sexta-feira, 20 de novembro de 2015

TEATROS DE BELO HORIZONTE RESGATAM OS GRANDES SUCESSOS TEATRAIS APRESENTADOS DURANTE O ANO, A PREÇOS PROMOCIONAIS. NO RIO DE JANEIRO A COMPANHIA AÉREA, A FLYWAYS INICIA OS VOOS ENTRE AS CAPITAIS FLUMINENSE E MINEIRA E CIDADES DO INTERIOR DAS GERAIS



MINAS TURISMO GERAIS 

Jornalista Sérgio Moreira




42ª Campanha de Popularização 
do Teatro e Dança  

De 6 de janeiro a 6 de março, acontecerá em todos os teatros de Belo Horizonte, a maior Campanha de Teatro e Dança do País. 


Teatro Francisco Nunes, um dos palcos tradicionais de BH

São esperados 400 mil pessoas durante a campanha nos espaços culturais. A campanha resgata os grandes sucessos teatrais apresentados durante o ano, a preços promocionais. Estão previstos espetáculos em todos os teatros da cidade.

http://www.sinparc.com.br 

Telefone: 31 3272-7487 e 3201-4369


Flyways nova empresa aérea

A FLYWAYS é uma companhia carioca e irá operar com aeronaves turbo-hélices ATR-72-500. 

A princípio, serão duas bases: a principal, no aeroporto do Galeão – Rio de Janeiro e uma no aeroporto Pampulha, em Belo Horizonte.

Os destinos da FLYWAYS são compatíveis com a autonomia do ATR-72 (1h15min de voo).

Os primeiros voos serão entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas, no futuro, contará com outros destinos na região Sudeste e também para Brasília – DF.

A aprovação está na fase final de obter o Certificado de Operador Aéreo (COA) da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). 

A companhia área Flyways, fundada em 2014, e que já opera no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Uberaba e Ipatinga, pretende operar também em até 15 destinos no primeiro semestre do próximo ano. 

A Flyways já conta com 50 funcionários (entre profissionais em terra e tripulações) e a medida em que a empresa for crescendo mais aeronaves serão adquiridas e mais destinos estabelecidos.



O gerente-geral do Normandy Hotel, José Carlos Menezes, tem realizado vários pacotes de hospedagem para grupos, realizações de eventos, simpósios e seminários, além de promoções para finais de semana na capital mineira. http://www.normandyhotel.com.br/



15 anos da Copa Airlines



A gerente da Copa Airlines, Minas Gerais e Espírito Santo, Jacqueline Ledo, e gerente do Mercosul da empresa aérea, Diógenes Toloni, nas comemorações dos 15 anos da Copa Airlines

Fundada em 1947, a Copa Airlines começou operando voos domésticos no Panamá. No Brasil a atuação teve início há 15 anos em São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, atuando no Brasil desde 30 de julho de 2000. 

Com o tempo cresceu e aumentou a malha aérea por todo o continente americano. Hoje, opera sete capitais, conectando o país a mais de 70 destinos em 31 países nas Américas. Atualmente, é a companhia mais pontual da América Latina.

Para celebrar a data, foi lançado o Book Destinos Copa, uma produção literária que mostra a história da empresa desde a fundação através de fotos, ilustrações e textos citando os 74 destinos em 31 países para onde a Copa voa.

ONU destaca BH


Planta Cadastral do Arraial de Belo Horizonte, de 1894


Os documentos do Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital que deram origem à cidade de Belo Horizonte foram selecionados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para integrar o Programa Memória do Mundo (Memory of the World-MOW). 

Todos os registros documentais inseridos nesta lista passam a ter o status de Patrimônio da Humanidade, na categoria arquivística. 

A coleção está sob a guarda da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, preservada no Arquivo Público da Cidade, no Museu Histórico Abílio Barreto e no Arquivo Público Mineiro.

