segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Apesar da crise que o Brasil enfrenta, o FESTURIS, Feira Internacional de Turismo de Gramado terminou neste sábado com um resultado que mostra a força do Turismo no Brasil, apesar de tão mal trabalhado pelo poder público brasileiro. As negociações realizadas entre os mais de 8.000 compradores de segmento no certame, que contou com a participação de cerca de 16 mil profissionais de turismo do Brasil e de diversos países, deverão gerar negócios no valor de mais de R$ 253 milhões, contra os cerca de R$ 205 milhões, 18% a mais do que em 2015.

Os diretores do FESTURIS, Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e seu filho Marcus Vinícius, se divertem tirando uma self, à guiza de comemoração do sucesso absoluto da Feira de Turismo que organizam

De terno preto e crachá, o jornalista Flávio Prestes
foi incansável no atendimento à Imprensa.
A 28ª Feira Internacional de Turismo - FESTURIS, de Gramado, que se encerrou neste sábado, deve injetar em negócios no trade mais de R$ 253 milhões, gerados dos contatos realizados entre os cerca de 16 mil profissionais de turismo, entre os quais 8.031 compradores nacionais e internacionais.


O FESTURIS registrou este ano mais 58% de credenciais de participantes, em relação a 2015, e o número de agendamentos para a realização de contatos de negócios entre compradores e vendedores foi de 1.350.

Marta Rossi agradeceu a presença dos cerca 40 jornalistas presentes à coletiva

Durante a coletiva de Imprensa em que Marta Rossi, Marcus Vinícius Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores do FESTURIS, divulgaram esses dados, foi revelado o perfil dos participantes da Feira, resultado de uma pesquisa realizada pelos alunos do curso de Turismo da FACART. 

Prof. Max, coordenador do curso de Turismo
A maioria foi de profissionais jovens entre 35 e 42 anos, dos quais 63% eram mulheres com nível superior e pós-graduação, 64% dos profissionais presentes tinham poder para executar negócios,  17% eram operadoras ou agências de viagens e 46% funcionários ou executivos de empresas.


A feira de Gramado aconteceu no pavilhão Serra Park, com 17 mil m2, onde estiveram 2.500 expositores em 400 estandes, dados que ratificam o sucesso do FESTURIS,que se firma definitivamente como a mais rentável e eficaz feira de negócios de turismo da América Latina.


Eduardo Zorzanello falou sobre a experiência da inclusão na feira do Espaço Luxury, que considerou um sucesso e anunciou sua ampliação na 29ª edição do FESTURIS, que acontecerá de 9 a 12 de Novembro de 2017.

O 1º Embaixador do FESTURIS, Crisóstomo entre Marcus, Marta e Eduardo

Outra iniciativa implantada foi o Projeto Embaixadores FESTURIS com que a organização pretende aproximar os profissionais de turismo da feira e incentivá-los a sensibilizarem integrantes do trade do Rio Grande do Sul a participarem do evento.
Dos 90 embaixadores credenciados, foi eleito Embaixador Honorário do FESTURIS, Rafael Crisóstomo. 


No próximo ano, Marcus Rossi anunciou que o trabalho dos Embaixadores será estendido aos Estados de Santa Catarina e Paraná, podendo chegar a mais de 500 agentes.

Marcus Rossi (esq.) e Marta Rossi com os representantes do Governo da Tunísia que garantiu a presença na feira em 2017
Outra conquista obtida por Marta Rossi foi a garantia de que o governo da Tunísia participará com um estande da feira em 2017. Esta será a primeira vez que esse país asiático investirá no turismo, no Brasil, além dos países da América Latina.


Da coletiva de Imprensa participaram além de Marta Rossi, Marcus Viníssius Rossi e Eduardo Zorzanello, o presidente da ABAV-RS, João Machado, a secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volpi, e o professor Max, coordenador do Curso de Turismo da FACART.

O plantio de uma árvore, por Marta e Marcus Rossi, à semelhança do ano passado, marcou o encerramento do 28º FESTURIS.

Na feira não podia faltar a presença da mortadela do Michelão, presidente do Sindetur nacional, que este ano foi ajudado pelo filho Alexandre Tuma.