sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O compromisso de o Ministério do Turismo e a Embratur divulgarem os destinos turísticos brasileiros no exterior - trabalho que apesar de ser de sua competência, o governo federal não vem fazendo -, foi anunciado, na noite desta quinta-feira, durante a solenidade de abertura do FESTURIS, em Gramado, pelo ministro da pasta Marx Beltrão. Ele revelou ainda que na próxima semana, começarão da estrada entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul e acenou com a possibilidade de a Região das Hortências vir a ganhar um aeroporto. Marta Rossi, diretora do FESTURIS, aplaudiu o "sinal verde" do Planalto de isenção de vistos de turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão

O auditório do Palácio dos Festivais ficou completamente cheio na solenidade de Abertura do Festuris.

Gramado (RS)
- Com a presença de centenas de profissionais do trade, executivos e autoridades representando o Brasil e o exterior, ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 3, a Solenidade de Abertura do 28º FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo. 


Os diretores da Rossi & Zorzanello, empresa que concebeu e organiza o evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi recepcionaram os convidados no Palácio dos Festivais. 

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, veio a Gramado para a cerimônia e foi recepcionado pelos diretores. 

Eduardo Zorzanello, ministro do Turismo, Beltrão, Marta Rossi e Marcus Vinicius 

Em seu discurso, Marta Rossi, destacou que, “damos início à mais eficiente e eficaz feira de negócios turísticos da América do Sul. O FESTURIS é hoje uma marca que não é só marketing, mas conceito, conteúdo e negócios”, salientou.

Marta salientou ainda as boas novas para a indústria turística. “O sinal verde dado pelo Palácio do Planalto na isenção de vistos para os visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, nos alegra. Ministro Marx, desejamos sinceramente que esta e outras tantas notícias de reconstrução do setor possam chegar ao mercado durante a sua gestão”, solicitou a executiva.

A cerimônia foi marcada pela importante presença de presidentes de associações e de entidades, políticos e representantes de destinos internacionais e executivos das principais empresas do ramo turístico da América do Sul.


Marx Beltrão destaca ações do Turismo, interdição da BR 116 e o exemplo do FESTURIS

O ministro do Turismo, Marx Beltrão falou aos presentes e destacou a importância da Região das Hortênsias ser usada como espelho pelo restante do País. 

Destacou a iniciativa do Governo Federal de isentar os vistos para os visitantes, e também a importância de ser implantado um aeroporto na região.

Ele destacou a busca pela solução da interdição da BR 116, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. 

“Os deputados gaúchos se uniram, foram até o Ministério dos Transportes e chegaram ao presidente Michel Temer que, prontamente, determinou que sua equipe trabalhe para que se execute o conserto da estrada, que vai começar já na próxima semana”, anunciou.

“Quero destacar que o Ministério do Turismo e a Embratur estão unidos, de mãos dadas para trabalhar melhor na divulgação dos destinos turísticos do nosso País pelo mundo afora”, destacou o ministro.

“O Ministério do Turismo sempre estará de portas abertas para receber a todos. Estou feliz por estar aqui em Gramado neste importante exemplo a ser multiplicado pelo Brasil. O sucesso não acontece por acaso, se hoje Gramado serve de modelo é porque soube fazer o dever de casa. Os mais de 6 milhões de visitantes recebidos por ano são fruto do esforço, da competência, e de uma política acertada que privilegia o Turismo”, completou Marx Beltrão.

Ele destacou ainda a longevidade do FESTURIS. “Um evento, que num país como o Brasil, que sofre com a descontinuidade de programas e ações, chega à sua 28ª edição merece respeito. O FESTURIS se consolida ano a ano como um importante ícone do calendário turístico da América do Sul. Isso porque os organizadores estão atentos às tendências e conseguem mobilizar grupos empresariais”, disse.


Congresso e feira iniciam nesta sextaCom expectativa recorde de participação de profissionais de Turismo do Brasil e do exterior, o FESTURIS se divide entre o Congresso, que acontece, de manhã, no Palácio dos Festivais, e a Feira de Negócios, que ocorre à tarde, a partir das 14 horas, no Serra Park, ambos nos dias 4 e 5 de novembro.

No Congresso, que tem o apoio institucional do Senac RS e entrada franca, o foco é a oferta de conhecimento e apresentação de temas fundamentais para a retomada do setor como Integração Entre Fronteiras, Legalização dos Jogos e Jogos Olímpicos 2016.

A Feira ocupa 22 mil metros quadrados, no Serra Park, em Gramado, e é considerada pelo trade o mais rentável certame de negócios turísticos da América Latina, sendo o segundo maior em tamanho.

Nesta edição, a feira estará dividida em espaços como LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).