domingo, 29 de maio de 2016

MUITA CACHAÇA, GRANDES NEGÓCIOS, ENTRETENIMENTO, LAZER E CULTURA MINEIRAS MARCARÃO A REALIZAÇÃO DA EXPOCACHAÇA QUE MOVIMENTARÁ BELO HORIZONTE DE 9 A 12 DE JUNHO. ROTEIROS TURÍSTICOS DO CIRCUITO DO OURO FORAM LANÇADOS PARA DESENVOLVER O TURISMO NAS CIDADES TRADICIONAIS QUE OFERECEM A CULTURA E GASTRONOMIA DE MINAS. PAMPULHA IATE CLUBE TEM NOVA DIRETORIA. VALDEZ MARANHÃO QUE ORGANIZA A FEIJOADA MAIS FAMOSA DO BRASIL COMEMORARÁ OS 25 ANOS DO EVENTO EM LISBOA, EM NOVEMBRO. VALE A DAR UMA ESPIADA. RESTAURANTES DE BELO HORIZONTE ABREM ESPAÇO PARA CASAMENTOS. FICA MAIS BARATO PARA OS NOIVOS




Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira
Expocachaça movimenta BH



Minas Gerais é conhecida como um dos principais produtores da caninha, da branquinha, da amarelinha, da gostosinha cachaça. 

Para mostrar a produção da cachaça feita em Minas Gerais e em vários estados, acontece, de 9 a 12 de junho, a Expocachaça.

Evento pioneiro, a maior e a mais importante e conceituada feira do setor, entra em sua 26ª edição, no Expominas, em Belo Horizonte. 

Para este ano, o evento apresentará muitas novidades e surpresas, mantendo o formato de Feira e Festival que a consagrou junto aos expositores e público. 

É um evento que tem nos seus momentos feira e festival: negócios, entretenimento e diversão, gastronomia, consumo, lazer e cultura. 

São diversos restaurantes e 1.500 assentos para atender ao público do evento, um palco para shows, a partir das 18h até 23h30, e espaço Bier Show da cerveja artesanal, concurso de coquetelaria, Espaço da Caipirinha e muito mais. 


O evento reúne toda a cadeia produtiva do agronegócio da cachaça, de micro e pequenas empresas, produtores, associações e sindicatos e entidades do setor, empresas de insumos, serviços, equipamentos, entre outras.

A Expocachaça, em 2016, irá ocupar 10.000 m² no Expominas, em Belo Horizonte.

Informações: http://www.expocachaca.com.br/bh.


Circuito do Ouro - Roteiros Turísticos
A Associação do Circuito do Ouro lançou quatro roteiros turísticos que possibilitam uma nova forma de se conhecer os tradicionais destinos de Minas. 

O turista pode optar por passeios em meio a natureza, gastronômico, histórico, cultural ou religioso. Ele poderá escolher seu destino dentro do tema ou perfil que mais lhe agradar. 

“Entre Serras da Piedade ao Caraça” é um dos novos roteiros, juntamente com "Entre Trilhas, Sabores e Aromas", "Entre Cenários da História" e "Entre Ruralidades e Personalidades”. 

Segundo Izabella Ricci, diretora Executiva do Circuito do Ouro, “criamos com esses roteiros uma nova forma do olhar do turista para destinos que ele já pode até conhecer, mas, criamos com isso, novas experiências, vivências nesses destinos e apostamos que vamos aumentar o potencial turístico deles”. 

O roteiro “Entre Serras da Piedade ao Caraça” é formado por quatro municípios da região do Circuito do Ouro – Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas e permite ao turista vivenciar momentos de fé, degustar o melhor da gastronomia, e desfrutar de momentos de natureza. 

É marcado por dois importantíssimos Santuários de Minas – O Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Padroeira de Minas Gerais) e o Santuário do Caraça – este roteiro abriga momentos de religiosidade e fé, características marcantes da região do Circuito do Ouro. 

Pelas quatro cidades do Entre Serras da Piedade ao Caraça, é possível conhecer ainda igrejas belíssimas como o Santuário São João Batista, em Barão de Cocais, e a Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara, além de muitas outras obras atribuídas a grandes mestres do barroco mineiro como Aleijadinho e Athaíde. 

