quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Tiradentes e Camanducaia chegam ao topo do ranking do turismo nacional. As duas cidades mineiras atingiram a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo governo federal. Monte Verde encanta os turistas pela gastronomia, clima e esportes radicais


 Coluna
Minas Turismo Gerais

Jornalista Sérgio Moreira

Tiradentes e Camanducaia chegam ao 
topo do ranking do turismo nacional

Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes

Tiradentes e Camanducaia (onde fica o distrito de Monte Verde) atingiram o topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do Ministério do Turismo, que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro.

O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, bem como dos estabelecimentos formais de hospedagem, e o aumento do fluxo turístico doméstico e internacional, foram determinantes para que os municípios subissem da categoria B, em 2015, para a categoria A.

Em meio à Serra da Mantiqueira, Monte Verde é destino certo para quem busca baixas temperaturas e muitas opções de gastronomia. 

Já Tiradentes atrai visitantes durante todo o ano que encontram, na cidade de calçamento de pedra, importantes episódios da história do Brasil, gastronomia impecável e vasta agenda cultural, como os festivais de cinema e de gastronomia.

“Esse resultado mostra que a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) está trabalhando, por meio do diálogo, com os circuitos turísticos para fortalecer o setor em Minas Gerais”, afirma o secretário adjunto de Turismo, Gustavo Arrais.

Minas Gerais conta com 555 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, classificadas da seguinte maneira: A (03), B (18), C (80), D (348) e E (106). 

Além disso, no cenário estadual, Minas Gerais também comemora um crescimento. Em 2016, Minas Gerais possuía 457 municípios regionalizados e em 2017, o número subiu para 601.

“Não mediremos esforços para que, em breve, esse número cresça ainda mais. O objetivo da Setur é transformar Minas Gerais no maior polo turístico do Brasil”, garante Arrais.

Categorização
A partir de quatro variáveis de desempenho econômico - número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – os municípios foram divididos por letras, que vão de ‘A’ a ‘E’. De acordo com a nova classificação, houve crescimento da atuação do turismo em 358 municípios brasileiros.

Além disso, 189 cidades subiram da categoria ‘E’ para ‘D’, tornando-as aptas a receber recursos federais para promoção de eventos, por exemplo. Isso porque, segundo portaria 39/2017 do Ministério do Turismo, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

Na foto: Embaixador da Jordânia, Sr. Malek Twal e sua esposa Hoda Twal, Vania Oliveira e Eduardo Zorzanello (FESTURIS) e o embaixador da Costa do Marfim, Sr. Sylvestre Kassi e sua esposa Adeline Kassi.

FESTURIS: Embaixadores da Jordânia e Costa do Marfim visitam Gramado e CanelaUma comitiva com o embaixador da Jordânia, sr. Malek Twal e sua esposa, sra. Hoda Twal e o embaixador da Costa do Marfim, sr. Sylvestre Kassi e sua esposa sra. Adeline Kassi, visitaram a Região das Hortênsias.

Um encontro ocorreu domingo, em um café da manhã na Estalagem La Hacienda, entre os visitantes e o diretor da Rossi & Zorzanello, Eduardo Zorzanello. 

Na pauta, a 30ª edição do FESTURIS, evento que proporciona a aproximação do mercado internacional, com o sul do Brasil e América Latina.

“O FESTURIS é uma grande ferramenta e plataforma de negócios entre o mercado internacional, a nossa região e todo o sul do país. A vinda dos embaixadores até Gramado e Canela é uma oportunidade para prospecção de projetos futuros”, ressalta Eduardo Zorzanello.

Costa do Marfim e Jordânia estão sendo prospectados para o FESTURIS 2018. O evento ocorre de 08 a 11 de novembro de 2018 em Gramado. Informações no site: www.festurisgramado.com.

MG tem novo secretário de Turismo
O novo secretário de Estado de Turismo de MG, Gustavo Arrais vem se reunindo com o setor turístico para novos projetos para o turismo mineiro. 

Gustavo Arrais é empresário do setor hoteleiro, 
em Monte Verde, no sul do estado