segunda-feira, 4 de junho de 2018

Visitar a Grécia é de fato uma valiosa lição de história. Atenas é uma galeria de arte a céu aberto e uma cidade alegre, moderna, muito segura em que se anda tranquilamente a qualquer hora. A Grécia Antiga e a Moderna proporciona aos turistas belos momentos. Assista vídeo da troca da guarda



Texto e fotos: Arnaldo Moreira

O segundo dia em Atenas foi, como o anterior, muito produtivo e contribuiu para manter a forma física com a derretimento de centenas de calorias (espero), de tanto caminhar para os pontos turísticos. O primeiro, já perto do meio dia, foi Ágora de Atenas. 



Ao contrário de outros locais, Ágora localiza-se num dos pontos mais baixos a cidade e era ali que existiam mercados e feiras num dos lados e edifícios públicos do outro, cada um com uma representação sócio-política na cidade. Era uma grande praça, lugar de reuniões, encontros, e em um dos lados tinha mercados e feiras livres.



Ágora - que na verdade foi inicialmente um espaço definido por marcos de pedra, até que começaram a aparecer construções, edifícios públicos e de escritórios - possui hoje um edifício absolutamente preservado graças a uma doação da Fundação Rockfeller, em 1950, a Estoa de Átalo foi completa e fielmente restaurada.


O edifício de dois andares foi construído pelo Átalo II de Pérgamo em mármore pentélico e pedra calcária e atendeu às diversas ordens gregas, a dórica e jónica, no térreo e jónica e pergamenha, no 1º andar e mede 115 m x 20 de largura. 



É, de fato, um monumento sumptuoso.



Os corredores em ambos os andares são decorados com estátuas e outras peças grandes e a parte interna mantem uma rica exposição de pequenas peças, todas recuperadas nas escavações realizadas em Ágora. 





Outro edifício que é considerado o originalmente mais bem conservado do mundo é o Templo de Hefestos, que tem suas colunas intactas e boa parte do teto, isso graças à sua utilização como igreja cristã, no século V d.C. e a principal igreja ortodoxa em Atenas, no Império Otomano. 







Totalmente destruído durante a II Guerra Médica, em 480 a.C. ainda se podem ver os restos do edifício Tholos, sede dos pritanos, 50 conselheiros que presidiam la Boulé. No mandato de Arístoles, um terço desses conselheiros passavam a noite no edifício para garantir que houvesse magistrados disponíveis para atender às demandas.


Um monumento pouco divulgado pelo turismo de Atenas é o que serviu de prisão do filósofo Sócrates, nascido na cidade entre 460 e 470 a.C e falecido, aos 70 anos, um dos fundadores da filosofia ocidental.



Sócrates além de filósofo foi um dos generais na guerra de Peloponeso, mas acabou preso por desobedecer uma norma que impunha que todos os mortos na guerra fossem sepultados, mas Sócrates preferiu mandar todos os soldados de volta a Atenas.  Ao chegar a Atenas o general foi preso.
  

Porém, conseguiu livrar-se defendendo a tese de que se não houvesse sobreviventes ninguém poderia enterrar os mortos no campo de batalha. Ficou livre por mais 30 anos quando foi enviado, de novo, para o cárcere, agora, por não reconhecer as divindades impostas pelo estado e ainda acrescentar novos deuses, além de ser acusado de corromper a juventude com suas ideias.



Encarcerado numa caverna no monte de Filopappou, situado em frente a Acrópole, Sócrates foi sentenciado à morte. Conta a história que ao lhe entregar a taça com cianureto para ele beber, o carrasco chorou.

Biblioteca de Adriano





Este monumento foi criado no ano 132 d.C., no lado norte da Acrópole de Atenas, pelo imperador Adriano, no bom estilo arquitetônico do Fórum Romano. Em uma parte eram guardados os papiros e as demais eram usadas como salas de leitura. Em 267 d.C., o edifício foi seriamente danificado durante a invasão dos hérulos (povo germânico que invadiu o Império Romano do século III) e de 407 e 412 foi restaurada pelo prefeito Herculius, mas acabou esquecida muitos séculos e só em 1885 escavações trouxeram de volta as colunas do estilo coríntio, de oito metros de altura do monumento. 



No período bizantino no local foram construídas três igrejas.

Praça Monastiraki



Um lugar agitadíssimo de Atenas é a Praça Monastiraki, localizada no bairro (se assim se pode chamar) Plaka, onde há um mercado, restaurantes com bons preços, uma estação de metrô que, como em outras estações tem expostas relíquias de escavações, como vasos, pratos, entre outros objetos.



Plaza é uma região repleta de restaurantes, comércio de todo o tipo e onde se encontram de bons restaurantes a bares de todo o padrão, lojas de souvenires, de moda feminina e masculina.  



Nas ruas sempre cheias de gente há uma profusão enorme de idiomas, sotaques de turistas do mundo todo. Enfim, uma verdadeira festa.

Troca da guarda presidencial



Outra atração imperdível em Atenas é a troca da guarda presidencial composta pelos soldados Evzones, ou Tsoliades - a unidade de Infantaria de elite do Exército -, em frente ao Parlamento grego, onde está também o Monumento ao Soldado Desconhecido, na Praça Sintagma.



Os curiosos, a maioria esmagadora estrangeiros, se espremem no canteiro central da avenida e na lateral do Parlamento para assistir à troca da guarda, todos os domingos às 10h30, mais coreografada que já vi.


Entretanto, os soldados que estão nas guaritas brancas com telhado azul (as cores da bandeira da Grécia) no Parlamento, são um espetáculo diário muito interessante pela bela coreografia que executam. 

Assista o vídeo que mostra esse bailado dos Evzones. Para fazer parte dessa tropa de elite os militares não podem ter menos de 1,82 de altura.

Depois de alguns momentos totalmente imóveis caminham em movimentos lentos e cronometrados em sua farda que se chama fustanella composta de um kilt (saia), meias brancas altas justas, sapatos com uns pompons na ponta, uma boina vermelha e fuzil. É de fato um espetáculo digno de ser visto. 

Assista os vídeos
https://youtu.be/ftkbcKRJWYM

https://youtu.be/ftkbcKRJWYM