O roteiro “Entre Trilhas, Sabores e Aromas” agrupa quatro cidades que além de sua grande importância no Ciclo do Ouro e das surpreendentes trilhas de vários níveis de dificuldade, guardam uma bela gastronomia típica: Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará. 

Itabirito é conhecida como a terra do pastel de angu, tanto que o modo de preparo da iguaria mineira foi tombada como patrimônio cultural municipal em 2010. 

Já Nova Lima, é parada obrigatória para os amantes de cervejas, sobretudo as cervejas artesanais. 

Na cidade de Sabará, três ingredientes tornam os pratos principais singulares e deliciosos: o orapronobis, a banana e a jabuticaba. 

São diversos os pratos e produtos criados com estes itens: frango com orapronobis, sorvete e licor de jabuticaba, doce de banana.


Ouro Preto é conhecida mundialmente pelas belezas do Barroco Mineiro

O roteiro “Entre Cenários da História” agrupa quatro cidades que foram palco de momentos importantes da história de Minas Gerais durante o ciclo do ouro, e guardam atualmente grande parte dos patrimônios materiais do estado: 
Congonhas – patrimônio cultural da humanidade tombado em 1985; 

Ouro Branco, Ouro Preto – capital do Estado antes de BH, também considerada patrimônio cultural da humanidade, em 1980, e Mariana – primeira vila, cidade e capital de Minas tombada, em 1945, pelo IPHAN. 

As igrejas tiveram grande importância no contexto colonial, e ainda hoje simbolizam muito para estas cidades. 

É possível admirar arquitetura, pinturas e esculturas de grandes mestres do período, como Aleijadinho e Mestre Athaíde, no Santuário Bom Jesus de Matozinhos em Congonhas; 

a Matriz de Santo Antônio em Ouro Branco;

na Basílica Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto; 

e na Igreja São Pedro dos Cléricos

Para conhecer mais sobre o barroco mineiro cabe ainda visitar o recém-criado Museu de Congonhas.

Outra experiência maravilhosa é visitar antigas minas de ouro. Em Ouro Preto, são cinco minas abertas à visitação. 

E em Passagem de Mariana – distrito de Mariana à caminho de Ouro Preto – possui a maior mina de ouro aberta à visitação: a Mina da Passagem, onde a descida para as galerias subterrâneas é feita por trolley

O roteiro possui dois parques estaduais: 

o Parque do Itacolomi e o Parque Serra de Ouro Branco

Em Congonhas, a proposta para se refrescar é visitar o Parque Ecológico da Cachoeira. 

Mariana, assim como outras cidades do roteiro, concentram seus atrativos nos distritos, onde você pode visitar fazer trilhas e visitar cachoeiras como a Cachoeira dos Rolas, no distrito de Bandeirantes.



O roteiro Entre Personalidades e Ruralidades reúne os dois municípios do Circuito do Ouro que estão a cerca de 140 km de BH – Itabira e Nova Era. 

Estes municípios foram importantes durante o tropeirismo e possuem histórias marcadas por personalidades que viveram na região e deixaram registros grandiosos no território.

Carlos Drummond de Andrade, nascido em Itabira, inspira os turistas que visitam Itabira e região

As cidades deste roteiro são marcadas pelo legado de duas grandes personalidades: Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, e Francisco Vieiras Servas, em Nova Era, que apesar de viverem em épocas distintas, apresentam uma bela amostra do peso artístico do Circuito do Ouro, com diferentes tipos de arte, mas com importâncias similares, quando se trata daqueles que as construíram.

Além do Memorial, Biblioteca e Conservação do Sobrado onde o artista viveu, a cidade possui ainda o Museu de Território Caminhos Drummondianos, uma espécie de museu ao ar livre que distribui placas interpretativas em cada ponto citado nos poemas de Drummond. 

O museu, que começou a funcionar em 1997, possui 44 placas-poemas distribuídas pela cidade, que o visitante pode percorrer acompanhado por monitores.

Já Nova Era, possui, no altar-mor da Matriz de São José da Lagoa, importante legado de Francisco Vieira Servas que atrai muitos visitantes. 

Ipoema, distrito de Itabira, foi considerada em 2014, como Capital Estadual do Tropeirismo, título concedido porque o distrito foi importante entreposto comercial no período e possui ainda hoje marcos dos principais aspectos da cultura tropeira. 