O Programa Memória do Mundo da UNESCO tem a finalidade de identificar os mais importantes documentos de registro da história mundial. 

Com o reconhecimento, eles passam a ter valor de patrimônio documental da humanidade. 

“Ao obter o título de patrimônio documental do mundo pela UNESCO, esse vasto e rico acervo da Comissão Construtora ganha outra dimensão, colocando Belo Horizonte na vanguarda da preservação da memória. O reconhecimento propiciará um mergulho mais profundo e amplo nas particularidades da cidade positivista que nasceu aqui, desenvolvendo-se rapidamente, mas que preserva sua memória e agora de forma mais ampla: para a humanidade”, comemora o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira. 

O Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital (CCNC) constitui o conjunto de documentos textuais, cartográficos e iconográficos gerados a partir das atividades técnicas e das rotinas administrativas da comissão responsável pela concepção, planejamento e construção de Belo Horizonte. O acervo data de 1890 até 1903. 

“Além da importância para a história de Minas Gerais e do Brasil, os documentos apresentam interesse para a história da ciência, pela adaptação de técnicas de planejamento e construção; para a história da arquitetura e do paisagismo, devido ao seu projeto urbanístico e paisagístico; e para a história da república brasileira, sobretudo no que se refere ao seu projeto simbólico e civilizacional de preceitos higienistas e racionalistas”, destaca o diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Yuri Mesquita. 

A relevância do Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital, de natureza arquivística para a história, cultura e sociedade brasileiras já tinha sido atestada neste ano, quando foi registrado como Patrimônio Municipal pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. 

“A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura, tem em sua política de salvaguarda do patrimônio cultural de Belo Horizonte a vertente de internacionalização de seus acervos, sejam eles materiais ou imateriais. Nesse sentido, foram iniciados dois processos de candidatura a Patrimônio Mundial pela UNESCO. O primeiro é o Conjunto Moderno da Pampulha, em pleno desenvolvimento, e o segundo, o Acervo da Comissão Construtora da Nova Capital”, completa Leônidas Oliveira.

Museu Histórico Abílio Barreto


A história de Belo Horizonte no Museu Abílio Barreto


Inaugurada em 1943, é a instituição que guarda parte significativa da história de Belo Horizonte. 

Sua função é recolher e preservar itens que contribuam para a compreensão da dinâmica sócio-histórica da cidade, reunindo um acervo múltiplo e revelador dos vários sentidos e trajetórias da capital e de seus cidadãos. 

Sua finalidade é tornar público o acesso aos bens culturais preservados, fomentando a participação dos cidadãos na construção da memória e do conhecimento sobre a cidade. Situado no bairro Cidade Jardim, seu conjunto arquitetônico compreende o casarão secular, sede da antiga Fazenda do Leitão, construída em 1883, e o moderno edifício-sede, inaugurado em dezembro de 1998, primeiro local originalmente concebido e edificado para abrigar um museu na capital. 

Na área externa, estão os abrigos para o bonde elétrico e a locomotiva a vapor, o palco ao ar livre e os jardins concebidos como local de educação e lazer. 

O Museu oferece aos visitantes exposições de longa, média e curta duração que retratam diferentes aspectos da história de Belo Horizonte, atividades de educação patrimonial relacionadas à proteção de bens culturais e à valorização de acervos sobre a história local e a memória social da cidade, além de intervenções museais fora de sua sede. 

Oferece ainda eventos de difusão cultural em seu palco ao ar livre e no auditório, reafirmando seu papel como lugar de disseminação e valorização da produção cultural local. 


O bonde que foi o transporte coletivo da capital mineira é atração no Museu Abílio Barreto

Informações: https://www.facebook.com/MuseuHistoricoAbilioBarreto.MHAB 





Para comemorar os 25 anos da Feijoada do Maranhão, as “Bodas de Prata” está marcada para o dia 27 de agosto, no Belo Horizonte Othon Palace
____________________________________
sergio51moreira@bol.com.br