terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Caravanas Esportivas do Programa Petrobras Esporte & Cidadania capacitaram 1.500 instituições em 29 cidades

Cerca de 3 mil participantes de 1.500 instituições passaram pelas oficinas gratuitas da Seleção Pública 2011 do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, totalizando 29 cidades. Durante três meses as instituições receberam orientações nas Caravanas Esportivas presenciais para a elaboração de projetos que irão promover a inclusão social por meio de atividades esportivas para crianças e adolescentes, promovendo a igualdade de acesso aos interessados.  


A primeira cidade a receber a caravana foi Porto Velho, em Rondônia, em 30 de agosto, e a última localidade a sediar a oficina foi Macapá, no Amapá, em 6 de dezembro.  A Seleção Pública 2011 do Programa Petrobras Esporte & Cidadania irá destinar R$ 30 milhões, no período de dois anos, para projetos de esporte educacional, alinhados aos princípios de inclusão, educação integral, cidadania e diversidade. Para divulgar as caravanas, diversos atletas e ex-atletas percorreram as cidades, convidando as instituições a inscreverem seus projetos. Participaram deste roteiro esportistas de vôlei, como Ana Moser, Fofão, Ida, Leila e Jackie Silva, além de Marta Sobral, do basquete, a ginasta Larissa Barata e o velejador Ted Monteiro.

O sistema de inscrição de projetos do Ministério do Esporte estará liberado a partir de 1º de fevereiro e as inscrições para participar da Seleção Pública 2011 do Programa Petrobras Esporte & Cidadania poderão ser feitas gratuitamente até 1º de março de 2012. O modelo de formulário para inscrições está disponível no site da Seleção Pública (www.petrobras.com.br/ppec) e servirá de documento de apoio para a elaboração do projeto de acordo com a Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Para auxiliar as instituições a Caravana Esportiva Virtual continuará até o encerramento das inscrições: uma equipe de especialistas está à disposição no site da seleção pública para prestar esclarecimentos das 9h às 21h até 1° de março de 2012.

Seleção Pública - No dia 1º de agosto, a Petrobras lançou, no Rio de Janeiro, a Seleção Pública 2011 do Programa Petrobras Esporte & Cidadania. Serão investidos R$ 30 milhões, no período de dois anos, em projetos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte, alinhados aos princípios de inclusão, educação integral, cidadania e diversidade. A Seleção Pública de Projetos é uma iniciativa estratégica do Programa, que visa democratizar o acesso de organizações sociais, em todo o País, aos recursos da Petrobras no segmento de esporte educacional. Representa o maior investimento já realizado por uma empresa nesta área. A divulgação pública dos resultados do processo seletivo será feita até junho de 2012, pela imprensa e pela Internet, emwww.petrobras.com.br/ppec.

O Programa Petrobras Esporte & Cidadania - Em outubro de 2010, a Petrobras lançou o Programa Petrobras Esporte & Cidadania, uma das mais abrangentes iniciativas de apoio ao esporte do Brasil. O programa vai destinar, até 2014, recursos a quatro diferentes segmentos: Esporte de Rendimento - boxe, esgrima, remo, taekwondo e levantamento de peso -, Esporte Educacional, Esporte de Participação e Memória do Esporte. A iniciativa é uma parceria da Petrobras com o Ministério do Esporte.

O lançamento do Programa Petrobras Esporte & Cidadania consolida a posição da Companhia como grande incentivadora do esporte nacional, contribuindo para a formação de novas gerações de brasileiros que valorizem atributos como disciplina, ética e superação de desafios e, principalmente, para transformar o esporte numa ferramenta para promover a inserção social de Norte a Sul do País.