segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Brasil sofre de um mal que impede, por ignorância e falta de vontade política e interesse, dos gestores federais, estaduais e municipais, que o Turismo seja um dos fortes meios de receita e trabalho no País. Mas, há exceções que mostram que esses políticos estão errados. Gramado é uma cidade que vive estritamente do Turismo, onde segurança pública é um dos seus pontos altos, o desemprego não existe. A bela cidade gaúcha tem cerca de 200 hotéis e pousadas e recebeu no ano passado 6,5 milhões de visitantes, mais do que o número de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil, anualmente, e até Janeiro vive sua mais forte festa: o NATAL LUZ




Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Gramado, na serra gaúcha, localizada na bela Região das Hortênsias, foi invadida, neste fim de semana, por milhares de profissionais de turismo brasileiros e de diversos países dos quatro cantos do mundo que participaram do 28º Congresso e Feira Internacional de Turismo - FESTURIS, que se juntaram aos turistas que habitualmente visitam a cidade.


Dois fatos me chamaram a atenção tanto no FESTURIS quando nos diversos eventos que aconteceram no fim de semana e nos pontos turísticos: a organização perfeita, a pontualidade no início dos espetáculos, o apoio logístico e a segurança - em toda a cidade. 



Gramado é de fato uma cidade tranquila, segura. Conversei com diversos jornalistas que cobriram o FESTURIS e, eu próprio, testei essa inusitada situação caminhando pelas ruas de dia e de noite.



Quem imaginar que essa segurança se deve à presença ostensiva de polícia nas ruas, engana-se redondamente. 


Os policiais da Brigada Militar - nome da PM no Rio Grande do Sul - e os agentes da Guarda Municipal são vistos na organização do trânsito, junto aos locais de de realização eventos.



Essa ausência de policiais não impede que os motoristas parem sempre que algum pedestre pretenda atravessar a rua. Em Gramado, os pedestres são respeitados pelos motoristas, mesmo sem a vigilância policial. 



A bela cidade incrustada nas verdes montanhas gaúchas, tem apenas 35 mil habitantes, mas, em 2015, recebeu 6,5 milhões de turistas - número mais elevado que a quantidade de visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil -, graças aos cerca de 300 eventos anuais, entre eles, o Festival Internacional de Cinema e a Feira Internacional de Turismo, de que este ano participaram cerca de 20 mil pessoas, neste fim de semana, de 3 a 6 de novembro.


Natal Luz
Em ritmo natalino, a cidade vive, de 28 de Outubro a 16 de Janeiro, sua mais importante festa, o Natal Luz, que atrai a Gramado muitos milhares de visitantes.


A cidade se transforma num Sonho de Natal, graças à belíssima iluminação e o bonito conjunto arquitetônico, essencialmente germânico, que oferece a seus visitantes muita diversão para adultos e principalmente  criançada concretiza, torna real o sonho natalino.


A Avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade, onde se localiza a agitada Rua Coberta, repleta de lojas e restaurantes - cujas cadeiras são luxuosamente cobertas de pele de ovelha -, a Igreja Matriz e o Palácio dos Festivais, onde é encenada uma peça sobre o Natal e onde acontece o Show de Acendimento das luzes do Natal e o Cortejo do Natal Luz.


No Lago Joaquina Rita Bier é encenada a peça "Eu Sou Maria", em meio a um show de luzes e fogos de artifício, assistida, por seis mil pessoas.


Na Expo Gramado, com capacidade para 2,5 mil espectadores, outro belíssimo espetáculo arrebata a criançada que vive intensamente seu Sonho de Natal assistindo a peça "Natal pelo Mundo".



Ainda há atrações muito interessantes e imperdíveis, como o Mini Mundo, uma cidade em miniatura que mescla réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo, ricas em detalhes e únicas, baseadas em seus respectivos projetos originais.
Fonte de chocolate.

A cidade, onde se produz um dos melhores chocolates do País, tem uma gastronomia diversa com bons e confortáveis restaurantes e bares, onde se come bem, e conta com cerca de 200 hotéis e pousadas. Gramado te espera, leitor.