O Museu do Tropeiro, inaugurado em 2003, abriga um acervo com cerca de 700 itens, dentre documentos e objetos que contam mais sobre a importância desta cultura rural. 



Diretoria do PIC é reeleita

O presidente Antônio Eustáquio da Rocha Soares entre sua diretoria, Leonardo Starling de Barros, Antônio Márcio Ribeiro de Godoi, Jamil Nahass, Arnaud Gazzi e Veiga, Carlos Alberto Rangel Proença, Wilson Alvarenga de Oliveira Filho, Afonso Otávio Cozzi, Rómulo Corrêa Moreira e João Henrique Franco Garcia.


Um dos principais clubes recreativos da capital mineira, o Pampulha Iate Clube- PIC teve eleição para diretoria

Após ter sido reeleito para o biênio 2016/2018, Antônio Eustáquio da Rocha Soares, assumiu, no dia 20 de maio, a Presidência do Pampulha Iate Clube, juntamente com a diretoria que comandará os destinos do PIC nos próximos dois anos. 

A solenidade de posse foi realizada no PIC Cidade e contou com a presença de ex-presidentes, conselheiros, sócios e funcionários do Clube. 

Dia 4 de junho, acontecerá a maior festa junina de Belo Horizonte, o " Arraiá do PIC", com várias atrações e show da dupla Bruno e Marrone.

O sucesso do evento já é marca tradicional no calendário do turismo e festas da capital mineira.

Os presidentes do PIC, Antônio Eustáquio da Rocha Soares, e do Conselho Deliberativo, Édison Simão. 


24 anos da Feijoada do Maranhão
Para celebrar os 25 anos da Feijoada do Maranhão, o organizador do tradicional evento em BH, repórter fotográfico Valdez Maranhão, vai comemorar a data no dia 27 de agosto, nos salões do Belo Horizonte Othon Palace Hotel. São esperadas 600 pessoas na feijoada, em Belo Horizonte.

Valdez Maranhão começou a organizar a hoje famosa e tradicional feijoada em São Luis, capital do Maranhão, onde o evento acontecerá em outubro. 


Para comemorar os 25 anos da famosa feijoada, Maranhão, escolheu Lisboa, onde pretende juntar, no final de novembro, o trade turístico português, muitos brasileiros que vivem em Portugal e ainda os brasileiros que viajarão propositalmente para participar do tradicional evento.

Rossi & Zorzanello recebe prêmio destaque Produção de Eventos

Eduardo Zorzanello, o ator Adriano Toloza, e Marcus Vinícius Rossi 

Foi realizado em Araranguá, Santa Catarina, a cerimônia de premiação em reconhecimento para quem é destaque na região Sul do Brasil. 

O evento realizado pela empresária Ivete Rodrigues reuniu executivos, sociedade, imprensa, prefeitos de toda a região sul e deputados, em uma noite de gala no clube Grêmio, no centro da cidade. 

A empresa Rossi & Zorzanello, de Gramado, foi premiada como destaque na categoria Produção de Eventos. os executivos Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, receberam a estatueta das mãos do ator da Rede Globo Adriano Toloza. 

Com 28 anos de atuação, a empresa Rossi & Zorzanello foi fundada pelas empresárias gramadenses Marta Rossi e Silvia Zorzanello (in memoriam). 

São 28 anos de expertise na criação, organização e realização de eventos. 

A empresa é a detentora das marcas Chocofest, FESTURIS - Festival internacional de Turismo, Acorde Musical e, além destes, organiza eventos terceirizados como feiras, congressos e palestras. 

Em 2016, a Rossi & Zorzanello organizou grandes eventos terceirizados como o ENEF - Encontro de Empresas Familiares - e o Aluno Nota 10. 

Em novembro, acontecerá o FESTURIS GRAMADO - A Feira Internacional de Turismo na sua 28ª edição, de 3 a 6 de novembro, em Gramado, no Serra Park. 

O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.festurisgramado.com.



Porcão BH

Porcão BH inovando nas realizações dos eventos.
Restaurantes que nunca cederam o espaço para realizar festas de casamentos estão mudando seus conceitos e abrindo as portas a esse tipo de evento.

