segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Sérgio Moreira na sua coluna Minas Turismo Gerais fala sobre o fechamento dos hotéis Othon, na Bahia, o 18º Encontro da Hotelaria e Gastronomia, em Tiradentes, e da 30ª edição do FESTURIS



Coluna 
Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira 
 







Othon anuncia fechamento de hotéis 


Belo Horizonte Othon Palace, inaugurado em 1978 


A rede Hotéis Othon anunciou o fechamento de dois hotéis em seu portfólio, o Bahia Othon Palace e o Belo Horizonte Othon Palace, a partir de 18 de novembro. A informação foi confirmada pela empresa, que não revelou mais detalhes.

Coincidindo com o encerramento das atividades nessas capitais, a companhia anunciou sua nova estrutura organizacional. Anna Christina de Andrade, até então gerente de Vendas Regional e Internacional, assume como geral corporativo de Vendas e Marketing

Há mais de dez anos na companhia, a profissional substitui Bruno Heleno, executivo que deixou seu cargo no último dia 5 de outubro. “Mais do que nunca, seguiremos cumprindo nossa missão que é encantar nossos clientes oferecendo serviços hoteleiros com excelência no atendimento e no produto”, declarou Anna.

A hoteleira também anuncia Jorge Chaves como novo gerente geral corporativo de Operações, preenchendo a posição deixada por Paulo Michel, ex-diretor de Hotelaria. “Conscientes da atual situação do País, continuamos acreditando na recuperação da economia e, certamente, a bandeira Othon continuará apostando no Turismo nacional”, complementou Chaves.


Othon Salvador, na praia de Ondina 


Acúmulo de prejuízos
O segundo trimestre do ano trouxe números negativos para a empresa. Os dados fechados mostram prejuízo líquido de R$ 18,5 milhões no período, alta de 40% em relação às perdas somadas de R$ 13,2 milhões nos mesmos três meses de 2017.

A receita líquida da companhia regrediu 3,19% de um ano para o outro, passando de R$ 24,4 milhões para R$ 23,6 milhões. Quando comparado com o último trimestre - R$ 36,4 milhões - esse item diminuiu 35%. 

No acumulado de 12 meses, entre o terceiro trimestre de 2017 e o segundo trimestre deste ano, o prejuízo líquido alcançou R$ 60,1 milhões, perdas 49,9% superiores aos R$ 40,1 milhões na soma dos quatro trimestres do ano interior. 

A receita líquida, portanto, subiu 0,55% entre o acumulado do último ano, de R$ 117,4 milhões, e o acumulado de 12 meses, de R$ 118 milhões.

Tiradentes recebe o 
18º Encontro da Hotelaria e Gastronomia 

Hotel Santíssimo, local do evento em Tiradentes 


Nos dias 7 e 8 de dezembro, em Tiradentes, Minas Gerais, ocorre o 18º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira – Edição Inconfidentes, evento que tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências nos principais polos hoteleiros de Minas Gerais.

Após oito anos de sucesso na capital, o encontro, organizado pela Mensagem e Imagem Consultoria e Eventos em parceria com o Circuito Turístico, apresentará a tradicional mostra de produtos e serviços para os meios de hospedagem, além de diversos cursos, palestras e oficinas para os trabalhadores e empresários do setor. 

A novidade deste ano será o Festival Gastronômico Hotel Gourmet com receitas especialmente elaboradas pelos chefs de alguns dos principais hotéis de Minas Gerais.

O encontro acontece das 9h às 20h, no Santíssimo Resort, em Tiradentes. Mais informações pelo e-mail contato@encontrohotel.com.br.


Marcos Valério Rocha, representante da FBHA e o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio 


15 mil profissionais de 
65 países participaram do FESTURIS 

Gramado, foi a capital do turismo mundial nos dias 7 a 9 de novembro com a realização da 30ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (FESTURIS). Pelo menos 15 mil profissionais de Turismo de 65 países passaram pelo evento que reuniu as principais marcas do setor no mundo turístico, o Festuris é considerado a plataforma de negócios mais efetiva do setor na América do Sul. Foram movimentados mais de R$ 300 milhões em negócios entre as empresas participantes, segundo a organização do evento, O impacto econômico em Gramado e região por conta dos participantes e da organização do evento é de R$ 20 milhões. 

Segundo a diretora do Festuris, Marta Rossi, "a nossa 30ª edição ficou para a história e já estamos projetando o futuro, com o lançamento do Espaço Wedding, para a edição de 2019, e a criação de novos espaços e a inovação estão entre as nossas marcas e isso mostra o nosso crescimento , tendo anunciado a edição 2019 do 31º Festuris acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro.

Na solenidade de abertura teve a presença do ministro do Turismo do Brasil, Vinícius Lummertz, alem da ministra do Turismo do Uruguai Lilian Kichichian, de deputados, empresários de diversos setores da indústria do turismo , dezenas de secretários de Turismo de estados brasileiros, embaixadores de países estrangeiros e mais de 350 jornalistas do Brasil e do exterior. O evento foi no Palácio dos Festivais, onde houve os parabéns pelos 30 anos do Festuris, com o tradicional parabéns cantado pelas pessoas no teatro.



Eduardo Zorzanello, Marta Rossi e Marcus Rossi, diretores do Festuris 


O evento teve o: Meeting FESTURIS, no Hotel Master Gramado, Feira de Negócios, no Serra Park, e mais de 200 ações paralelas espalhadas em Gramado e Canela pelos três dias.

Estados Unidos, Espanha, Portugal, Chile, Uruguai, Israel, Paraguai, Argentina, Colômbia, Egito, África do Sul, Costa do Marfim, Mônaco e Noruega foram alguns dos países expositores com estande próprio na Feira de Negócios.

Além dos 65 destinos internacionais, o evento teve todos os estados brasileiros representados, além das principais marcas e destinos turísticos do país. Foram 2.500 marcas e destinos em exposição, distribuídos em 25 mil metros de área construída, com lindos estandes e muitas atrações e brindes para o público.


Entidades e personalidades do turismo foram homenageados com o troféu "30 anos do Festuris" 


Um dos momentos marcantes do Festuris foi a realização de casamento de um casal do Pará, e em 2019 terá mais novidades nesta solenidade especial nupcial. 

Casal paraense casou durante FESTURIS, iniciativa inédita num evento de turismo

O evento é concebido e organizado pela Rossi & Zorzanello - Eventos e Empreendimentos, principal empresa com 30 anos, organizadora de eventos no Sul do país e detentora de marcas como Chocofest, Gramado Summit e Copa Internacional LGBT.



No encerramento do Festuris, a Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo, realizou a entrega do troféu Catavento de Prata pela 30ª edição do evento aos diretores do Festuris, em solenidade na sala de imprensa

_________________________________________________________________________
sergio51moreira@bol.com.br