Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Com resultados excelentes para a cidade, estimados em R$
20 milhões, valor gasto em três dias pelos 15 mil participantes do evento (mais
1.000 do que em 2017), de 65 países, foi encerrado, neste sábado, no final da tarde, no Serra Park,
o 30º FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado.
O volume de negócios gerado na feira, segundo pesquisa realizada pela Universidade
Federal de Caxias do Sul junto aos estandes, buyers e suppliers, foi de R$ 300
milhões. A 31ª edição do FESTURIS acontecerá de 7 a 10 de Novembro de 2019.
Em entrevista exclusiva ao Blog, a CEO do FESTURIS, Marta Rossi, considerou, porém, possível a feira passar de dois para três dias, em 2020, atendendo a pedidos de diversas importantes empresas, buyers e suppliers.
Assista o vídeo da entrevista, clique no link:
Preparado durante o ano inteiro, o FESTURIS tem o apoio maciço da Imprensa de turismo que é abastecida pela Assessoria de Imprensa da empresa, capitaneada pelo jornalista Flávio Prestes. O evento teve a participação de 450 jornalistas e influenciadores digitais do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Espanha, Portugal e Estados Unidos.
O FESTURIS acontece na cidade considerada a capital do sucesso do turismo brasileiro, Gramado, de 35 mil habitantes - onde o desemprego é algo desconhecido, não há mendigos, nem moradores de rua - que recebe 6 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros - tanto quanto o Brasil inteiro recebe de turistas estrangeiros.
Na entrevista coletiva que encerrou o evento, onde foi apresentado o balanço do FESTURIS deste ano, a empresária gaúcha Marta Rossi, diretora da Rossi & Zorzanello, lembrou que esta foi a maior e mais rentável edição da Feira Internacional de Turismo e a com maior participação internacional.
Eduardo Zorzanello, diretor da empresa organizadora e promotora do certame atribuiu o sucesso da feira deste ano à repaginação e renovação dos conceitos porque o FESTURIS passou e a atividades introduzidas, sociais, como o campeonato de futebol FESTURIS, o casamento do Espaço Wedding, de um casal do Pará, o lançamento de diversos livros, e de negócios, como o Espaço Luxury.
Marcus Rossi, diretor da empresa organizadora, responsável pela informatização do evento, inaugurado há três anos, no 27º FESTURIS, falou da credibilidade das mídias sociais que contribuíram para o sucesso do certame, anunciou a realização, de 31 de julho a 2 de agosto de 2019, do próximo Encontro Summit.
O evento pretende evidenciar as mais inovadoras startups para um grande grupo de investidores interessados em como essa inovação pode impactar negócios e vidas. E ainda proporcionar a estes novos empreendedores a geração de um networking de qualidade, leads concretos e a possibilidade de ampliar seus projetos através da concretização de negócios. O Summit visa transformar Gramado e, por sua vez, a Serra Gaúcha em um território de inovação para o mercado brasileiro.
Metting Festuris
Outra importante atividade do certame foi o Metting Festuris realizado no Hotel Master Gramado. Ali, aconteceram as palestras em que foram debatidos importantes temas diretamente relacionados com o turismo, proferidas por especialistas das variadas áreas: Richard Alves, que falou sobre Destinos turísticos inteligentes: "Experiência Brasil: como preparar os destinos turísticos no século XXI no País", passando por Adriana Recuero Ustra que levou os participantes a "Uma viagem ao universo do chocolate brasileiro", exemplos pinçados entre os 16 palestrantes que abrilhantaram o FESTURIS.
Instalação
A solenidade de instalação aconteceu, como há 30 anos, no Palácio dos Festivais, palco de grandes eventos como o Festival de Cinema de Gramado, um dos mais importantes do mundo, a que compareceram mais de mil de pessoas.
No palco, autoridades ao redor da CEO do FESTURIS, Marta Rossi, a estrela da festa, admirada, respeitada e ovacionada não apenas pelo trabalho a que se dedicou, ajudar a tornar Gramado o mais significativo destino turístico nacional, que comparo à Disney brasileira, com um toque bávaro da arquitetura alemã, mas pela simpatia e sentimento humanístico. A seu lado, Eduardo Zorzanello, filho da amiga e sócia, Sylvia, prematuramente falecida, diretor da empresa, e Marcus Rossi, seu filho.
No palco, autoridades ao redor da CEO do FESTURIS, Marta Rossi, a estrela da festa, admirada, respeitada e ovacionada não apenas pelo trabalho a que se dedicou, ajudar a tornar Gramado o mais significativo destino turístico nacional, que comparo à Disney brasileira, com um toque bávaro da arquitetura alemã, mas pela simpatia e sentimento humanístico. A seu lado, Eduardo Zorzanello, filho da amiga e sócia, Sylvia, prematuramente falecida, diretor da empresa, e Marcus Rossi, seu filho.
A cerimônia contou com a presença do ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, da ministra do Turismo do Uruguai, Lilian Kichichian, de deputados, empresários de diversos setores da indústria do turismo, secretários de Turismo de estados, embaixadores de vários países e jornalistas de todo o País e do exterior.
Diversas autoridades e empresários foram homenageados com o troféu "30 anos do FESTURIS". Na ocasião, os diretores da empresa Rossi & Zorzanello receberam da Câmara de Vereadores de Gramado uma placa comemorativa dos 30 anos do FESTURIS, pelos relevantes serviços prestados à cidade.
No dia 1º de Agosto, Marta Rossi, Eduardo e Marcus receberam da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande Sul a Medalha da 54ª Legislatura, proposta pelo deputado Sérgio Turra.
Os diretores do FESTURIS foram ainda homenageados pela ABAV-RS e o SINDETUR-RS com um troféu no formato de um quero-quero, ave símbolo do Rio Grande do Sul, com a inscrição "Como o voo das aves, vocês chegaram lá".
Marta Rossi foi ainda homenageada pela Confraria dos Jornalistas de Turismo do Brasil com o troféu "Catavento de Prata", durante a entrevista coletiva de encerramento do FESTURIS 2018.
Espaço Influência
Uma das novidades desta edição do FESTURIS Gramado foi o Espaço Influência, com um estande dedicado aos influenciadores digitais e principalmente aos interessados nas novas formas e tecnologias da comunicação. O movimento foi intenso e contou com mais de 60 criadores de conteúdo online, que se conectaram com as empresas envolvidas na Feira.
O ambiente foi coordenado pelas jornalistas Andressa Griffante, da agência RSbloggers, e Anelise Zanoni, da plataforma TravelTerapia, e contou com programação própria. A programação contou com palestras e bate-papos exclusivos com convidados.
O ambiente foi coordenado pelas jornalistas Andressa Griffante, da agência RSbloggers, e Anelise Zanoni, da plataforma TravelTerapia, e contou com programação própria. A programação contou com palestras e bate-papos exclusivos com convidados.
O cronograma integrou conteúdos sobre 'Como inovar dentro do segmento de narrativas de viagem', com a editora de Viagem do jornal Estado de São Paulo, Adriana Moreira, e outros influenciadores digitais.