quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Exposição no Metrô/SP destaca o transporte a pé. Começa dia 8 de março, a mostra “A Pé Também é Transporte”, no metrô de SP


Exposição do Instituto Corrida Amiga "A Pé Também é Transporte", no metrô de São Paulo, vai divulgar e fomentar o mais inclusivo meio de transporte: nossos próprios pés. 

Os textos, de autoria do instituto, ilustrados pelas imagens do fotógrafo Hugo Peroni, apresentam um olhar contundente e artístico sobre a cidade de São Paulo e seus caminhantes. 

A fim de quebrar paradigmas e mitos, destacar a potência em mover-se a pé e principalmente enaltecer todas suas qualidades e benefícios, desde a melhoria na qualidade de vida com a inserção de atividade física (caminhada/corrida) em nossas rotinas até a possibilidade de, ao deixarmos os carros em casa, economizarmos dinheiro, otimizarmos tempo, evitamos as emissões de poluentes e melhorarmos a qualidade do ar. 

O material também contempla a inter/multimodalidade, com ênfase no transporte público coletivo, no qual a caminhada se combina com metrô, ônibus ou trem. 

A exposição que se inicia em março estará em três estações de metrô com intenso movimento de pessoas: Sé (março), Paraíso (abril) e Santana (maio).

Magnitude
“Dados da mais recente pesquisa origem-destino do Metrô/SP, atestam que cerca de 33% dos deslocamentos diários são feitos exclusivamente a pé na RMSP. 

Considerando o modo a pé mais o transporte público coletivo, essa estatística é ainda mais representativa, superando os 60% dos deslocamentos diários”, pontua Silvia Stuchi do Instituto Corrida Amiga. 

A exposição mostra a importância vital do modo a pé na metrópole e, portanto, a necessidade de valorizá-lo, com melhores calçadas, sinalização adequada e pontos de apoio e descanso para os pedestres.

Poesia caminhante
Cada uma das 19 fotos da exposição evidencia a magia do andar a pé, sua importância para as pessoas, para a cidade e para o planeta. Por outro lado, as imagens carregam toda a poética do caminhar e retratam o pedestre como agente vivo de uma cidade pulsante, de uma cidade para pessoas. 

As imagens são um convite a navegar com os pés por São Paulo, como se a própria cidade nos dissesse: “Pega, a cidade é toda sua. Siga em frente e aproveite-a”, afirma o fotógrafo Hugo Peroni.

Ações Corrida Amiga
Além da exposição, que ocorrerá nas estações de metrô, o Instituto Corrida Amiga realizará caminhadas com escolas públicas e organizações parceiras a fim de promover na prática o conteúdo presente nas fotos e textos. 

Escolas e outras instituições interessadas em participar podem fazer contato com Silvia Stuchi, pelo tel. (11) 94155-5993. Saiba mais sobre a organização e agenda em www.corridaamiga.org.

Serviço:
Exposição: "A Pé Também é Transporte"
Data: março a maio
Locais: estações do metrô de São Paulo
Sé (março)
Paraíso (abril)
Santana (maio)
Organização: Instituto Corrida Amiga
Fotógrafo: Hugo Peroni
Apoio: Instituto Clima e Sociedade
Divulgação: Mobilize Brasil