sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Mundo a Vapor em Gramado, uma aula prática sobre a história da indústria no mundo.

 Quem vai a Gramado e não visita o Mundo a Vapor é como ir a Roma e não ver o Papa. O  empreendimento é um ícone do turismo gramadense que revive, em miniatura, a história da indústria. 

Na fachada do prédio, uma réplica reproduz a cena do acidente ferroviário registrado em Paris, na França, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada entrou na estação de Montparnasse sem freios, atravessando a parede e caindo de uma altura de 12 metros, permanecendo pendurada por um de seus 12 vagões.


MIniatura de uma central elétrica


Tudo começou na década de 20, quando os filhos de  Ernesto Urbani começaram a produzir artesanalmente na oficina mecânica do pai miniaturas das máquinas usadas na  na época criando um verdadeiro parque industrial que deu origem, em1991, ao Parque Temático Mundo a Vapor tornou-se real, apresentando máquinas em miniatura de proporções exatas, detalhes perfeitos e funcionamento mecânico completo. 


Miniatura de uma máquina de asfaltar em pleno funcionamento


Reprodução de uma fábrica de celulose 
Vídeo
Alfredo Scheffer, diretor de Operações do Mundo a Vapor, em entrevista ao Blog fala sobre a ferrovia que ligava Canela a Porto Alegre representada numa planta que mostra a região por onde passava a ferrovia.

Clique no link abaixo e assista o vídeo:
https://youtu.be/9iAts_4TVvE - 


A visita ao Mundo a Vapor é uma aula prática sobre  da a história da indústria no mundo.



− Atrações −