Casais que nunca pensaram em se casar em um restaurante também estão pensando na ideia e escolhendo a opção como uma forma mais econômica e prática de realizar seu grande sonho e, claro, de surpreender os convidados. 

Mesmo com o Grupo Meet atuando no segmento de casamentos e eventos sociais há anos, o presidente Fernando Júnior ainda não tinha disponibilizado o Porcão BH como mais uma opção para os noivos. 

O que já ocorreu foi um determinado evento utilizar todos os salões do prédio, inclusive o restaurante, em função do grande número de convidados. 

“O restaurante é uma excelente escolha para os casais. Já tem uma decoração refinada, a melhor vista da cidade, um cardápio variado e de muita qualidade. Então, se alguém quiser realizar a cerimônia com o buffet do Porcão BH, esta passou a ser uma opção diferente e inovadora para os noivos exigentes”, afirma Fernando Júnior, presidente do Grupo Meet.

As vantagens são muitas na escolha da comemoração num restaurante. Além de gastar pouco com decoração, os casais ficam livres do custo de locação do espaço e têm a tranquilidade de contratar um local com estrutura de atendimento, garçons, serviços diversos, cardápio, entre outros pontos importantes de uma festa.

Fernando Junior abrindo novos espaços para eventos na capital mineira

“É um estilo diferente, tendência no segmento, principalmente, para quem tem uma lista de até 200 convidados”, comenta Fernando Júnior. 

Restaurantes como 68 La Pizzeria, Graciliano e Bistrô 9 também oferecem o espaço do restaurante para eventos.



Inovação nos Hotéis Allia

Allia Gran Brasília Suítes 

O setor hoteleiro passou por dezenas de transformações com a era da internet e tem se adaptado a estas mudanças, com o objetivo de levar maior comodidade a seus hóspedes. 

Empreendimentos que oferecem serviços no ambiente digital, que facilitam a vida dos seus clientes, antes e durante a hospedagem, estão à frente da concorrência. 

Na Allia Hotels, alguns empreendimentos já oferecem atendimentos via Whatsapp que, segundo pesquisas recentes, é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros e é notório que tem ganhado cada vez mais importância no meio empresarial. 

“A iniciativa foi adotada com o objetivo de desburocratizar alguns processos e facilitar a vida do cliente. Por meio dele, podem ser feitas reservas, tirar dúvidas de algum serviço, buscar dicas de passeios, enviar comprovantes de depósitos bancários e solicitar disponibilidade de apartamentos e de salas de eventos”, explica o diretor de Marketing da Allia Hotels, Luiz Fantin.

Entre os hotéis que já disponibilizam a interação via WhatsApp estão o Bristol Alameda Vitória, Bristol Diamond Suítes, Bristol La Residence e Bristol Praia do Canto, todos localizados em Vitória/ES. 

Em Brasília/DF, o Allia Gran Brasília Suítes também aderiu à nova tecnologia e, segundo a gerente do empreendimento, Monique Fortes, os hóspedes têm aprovado este canal. 

“Com a evolução da tecnologia, mudam-se os hábitos para obter informações e o acesso pelo smartphone é crucial. Este novo serviço, acompanha uma importante tendência de mercado”, ressalta. 

Outra novidade no Allia Gran é a implementação do Smart Check-in. Com a nova ferramenta, o cliente consegue fazer um pré check-in antes de sua chegada, através de um link por e-mail que direciona para o site da Allia Hotels, assim como acontece com as companhias aéreas. 

Entre as vantagens de utilizar a tecnologia estão: garantia de estada, possibilidade de alterar a reserva, check-in realizado em menos de três minutos e o hóspede ainda pode obter um up-grade na categoria do apartamento com apenas um clique. 

Atualmente, a rede conta com 38 hotéis operando em 17 cidades brasileiras, localizadas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Maranhão e Rio de Janeiro. 

São mais de quatro mil apartamentos distribuídos pelos hotéis do grupo. Até final de 2019, o portfólio da Allia deve saltar para mais de 110 empreendimentos em operação, atuando também em cerca de 60 destinos Brasil afora, com investimentos previstos da ordem de R$ 1,3 bilhão. 

_________________________________________________________________________

sergio51moreira@bol.com.br