedir num tom de voz baixo. 

Esta marisqueira encontra-se no coração de Belém, o foco cultural de Lisboa e preenche todos os requisitos. 

O marisco e o peixe são o mais fresco que há, e o chef está concentrado a cozinhar pratos portugueses da mais elevada qualidade, a cerveja de pressão é gelada e não há filas à porta. 

É também um dos poucos lugares em Lisboa onde se vendem lapas e bruxas (uma lagosta que só há, normalmente, na costa dos Açores). 

Gambas gigantes ao alho é obrigatório, e o arroz de lagosta é também uma boa escolha.

Zé dos Cornos
Beco dos Serradores 5
+351 218869481




O nome curioso deste local advém de um caso extra-matrimonial que o pai do atual dono teve em tempos.


Este lugar está tão escondido que só alguns locais o conhecem. O menu consiste basicamente em carne e peixe grelhados no carvão, sendo que a minha recomendação vai para o bacalhau e as costeletas de porco. Mas o que marca mesmo este lugar é a bifana.


Na versão gastronómica portuguesa, este lombo de porco braseado no pão é comido religiosamente com mostarda e consumido pelo país fora, independentemente do status social.


O vinho da casa vem das uvas do João, o dono, por isso prepare-se para descobrir alguns sabores vínicos do Portugal arcaico.



Tasco do Vigário
Rua do Vigário, 18, Santo Estevão
+351 218876534


Uma pequena tasca (um restaurante muito simples e típico ), com quatro ou cinco pratos do dia a preços imbatíveis.


É um bom sítio para ir se estiver a visitar o bairro de Alfama e fica muito perto do da Feira da Ladra, do Panteão e da bonita Rua dos Remédios.


Se chegar lá depois do meio-dia irá encontrar uma multidão, por isso não se atrase.


Trata-se de uma bela imersão na vida lisboeta. Boa comida e gente simpática. Muitos locais.


As doses são extremamente generosas e a carne é tenra e saborosa.


Tem um cozido à portuguesa estupendo. O preço médio de uma refeição com vinho ronda os oito euros, por pessoa. 

Varina da Madragoa

Rua das Madres 34-36 
+351 213965533



A Varina da Madragoa é conhecida por ter as melhores pataniscas de Lisboa, e acreditem, são mesmo. 

As pataniscas são bacalhau frito coberto de salsa, batata e massa de cebola, e vêm, normalmente, acompanhadas de arroz de feijão guisado ou migas – pão frito e couves. 

O peixe também é uma boa opção, especialmente o bacalhau, que vem grelhado na perfeição: pele crocante comestível com um recheio translúcido junto ao osso. 

Por isso, se estiver perto do Museu de Arte Antiga ou se está a visitar o quarteirão da Madragoa, não perca este local, pois é charmoso, tem comida típica e uma cozinha séria e autenticamente portuguesa a um preço acessível para uma capital europeia.

Zé da Mouraria
Rua João do Outeiro 24




Não irá encontrar uma seta a apontar para este restaurante, mas irá ver provavelmente uma fila lá fora, por isso tente chegar ao meio-dia para almoçar, senão terá de esperar. 

Este pequeno restaurante é ao virar da esquina da primeira paragem do Elétrico nº 28. 

É um dos favoritos entre os taxistas portugueses, por isso sabemos que a comida é boa, havendo muita variedade e nenhum turista. 

Não se surpreenda ao entrar e ver pessoas a comerem lulas e batatas numa taça metálica gigante. Uma dose alimenta quatro pessoas. 

Os locais levam tupperwears para levar para casa o que não comeram. As lulas são muito macias e o seu sabor é mesmo irreal. 

O preço com pão e quatro cervejas foi de 22 Euros. A única coisa que posso dizer é que se vier aqui, não ficará desiludido.